AnálisesPS4

Spintires: MudRunner

Análise

NOME: Spintires: MudRunner
FABRICANTE: Saber Interactive
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Simulador
DISTRIBUIDORA: Focus Home Interactive


LANÇAMENTOS
31/10/2017 31/10/2017 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Nº de jogadores: 1 (2-4 online)

Troféus (inclusive Platina)

Headset

Espaço Mínimo: 1,7GB

Dublagem em PT-BR: Não

Legendas em PT-BR: Sim


Spintires: MudRunner é a versão "definitiva" de Spintires, lançado para PC em junho de 2014 por meio de uma campanha que arrecadou cerca de 85 mil dólares no KickStarter. Spintires foi desenvolvido pela Pavel Zagrebelnyj e distribuído pela Oovee Game Studios, uma publisher britânica. Após problemas entre as duas companhias, uma sequência só voltou a ser discutida e se tornou possível em dezembro de 2015, e assim as versões para os consoles foram lançadas em outubro de 2017.

Em uma época cheia de lançamentos de jogos de corrida como Gran Turismo Sport, Forza 7, Project Cars 2 e F1 2017, Spintires: MudRunner tem algo diferente. Ele é um simulador off-road, ou seja, foge totalmente da zona de conforto dos jogos de corrida com circuitos conhecidos, gráficos exuberantes e a tentativa de integrar a simulação com a possibilidade de uma jogabilidade mais casual.

E esse estilo totalmente fora da caixa de MudRunner é algo extremamente benéfico, pois foge do estereótipo dos jogos de corrida e seus diversos carros esportivos, upgrade de peças e acessórios, simulação de carreira, circuitos tradicionais e ótimos gráficos. Spintires: MudRunner traz à tona um ambiente totalmente novo: a simulação de caminhões, carretas e maquinário pesado, em diversos tipos de terrenos, desde pântanos até estradas e montanhas.

Essas características de estradas enlameadas, buracos, terrenos extremos em um mapa aberto são o maior diferencial de MudRunner e, sem dúvida nenhuma, é o maior motivo para alguém escolher o título para jogar. O jogador não encontrará nada dos asfaltos perfeitos de F1 2017 ou das pistas off-road preparadas de DiRT 4. A graça de MudRunner são justamente todas as dificuldades que você encontrará nessas difíceis condições.

As "estradas" enlameadas desniveladas, encostas cheias de rochas, rios, pontes estreitas e pântanos são terrenos extremamente difíceis e que só podem ser vencidos com o uso de monstros poderosos. Use diversos de caminhões para puxar vários tipos de cargas, desde caçambas pequenas até longas carrocerias, sendo estas fixas ou articuladas. São formas totalmente diferentes de dirigir o mesmo veículo. Além dos caminhões, MudRunner coloca nas mãos do jogador a possibilidade de manipular guindastes de troncos e tratores pesados.

Como qualquer outro jogo de veículos, MudRunner traz dois modos de jogo diferentes: o modo simulação e o casual. Os nomes já falam por si só; no modo simulação, o jogador enfrenta a dificuldade de ter que usar guindastes para carregar os caminhões, um maior consumo de combustível, a restrição do uso do diferencial; já no modo casual, o jogador tem várias facilidades, o carregamento de carga automaticamente, total liberdade de acionamento do diferencial e o menor consumo de combustível. Apesar dessas "facilidades", mesmo no modo casual, a dificuldade e o desafio ainda podem ser grandes.

Com relação ao singleplayer, o jogo conta com seis mapas para a campanha principal, além de um total de nove desafios. As missões variam entre buscar uma carga em um determinado local e entregar em outro, podendo escolher entre três tipos de tamanho de carga, sendo que o tamanho dela influencia em quantas viagens são necessárias para completar os requerimentos de entrega e a dificuldade de movimentá-la ao longo do percurso, com variáveis como veículos de apoio para reparo e caminhões de combustível.

Spintires: MudRunner conta também com a possibilidade de o jogador escolher jogar a campanha em modo cooperativo, sendo esse o modo multiplayer. A diferença é no jeito como se joga, já que as missões são exatamente as mesmas. Enquanto no modo singleplayer o jogador pode precisar fazer duas ou três viagens para completar o carregamento, no modo cooperativo os jogadores podem andar em comboio para, além de fazerem a entrega, poderem se ajudar em ocasião de atolamento, falta de combustível, capotamento ou risco de capotamento, etc. É uma experiência muito interessante, já que não existe competitividade, apenas cooperação para o cumprimento dos objetivos.

