O site GamesIndustry.biz tem a tradição anual de convidar alguns analistas para preverem o que acontecerá no ano que estamos iniciando.
Veja abaixo um resumo do que eles falaram ao site.
Lisa Cosmas Hanson (Niko Partners)
Previsões de 2023
- Jogos para celular, PC e console adotarão a monetização híbrida – aconteceu;
- O valor do negócio de fusões e aquisições relacionadas a jogos cairá significativamente em 2023 – aconteceu;
- Prevemos que títulos de jogos importados na China continental receberão licenças ISBN em 2023, pela primeira vez desde junho de 2021 – aconteceu;
- A Blizzard entrará novamente na China após encerrar sua parceria com a NetEase em janeiro – não aconteceu;
- Indústria VTuber se tornará mais interligada com a indústria de jogos do Japão – aconteceu;
- A agência coreana de classificação de jogos provavelmente se reestruturará após o escândalo de 2022 – aconteceu;
- Jogos Blockchain em declínio no Sudeste Asiático – aconteceu;
- Mais de dez empresas internacionais de jogos abrirão escritórios no MENA (Oriente Médio e norte da África) – não aconteceu;
- Os torneios de eSports serão realizados de forma híbrida online/offline – aconteceu;
- Os jogos de tiro mobile impulsionarão o crescimento dos esportes eletrônicos em 2023 – sim e não, depende do caso.
Previsões para 2024
- Ásia e MENA serão responsáveis por mais de 60% da receita global de jogos para PC e dispositivos mobile;
- A monetização fora do aplicativo será responsável por 25% dos gastos com jogos para celular no Sudeste Asiático;
- Será anunciada uma aquisição de videogame no valor de mais de US$ 2,5 bilhões;
- A proporção de jogadoras na Índia e no MENA ultrapassará 40%;
- Os jogos instantâneos alcançarão mais de um bilhão de MAUs (usuários mensais ativos) na Ásia e MENA;
- 2024 será um ano de anúncios de novos hardwares de console;
- IA generativa será implementada em jogos para jogadores;
- Os pólos globais dos esportes eletrônicos mudarão;
- A Blizzard retornará à China em caráter oficial;
- Mais de 100 jogos importados receberão ISBN para lançamento na China.
Karol Severin e Perry Gresham (Midia Research)
Previsões de 2023
- O valor do dinheiro será rei – aconteceu;
- VR emerge do fundo da desilusão em 2023 – aconteceu;
- O Xbox diminuirá a liderança do PlayStation em termos de propriedade de consoles – não aconteceu.
Previsões para 2024
- IA para turbinar o desenvolvimento de jogos;
- O crescimento das assinaturas de jogos ultrapassará o crescimento do software de jogos em três vezes;
- Outra aquisição de mais de US$ 100 milhões ocorrerá;
- Jogos e mídias sociais consumirão tempo em outros formatos;
- Empresas não relacionadas a jogos aprofundarão seu envolvimento com jogos.
Dr. Serkan Toto (Kantan Games)
Previsões de 2023
- Os preços continuarão a subir – aconteceu;
- Criptomoeda verá jogos reais usando IP de ponta – não aconteceu;
- Cripto pode ter outro momento Axie Infinity – não aconteceu;
- A recessão terá pouco efeito nos jogos – aconteceu.
Previsões para 2024
- “Switch 2” chegará e custará US$ 400;
- Arábia Saudita fará mais grandes movimentos;
- IA se tornará um tópico ainda maior em 2024;
- Square Enix lançará um grande jogo de uma de suas IPs com elementos cripto.
Piers Harding-Rolls (Ampere Analysis)
Previsões de 2023
- Microsoft e Activision Blizzard vão se fundir, mas com mais concessões – aconteceu;
- A conclusão do negócio ocorrerá no segundo semestre de 2023 – aconteceu;
- Mercado de jogos para celular voltará a crescer – a ser confirmado;
- Versão mobile da loja Microsoft/Xbox – não aconteceu;
- Mercado de jogos para console se estabilizará e voltará a crescer – aconteceu;
- PS5 será o console de jogos mais vendido – aconteceu;
- Nenhum console Nintendo de próxima geração em 2023 – aconteceu;
- PSVR2 da Sony venderá 1,2~1,5 milhão em 2023 – a ser confirmado;
- Meta Quest 3 será lançado no final de 2023 – aconteceu;
- Game Pass crescerá significativamente em 2023 – aconteceu;
- Mais jogos para celular no Game Pass após a aquisição da King – não aconteceu;
- Sony garantirá lançamentos ‘day one’ para PS Plus – aconteceu;
- Os serviços de jogos em nuvem puros continuarão a ser uma pequena oportunidade de mercado – aconteceu;
- Netflix vai experimentar streaming de jogos – aconteceu;
- Mais monetização híbrida usando anúncios em serviços AAA e de assinatura – não aconteceu;
- Consolidação defensiva do mercado e valor médio do negócio continuarão a diminuir – aconteceu;
- A experimentação generativa de IA deve aumentar muito, mas não impactar radicalmente o pessoal – aconteceu de certa forma.
Previsões para 2024
- Uso generativo de IA em jogos;
- Implicações da Microsoft e da Activision (Microsoft colocando jogos da empresa no Game Pass e desafiando os números da EA);
- Mudanças nas lojas de aplicativos mobile (tirar o monópolio da Apple e Google). O analista prevê que a Microsoft pode, por exemplo, tentar uma loja própria tendo a King agora;
- Convergência operacional contínua entre jogos e plataformas de vídeo;
- Previsões de conteúdo: ressurgimento de MMO, mais jogos baseados em turnos, aumento contínuo nas adaptações de IP de jogos no espaço de vídeo, mais jogos AA das maiores companhias e algum reequilíbrio do investimento em jogos entre serviços ao vivo e experiências single-player em plataformas de console.
Tom Wijman (Newzoo)
Previsões de 2023
- Mais publishers AAA a AA direcionarão suas principais franquias para modelos baseados em serviços – não aconteceu (ainda);
- O acordo entre Microsoft e Activision continuará, mas os reguladores continuarão a causar impacto – aconteceu;
- Mercados de PC e console adotarão estratégias híbridas de monetização, incluindo publicidade – ainda não aconteceu;
- O apetite por fusões e aquisições diminuirá – aconteceu;
- Desafios de aquisição de usuários de jogos para celular – aconteceu;
- Provedores de jogos em nuvem adotam plataformas como serviço (PaaS) – aconteceu;
- A IA generativa tornará mais fácil o desenvolvimento de jogos – não aconteceu ainda;
- Os jogos VR crescerão constantemente – aconteceu de certa forma.
Previsões para 2024
- Nintendo Switch 2 será o centro das atenções;
- Fim do domínio do serviço ao vivo (GaaS) e da saturação do mercado;
- A nostalgia assume um papel fundamental nos títulos de serviços ao vivo;
- A mudança estratégica do Xbox para dispositivos mobile;
- Vários jogos Soulslike de mundo aberto;
- IA na produção de jogos;
- A evolução das assinaturas multijogos acaba;
- Evolução dos jogos mobile para PC.