A nova temporada de Apex Legends, intitulada “Confronto”, está chegando para agitar os Campos de Batalha com uma série de novidades que prometem intensificar a ação e refinar a experiência de jogo. Com lançamento global marcado para terça-feira, 5 de agosto. Considerando o quanto o jogo mudou desde que eu comecei a jogá-lo quase 20 temporadas atrás ou até mesmo quando se volta para a versão original, lá da temporada zero seis anos atrás, é um desafio e tanto. Felizmente, já tivemos um vislumbre do que está por vir, e as primeiras impressões são de um jogo mais dinâmico, estratégico e com foco na diversão imediata.
A grande estrela de Apex Legends: Confronto é o novo Modo Wildcard, uma experiência permanente que promete “mais tiros, menos looter. Menos suor, mais estilo”. Construído para um gameplay mais rápido, upgrades simplificados e quedas de loot explosivas, este modo é a receita para reviravoltas de última hora e grandes eventos de “takeover” no mapa.
A principal característica do Wildcard é a possibilidade de empilhar seu esquadrão com até três da mesma Lenda. Imagine a sinergia (ou o caos!) de três Caustics, três Bangalores ou três Octanes correndo pelo Kings Canyon. Falando no mapa, Kings Canyon foi remixado, agora “repleto de canhões de gravidade, tirolesas e outros brinquedos de mapa”. E para aqueles momentos em que a queda inicial não sai como planejado, as “segundas chances” dão aos jogadores uma nova oportunidade de virar o jogo, tornando a experiência mais acessível e menos punitiva. É o modo perfeito para quem quer só desestressar após um longo dia de trabalho, sem todas as preocupações, planejamento e frustrações que costumam vir com o modo normal de jogo (ou ainda mais com as ranqueadas).
Isso não quer dizer que os modos tradicionais não tenham recebido sua boa dose de mudanças e, no que tange o modo ranqueado, elas devem ser bem polêmicas. A principal delas é o fim do Jumpmaster. Os esquadrões agora são “atribuídos a uma POI Drop Zone”, eliminando o papel do Jumpmaster para criar “aberturas mais equilibradas e competitivas”, mas ainda dando aos jogadores algum controle sobre onde eles caem. O loot e o posicionamento dos beacons foram atualizados para criar um campo de jogo mais nivelado em todas as zonas de queda. É definitivamente algo que vai precisar de muita adaptação dos jogadores e, claramente, visa trazer uma experiência mais próxima das partidas profissionais para um público maior.
Nessa mesma pegada, o jogo agora contará com um novo cosmético chamado de Auras Ranqueadas que “mostram aos rivais exatamente com quem eles estão mexendo”. Esses cosméticos no jogo refletem o nível ranqueado atual do jogador, com um halo visível que muda de cor com base na patente. Prepare-se para “infundir medo em um oponente ao perceber que está enfrentando… um Bronze I”.
Por fim, um novo sistema chamado Accolades reconhecerá as conquistas dos jogadores no jogo e concederá XP bônus após a partida. Os jogadores podem obter uma Accolade por feitos únicos, como eliminar um esquadrão ou derrubar um inimigo no meio de um slide, ou ganhar marcos incrementais para revives totais ou caixas de loot abertas.
No que se refere às Lendas, as principais mudanças se referem aos buffs aplicados à dois personagens clássicos do jogo, Caustic e Bangalore, claramente buscando reestabelecê-los no topo do meta. Caustic ganhou uma nova habilidade “Field Research” e seu gás fica ainda mais letal, causando mais dano e com visuais aprimorados, fazendo com que os tradicionais pontos de estrangulamento onde Caustic mains costumavam montar suas armadilhas se tornem realmente pontos letais.
Já a Bangalore passou por uma mudança importante. Agora sua fumaça recebe um impulso ofensivo, capaz de “arrombar portas”, permitindo à equipe entrar em locais fechados causando pânico e cegueira aos adversários, tentando limpar a área sem que ninguém nem consiga reagir direito. Além disso, pode ser aprimorada com uma carga EMP que choca inimigos e destrói armadilhas, tornando-a uma ameaça ainda maior no campo de batalha.
Por fim, em relação ao loot, os jogadores agora poderão aumentar seu poder no meio para o final de uma partida com os novos Amps, “poderosas habilidades passivas para as Lendas equiparem”, que incluem munição infinita, melhorias de cura, bônus de armadura e muito mais. Isso adiciona uma camada interessante de personalização e estratégia durante a partida.
Por outro lado, hop-ups passaram por uma mudança bem significativa. Eles agora estão diretamente integrados nas armas e precisam ser ativados através da jogabilidade, geralmente derrotando inimigos e coisas assim. Após serem ativados, os efeitos do Hop-Up permanecem na arma pelo resto da partida. A ideia aqui é simplificar o loot, adicionando um elemento de progressão ao loadout e incentivando que os jogadores sejam recompensados por usar uma arma ao longo de toda a partida ao invés de pular de uma para outra.
A outra grande mudança fica pelo upgrade da RE-45. Ela agora passa a contar com rajadas de 3 tiros bem poderosas, são ataques curtos, poderosos e que, nas mãos corretas, causam um grande impacto à curta distância. Além disso, O mapa E-District também recebe uma atualização diurna, com uma “reforma completa à luz do dia” que ilumina o mapa e aguça a visibilidade, “perfeita para um confronto ao meio-dia”.
No geral, as primeiras impressões de Apex Legends: Confronto são bastante positivas. O foco em “mais tiros, menos loot” através do Modo Wildcard e as mudanças nos Hop-Ups prometem uma experiência mais fluida e focada no combate, sem ficar olhando tanto para baús, algo que já vem sendo um foco do jogo há algumas temporadas. As atualizações de Lendas como Caustic e Bangalore, juntamente com a introdução dos Amps, abrem novas possibilidades estratégicas e incentivam a experimentação. As mudanças no ranqueado, especialmente a eliminação do Jumpmaster, indicam um esforço para tornar a competição mais justa e previsível, mesmo que vá exigir um período de adaptação (e reclamações).
Apesar das polêmicas que certamente virão, Apex Legends: Confronto parece estar no caminho certo para oferecer uma temporada emocionante e repleta de novidades que agradarão tanto aos veteranos quanto aos novatos e vai fazer jus ao lema “jogar grande, jogar alto”. Mal podemos esperar para mergulhar de cabeça no caos e na competição a partir de 5 de agosto.