Apex Legends: Arsenal

É chegada novamente a hora de ver e analisar um pouco sobre o que o futuro de Apex Legends reserva para os jogadores mais assíduos do apaixonante e bem-sucedido Battle Royale da EA. E, apesar dos excelentes méritos da temporada passada, voltar ao tradicional ritmo das coisas talvez seja o melhor jeito de poder fazer isso.

Após um aniversário que mudou bastante alguns elementos tradicionais de uma nova temporada, com pequenas atualizações de mapa, a adição de uma nova arma e mudanças nos modos de jogo sendo a principal novidade, a temporada 17, intitulada Arsenal, a qual tivemos o prazer de ver mais sobre em um evento dedicado à imprensa, parece mais com o que tradicional esperamos de um novo trimestre do jogo.

Com isso, tivemos acesso as principais novidades que o jogo irá trazer, incluindo a nova lenda, Ballistic, mudanças importantes para o principal mapa do jogo, Confins do Mundo, e um novo sistema de maestria de armas que com certeza irá empolgar bastante aos jogadores mais afincos do título.

Apex Legends: Arsenal

Ballistic, ou August Brinkmann, é uma antiga lenda dos chamados “Jogos da Cúpula do Trovão”, a competição que serve, na lore da franquia, como precursora para os Jogos Apex, e um dos seus mais conhecidos campeões. No entanto, durante aquela que se tornaria sua última partida, o mesmo estilo de combate chamativo e egoísta que viu Ballistic se tornar uma estrela foi também a responsável por causar a morte do seu cunhado/colega de equipe.

Brinkmann então se afastou de sua família e viveu em reclusão por quase duas décadas. No entanto, quando seu filho, tão apaixonado pelos méritos de seu pai quanto pelo desejo de vencê-lo, resolve se juntar aos Jogos Apex, Ballistic é forçado a deixar a aposentadoria, com auxílio de um antigo amigo, fazendo um acordo com o Consórcio para assumir a vaga que seria do seu filho. Tudo isso, claro, sem esquecer da vontade de sentir novamente o gostinho da glória e adoração que ele finge ter esquecido.

Deixando o (importante) lore de lado, Ballistic é uma lenda que promete ter uma chegada incrivelmente polêmica ao jogo, trazendo algumas novidades capazes de impactar a dinâmica das partidas de uma maneira que não se vê talvez desde a chegada do Seer há quase dois anos. E olha que com a reformulação do meta na temporada passada, talvez o jogo finalmente esteja pronto para receber todo o impacto das habilidades dele.

O set de habilidades de Ballistic é algo completamente distinto do que já foi visto antes. A equipe de desenvolvimento vê Ballistic como um personagem voltado para o ataque, capaz de identificar um alvo específico entre os adversário e partir com tudo para cima dele para neutralizá-lo e, então, dar ao restante do seu time a possibilidade de lidar de forma mais eficiente com o restante do trio. Algo claramente refletido em suas habilidades.

A primeira delas é sua habilidade passiva, chamada de Sling. Com ela, Ballistic é capaz de carregar consigo uma terceira arma que pode ser qualquer uma das diferentes armas disponíveis no loot de chão do jogo. Essa arma não pode ser melhorada com nenhum dos diferentes attachments disponíveis no jogo, mas dá a ele uma terceira ferramenta para usar em combate, algo que nenhuma outra Lenda possui (com o mais próximo disso sendo as Supremas de personagens como Vantage e Rampart).

Já a habilidade Tática dele, chamada de Whistler, dá a ele uma arma especial, similar às pistolas inteligentes de Titanfall 2, a qual possui uma bala inteligente que trava em um alvo e ao acertá-lo, faz com que a arma nas mãos dele passe a esquentar. Isso significa que, embora o adversário possa manejar isso (e o efeito do debuff dure 12 segundos), caso ele siga atirando ela alcançará um estado de “superaquecimento” e explodirá, causando dano ao usuário. Mesmo que a bala erre o alvo, ela ainda ficará com uma zona na qual, caso alguém entre, sofrerá o mesmo debuff de caso tivesse sido atingido pela bala.

Por fim, sua Suprema, chamada de Tempest. Ao abrir sua mochila, ele cria um pulso que causa um buff ao Ballistic e seus aliados, caso estejam dentro da área de efeito, a qual aumenta a velocidade de carregamento das armas, a velocidade de movimento com a arma na mão, dá a todos os afetados munição infinita e, por fim, melhora a terceira arma do Ballistic para a sua versão dourada temporariamente.

