AnálisesPS3

Sonic Unleashed

Análise

NOME: Sonic Unleashed
FABRICANTE: Sonic Team
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Ação
DISTRIBUIDORA: SEGA


LANÇAMENTOS
19/12/2008 19/12/2008 19/02/2009


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Nº de Jogadores: 1

Definição HD: 1080p

Downloadable Content (DLC)

Troféus


Sonic Unleashed é, sem dúvida, um dos melhores Sonic 3D. Pronto. Dito isso, podemos nos aprofundar melhor no game e entender o porquê dessa afirmação, além de encontrar a explicação para a nota sete que eu sei que você já leu no final do texto.

A SEGA conseguiu. Sério mesmo. A SEGA conseguiu fazer um Sonic que possui uma câmera agradável (!) e uma jogabilidade que obedece aos seus comandos, somado aos momentos que lembram os jogos 2D, exceto pela sua velocidade – no mínimo – triplicada. As fases de Sonic são um show à parte. A sensação de velocidade é ótima e o design das fases que, apesar de existir a obrigação de decorá-las, são geniais. Isso está muito perfeito, não acham? Óbvio que está. As fases de Sonic possuem alguns defeitos (detalhados mais adiante), mas que se tornam irrelevantes. O problema chama-se "Werehog" e "Adventure Field".

Em Sonic Unleashed, Sonic está mais uma vez enfrentando Robotnik (sem motivo algum, é claro) no início do game. Depois de virar Super Sonic, Eggman (sinônimo de Robotnik, vale notar) utiliza sua nova arma e consegue, através do poder das esmeraldas, fragmentar o planeta e forçar a liberação de um ser chamado Dark Gaia. Nesse processo, Sonic se transforma em uma espécie de monstro que lembra um lobisomem (o qual vamos chamar de lobouriço). Ao cair na Terra, o lobouriço conhece um pequeno ser que não se recorda de nada. Por ser fanático por doces, Sonic batiza ele de Chip. A partir daí, os dois partem em uma jornada ao redor do mundo para restaurá-lo. O mundo foi dividido em sete partes, o que implica em sete Chaos Emerald e sete layouts de fases diferentes.

O esquema de jogo é dividido em duas jogabilidades distintas: de dia, quando Sonic é o próprio Sonic, em fases de ação e plataforma; e de noite, com o Sonic lobouriço, em fases que consistem apenas de derrotar inimigos com golpes físicos à lá jogos "hack & slash" (Ninja Gaiden, Devil May Cry).

Nas fases com Sonic, as quais duram aproximadamente 7 minutos dependendo de seu desempenho e velocidade, os comandos são simples: X pula, quadrado é o "homing attack" e também o dash ("turbo"), bola serve para deslizar e também diminuir a velocidade, além de cair no chão com um impacto, e triângulo é o clássico "siga o rastro de anéis" (algumas habilidades mencionadas aqui não são fornecidas no início do game). Normalmente, cada fragmento do planeta possui apenas um ato como parte obrigatória para completar a história do game (um ato para Sonic e outro para o lobouriço). Porém, o game disponibiliza mais atos extras, por pura diversão do jogador, não sendo obrigatórios para finalizar o jogo. No entanto, se você planeja obter todos os troféus do game, saiba que será indispensável finalizar todos esses atos extras.

Vale notar uma mecânica interessante com Sonic: o quadrado, "dash", é quase pressionado o tempo todo no game como se fosse um acelerador de jogo de corrida. Só que, para manter essa velocidade, Sonic precisa coletar os anéis. Isso gera um ponto negativo: a obrigação por parte do jogador de decorar a fase. Prepare-se para morrer diversas vezes por não saber, em sua primeira jogada, que não existia uma plataforma no lugar "x" ou que tal inimigo estava no local "y".

Já o lobouriço possui um esquema completamente diferente. X continua pulando, mas agora temos golpes físicos com os seus braços. Cada botão do controle realiza um golpe diferente, desde agarrão até soco. As fases do lobouriço são, basicamente, derrotar inimigos e caminhar sobre plataformas sem cair. Repita isso por, no mínimo, duzentas vezes no game até finalizá-lo e você entenderá porque tanta crítica em cima do lobouriço. A jogabilidade com o lobouriço não é problemática e o esquema de jogo é interessante no início, mas a repetição dos movimentos e dos inimigos, sem contar a total falta de inspiração dos designers em bolar um "lobouriço" é o que torna o game restrito a um público paciente.

Entre uma fase e outra há os famosos "Adventure Fields". Ou seja, um lugar com humanos (algo que não encaixa com Sonic, novamente) que você pode conversar e obter algumas informações sobre o local em que se encontra. Nesses locais você deve achar uma pessoa "x" ou completar uma missão rápida, por exemplo. Algo completamente descartável no contexto do jogo. Os designers devem ter pensado algo como: "os jogadores querem fases só com Sonic? Então vamos colocar algo bem monótono no meio para que, quando eles chegarem nas fases com Sonic, eles se sintam recompensados". Sem brincadeira, é por aí mesmo. Não há outra explicação e até os produtores já admitiram que o game possui todos esses mecanismos (lobouriço e "Adventure Field") devido a "Sonic correr muito rápido". Lamentável.

A durabilidade do game é excelente. Depois de zerar, você não vai querer jogar uma fase do lobouriço tão cedo (mas saiba que terá, se pretende platinar), mas há muitas fases de Sonic para se divertir e pegar vários troféus. Principalmente pelo esquema de "experiência" (o qual só serve para aumentar a velocidade de Sonic e aprender golpes ou aumentar a força e defesa do lobouriço), a qual é adquirida derrotando inimigos, forçará você a zerar as fases que gosta diversas vezes. Há muitos itens colecionáveis em cada planeta, como os adquiridos em lojas quanto os Sun e Moon Medals (200 de cada em todo o jogo). Estes últimos, aliás, são obrigatórios para ir abrindo as fases do game. Ou seja, nas fases mais avançadas é necessário um número pré-determinado dessas medalhas para abrir a fase seguinte. Isso torna as coisas mais monótonas, pois você precisará retornar às fases completadas para procurar pelas medalhas. Um nível (level) indicará em que planeta você já pode acessar a fase. Por exemplo, se estiver no nível 4 de medalhas Sun, poderá acessar até a fase com Sonic no quarto fragmento do planeta.

Sonic Unleashed, como dito, é um dos melhores Sonic 3D. Ou seja, as fases do ouriço são como devem ser. Ele correndo, pegando anéis e derrotando inimigos. Mas os elementos que foram inseridos no game conseguem cobrir a magia dessas fases, tornando-o alvo de severas críticas. Existem jogos muito piores que Sonic Unleashed no mercado e nem de longe esse game é ruim. O problema é que você deve se posicionar de um ponto de vista diferente para apreciá-lo: pretende jogar e rejogar as fases realmente boas de Sonic, ou jogar e rejogar as fases monótonas e repetitivas do lobouriço? Com certeza, você já sabe a resposta.

70%