Spintires: MudRunner faz muito bem o papel de "simulador". Nenhuma partida será igual à anterior, mesmo que o jogador tente fazer o mesmo trajeto – mesmo tentando repetir o trajeto, o jogador pode ficar atolado em determinada parte, capotar um veículo carregado dependendo da manobra e do terreno, etc. Enfim, é muito importante avaliar a dificuldade que uma carga maior e mais pesada pode causar em função do percurso e consumo de combustível, em contrapartida aos benefícios que o menor número de viagens pode trazer.

Tudo que o jogador escolher faz diferença na simulação. O jogador tem que saber que a dimensão do veículo influencia na dificuldade de manobrá-lo, ou seja, uma carreta com troncos longos terá extrema dificuldade de manobrar em terrenos mais apertados, mesmo que a escolha faça com que o jogador tenha que fazer um menor número de viagens. Ao mesmo tempo, uma carreta longa e pesada tem maior facilidade em cruzar corredeiras, além de ter que percorrer uma distância menor no total.

Outro aspecto é a simulação de ambiente, pois influencia diretamente na forma de vencer os desafios. O jogo conta com uma evolução de tempo que progride ao longo do dia, variando entre dia e noite dependendo do tempo que o jogador leva para completar a missão. Apesar de um aspecto simples, é algo totalmente impactante na jogabilidade, já que a total escuridão da noite dificulta muito o progresso do jogador. Há a "opção" de pular a noite, mas é muito legal tentar vencer esse desafio.

Em relação aos aspectos técnicos, MudRunner é um título muito bom. Graficamente, é um ótimo jogo, apesar de alguns deslizes. A transição entre dia e noite, passando pelo amanhecer e anoitecer, tem ótimos gráficos, assim como todo o jogo. Embora não sejam nada de impressionar quando comparado aos grandes lançamentos recentes, os gráficos cumprem muito o bem o seu papel para o que o jogo se propõe.

O mesmo pode se dizer do aspecto sonoro do jogo, algo que achei ainda melhor do que o aspecto gráfico. A transição noite-dia muda completamente os efeitos sonoros. Mesmo se não houvesse nada na tela, o jogador saberia claramente a diferença entre o dia e a noite apenas pelo som. Os efeitos dos motores de cada caminhão são diferentes, dependendo de sua potência e tipo, e pisar fundo gera belos roncos de motores extremamente poderosos.

Spintires: MudRunner é um ótimo jogo, apesar de cometer alguns deslizes. A qualidade gráfica de dentro da cabine nem de perto lembra a qualidade do exterior, nem de todas as texturas e cores das estradas, terrenos e lagos. Para se ter uma ideia, nem mesmo retrovisores existem na câmera da cabine, aí vem a pergunta: como dirigir um veículo longo e carregado de troncos se você não tem noção de manobras, profundidade lateral ou traseira? A resposta é simples: é impossível.

Outro aspecto importante são as câmeras disponíveis para se jogar. A câmera travada do lado esquerdo (o lado do motorista) é satisfatória, pois a maior parte do tempo ela é útil para o que se precisa. O problema é quando o jogador precisa fazer uma manobra do lado direito, já que não existe câmera fixa do outro lado. Isso é algo que interfere na qualidade de uma manobra para o lado direito, o que pode não ser tão simples, mas é algo que pode ser consertado facilmente com mais opções de câmera, assim como câmeras traseiras e frontais.

Um aspecto que também me decepcionou foram as opções de navegação pelos mapas. Apesar de na descrição do próprio jogo dizer "tendo por guias apenas um mapa e uma bússola!", mesmo assim é um aspecto que pode ser melhorado. Talvez a migração do PC para os consoles fez com que os desenvolvedores não dessem atenção ao aspecto de navegação e precisão das marcações pelos mapas, um detalhe talvez com a intenção de dificultar propositalmente a navegação do jogador.

Veredito

Spintires: MudRunner é um simulador off-road que foge totalmente da bolha dos simuladores e arcades dos jogos de corrida, atuais ou não. Coloca o jogador em um mundo totalmente diferente dentro dos jogos que simulam o controle de automóveis, fazendo com que ele controle veículos pesados, na busca de superar todas as dificuldades de terrenos traiçoeiros e desafiadores. É um jogo tecnicamente sólido em todos os aspectos, com pequenos deslizes que podem ser facilmente consertados. Se você busca uma experiência totalmente nova dentro do universo de jogos com veículos, pode escolher MudRunner tranquilamente. Você enfrentará experiências totalmente diferentes de outros títulos com veículos do mercado.

Jogo analisado com código fornecido pela Focus Home Interactive.


 

78%