É um kit bem completo e capaz de mudar bastante o funcionamento das partidas. Por mais curto que sejam os efeitos tanto da tática quanto da suprema, considerando o quão rápidos e intensos os conflitos em Apex Legends costumam ser, o mero fato de perder a possibilidade de atirar pode ser determinante e, consequentemente, imensamente frustrante.

A suprema, embora se pareça um pouco com o efeito causado pela suprema da Mad Maggie, pode vir a se tornar um problema terrível (ou uma bem-vinda solução) em círculos finais tanto de lobbies comuns quanto ranqueados. Ela mexe diretamente com algo que os próprios desenvolvedores sempre falam ser algo importante, que é a economia de munição do jogo e, com um personagem capaz de conceder munição infinita justamente quando as coisas mais ficam apertadas e cada tiro tem maior importância, é bem possível que ele venha a figurar como um dos personagens mais selecionados do jogo já nesse primeiro momento.

Já no referente ao mapa, Confins do Mundo passou por uma considerável mudança, similar à que foi feita em Desfiladeiro do Rei algumas temporadas atrás. Após anos totalmente destruído, a região finalmente está se recuperando e isso passará agora a ser refletido no novo visual do mapa. Com isso, a polêmica região de Fragmentos e todo o centro do mapa finalmente está sendo refeita para trazer importantes novidades e manter as partidas nesse mapa mais interessantes.

Parte de Fragmentos agora faz parte do Ponto de Interesse chamado de Monumento. Ele é um museu dos Jogos Apex, contando a história da evolução dos Jogos da Cúpula do Trovão até os Jogos Apex, celebrando toda a trajetória dos Jogos, com uma série de easter eggs e itens icônicos de lendas passadas. Por ser conectado aos prédios de Fragmentos e dada a reconstrução da área, alguns dos prédios antigos foram retirados para melhor se encaixarem com o museu que promete ser um lugar perfeito para lutas bastante intensas, mexendo na dinâmica da parte central do mapa mas mantendo o que atrai os jogadores para lá.

Mas as mudanças não param por aí. A Cidade da Lava foi melhorada e passou a ser chamada de Stacks (e agora conta com um certo prédio icônico do mapa). Skyhook também foi refeita, com um novo Cofre sendo adicionado e mais chaves foram adicionadas ao mapa. O Teste do Bloodhound também sofreu pequenas alterações e, por fim, os antigos abismos espalhados pelo mapa não existem mais, além de toda a lava agora ser possível de ser atravessada a pé. E isso não é tudo, mas só alguns dos pontos mais interessantes do novo mapa.

Outras mudanças importantes serão feitas nesta temporada, como a chamada versão 2.0 do Campo de Treinamento, trazendo uma série de novas opções para os jogadores treinarem suas habilidades com armas. Um novo item de sobrevivência, chamada de Evac Tower, também será adicionado e uma reformulação foi feita na roda de ping do jogo, dando novas opções de comunicação aos jogadores.

Por fim, o último ponto importante adicionado com essa atualização será o sistema chamado de “Weapon Mastery”. A ideia do sistema é incentivar os jogadores, novos ou antigos, a conhecerem o funcionamento de todas as armas do jogo. É o primeiro novo sistema de progressão introduzido no jogo fora do nível de conta e poderá ser melhorado independente do personagem ou modo de jogo (e a evolução se manterá, independente da mudança de temporada), sendo baseado exclusivamente no seu uso das armas e aprender onde e como elas funcionam melhor.

Você ganhará experiência para a arma a medida em que você vai causando dano, ganhando kills e jogando com ela. Ao conquistar 20 níveis com uma arma, será destravado um desafio que, ao ser completado, dará uma recompensa ao jogador. Ao chegar ao nível 100 e completar todos os desafios, você terá dominado aquela arma e receberá a recompensa final. As recompensas vão de trackers de performance a insígnias, passando por banners e, principalmente, ao completar os desafios, uma skin lendária daquela arma.

Com tudo que foi mostrado e anunciado para a próxima temporada, é difícil não se empolgar com o que Arsenal trará para Apex Legends. O jogo parece seguir bem, com o time progressivamente mais otimista com o estado do jogo e com tudo que vem sendo feito para torná-lo melhor em todos os níveis de jogatina.

Apesar de uma certa preocupação com o importante impacto que Ballistic pode trazer, não seria a primeira vez que uma Lenda parece super poderosa no papel e na prática as respostas encontradas o tornam menos dominante do que poderia ser. O fato é que só teremos uma resposta definitiva para as empolgantes perguntas vistas aqui quando a temporada Arsenal chegar no próximo dia 9 de maio.