Graças à inexorável marcha do tempo, mais uma temporada de Apex Legends vai chegando ao fim nas próximas semanas e, com isso, entramos novamente no processo de nos empolgarmos com todas as novidades e anúncios relacionados a temporada subsequente. E como um passe de mágica, no próximo dia 01 de novembro a décima quinta temporada do jogo, chamada de Eclipse, chegará.
À convite da Respawn Entertainment e da EA nós tivemos a oportunidade de participar de um evento de prévia detalhando tudo o que podemos esperar dessa nova temporada que será ancorada em duas grandes adições ao jogo: a já esperada nova Lenda, Catalyst, e o quinto mapa do Battle Royale do jogo, chamado de Broken Moon.
Enquanto nossas impressões e opiniões sobre Catalyst e como ela poderá impactar o jogo ficarão para um outro dia, hoje é dia de falar sobre Broken Moon, nos valendo tanto de tudo aquilo que pudemos observar e pensar sobre o promissor novo mapa, mas também com as informações obtidas através de uma entrevista exclusiva que tivemos com a equipe do jogo para falar sobre ele.
Há uma vibe completamente distinta sobre Broken Moon em comparação à quando Zona de Tormenta chegou juntamente com a temporada “Fuga”. Enquanto o mapa adicionado no ano passado ao jogo tinha um foco muito maior em seus elementos PvE e um visual mais voltado para uma floresta tropical com direito a praias e alguns pequenos trechos montanhosos, Broken Moon segue outro rumo.
Situado na Lua reconstruída de Boreas, planeta natal do Seer e que foi destruído durante o seu nascimento, realizando a profecia do nascimento dele, o visual que temos aqui é um considerável misto entre a cultura das pessoas que passaram a morar e trabalhar ali e um complexo industrial de ponta. Para quem viu o mapa Encore do modo Arenas, poderá ter uma certa noção, já que os princípios de afrofuturismo estão presentes em ambos.
Isso dá uma dinâmica bem distinta e contrastante entre os diferentes prédios e Pontos de Interesse do jogo, com o objetivo também de tornar o mapa mais variado e menos cansativo após longas horas de gameplay, especialmente para quem pretende jogar partidas ranqueadas.
Embora o mapa chegue como o segundo maior dentro da atual rotação de cinco disponíveis no jogo (levemente superior a Confins do Mundo, mas menor do que Zona de Tormenta), isso não promete ser um grande problema para os jogadores. A Respawn segue com sua filosofia de tentar dar mais espaço aos jogadores, ancorado aqui em dois pontos principais: Pontos de Interesse mais largos e uma nova mecânica de movimentação chamada de Zip Rails.
Com os PdIs maiores, a intenção é evitar que os jogadores já caiam tendo que brigar em áreas contestadas, muitas vezes sem tempo até de conseguir uma arma (pense no pior de Fragmentos). Esses novos PdIs vão permitir às equipes caírem em espaços mais amplos, se equiparem já que eles também terão mais loot) e então partir pra briga de forma mais consciente ou, caso não se sintam confortáveis, procurar uma de fugir sem se verem forçadas a estarem em constante batalha.
Não espere, no entanto, que o mapa seja composto só de áreas vastas com muito loot, já que Broken Moon ainda contará com Pontos de Interesse menores. Algo a se pensar, como nos foi dito em entrevista, é ele deve funcionar de maneira similar à reconstrução do Desfiladeiro do Rei visto na temporada “Caça”, em que houve um considerável foco em melhorar regiões mais nas extremidades do mapa e afunilar as rotações dos jogadores por áreas menores, mantendo o ritmo de movimentação e combate mais equilibrados. Afinal, um dos pontos mais complicados do jogo é passar partidas inteiras sem entrar em combate com outras equipes ou simplesmente cair já lutando (e morrendo).
Já os Zip Rails são bem similares ao seu “primo”, as ziplines já tão conhecidas do jogo. A principal diferença fica pelo fato delas serem áreas fixas espalhadas pelo mapa de forma em que elas não seguem apenas em linha reta, mas fazendo também diferentes curvas e dando aos jogadores mais uma opção para se mover rapidamente pelo mapa durante suas rotações.
Um dos principais pontos que informaram essa decisão foi a ideia de dar aos jogadores a opção de explorar diferentes Pontos de Interesse ao redor do mapa, podendo se mover rapidamente de um para outro ainda em tempo de fazer uma rotação mais em direção ao centro antes do primeiro círculo começar a fechar. Eles serão também uma importante ferramenta de fuga ou para chegar como third-party em combates, ainda que eles façam bastante barulho ao serem usados, dando aos jogadores a importante decisão de como melhor utilizá-las.
Aliás, é importante lembrar que a nova temporada trará também o tão aguardado sistema de presentes do jogo, te permitindo dar aos seus amigos qualquer item disponível na loja in-game, e adesivos que poderão ser colados em seus itens de cura. Além disso, a equipe deu sérios indícios de que o tão popular modo de tempo limitado Expresso Invernal retornará reimaginado no final deste ano, então a temporada tem tudo para ser um enorme sucesso.
Por tudo que pudemos ver de Broken Moon, é possível perceber que se trata de um mapa imensamente promissor e rico, finalmente expandindo mais a lore de um dos personagens que mais vem crescendo em popularidade.
Ele trará algumas mudanças bem interessantes, especialmente por suas áreas mais espaçosas, algo muito bem-vindo visto que, segundo a equipe, eles vinham trabalhando no mapa já há um ano e meio. Embora não seja possível pular em gravidade zero, é inegável que estou bastante ansioso para usar os zips para conhecer cada mínimo detalhe desse empolgante novo mapa.