AnálisesPS3

SHORT PEACE: Ranko Tsukigime's Longest Day

Análise

NOME: SHORT PEACE: Ranko Tsukigime's Longest Day
FABRICANTE: Crispy's Inc. / Grasshopper Manufacture
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Ação / Plataforma
DISTRIBUIDORA: Bandai Namco


LANÇAMENTOS
18/04/2014 18/04/2014 16/01/2014


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 720p

Nº de Jogadores: 1

Troféus (sem Platina)

Disponível na PlayStation Store (4,8 GB)


Short Peace não é somente um jogo. É um pacote com quatro filmes japoneses, sendo que o quinto capítulo é Ranko Tsukigime's Longest Day, que, aí sim, é um jogo.

Como somos um site de videogame, é relativamente complicado analisar Short Peace. Por isso, não vamos comentar sobre os filmes (que possuem legendas em português do Brasil). Mas para não deixar o leitor na mão, seguem as descrições oficiais de cada um deles:

  • POSSESSIONS foi indicado para o prêmio 2014 Academy Award como Melhor Curta-Metragem Animado e conta a história de um viajante solitário que é confrontado por espíritos incomuns em um santuário abandonado;
  • COMBUSTIBLE é um espetacular conto de amor, honra e combate a incêndios no Japão antigo;
  • GAMBO traz um misterioso urso branco que defende a família real de um monstruoso demônio vermelho;
  • A FAREWELL TO ARMS conta a história de uma saga magistral de homens batalhando contra tanques robóticos em uma Tóquio apocalíptica.

Os quatro filmes ficam localizados em um arquivo que pode ser baixado da PSN quando o usuário compra Short Peace (e que atua como um jogo, e não como arquivo de vídeo). Já em um arquivo separado temos o que interessa: Ranko Tsukigime's Longest Day.

A história segue Ranko Tsukigime, uma estudante comum de dia e uma mortífera assassina à noite. O jogo é extremamente curto: você levará cerca de uma hora para finalizá-lo, incluindo as cutscenes. Ou seja, qualquer detalhe adicional que eu fornecer da história pode ser considerado spoiler. Mas você pode ver o jogo completo no vídeo inicial desta análise.

Por ser dirigido por Goichi Suda (Suda51), você já pode imaginar que o jogo seria insano. E é, de certa forma. A história progride de uma forma natural até dado ponto, até que do nada ela segue um caminho extremamente bizarro que leva a diversas interpretações. Dado esse fato, será um ame ou odeie. Pessoalmente, me decepcionei.

Mas e o gameplay? Note que eu escrevi cerca de seis parágrafos e não disse nada sobre ele. Acredite: a experiência do jogo vale mais pela história do que o gameplay. Ranko Tsukigime's Longest Day é um título de ação 2D. Você deve correr o quanto puder de um inimigo que o persegue do lado esquerdo da tela, enquanto elimina tudo que está em seu caminho, tentando "combar" a destruição. Há momentos em que a tela ficará lotada de efeitos, a ponto de você se perder nela.

O jogo não varia muito, além de ser curto como já mencionado. No entanto, há batalhas contra chefes que sofrem uma variação interessante.

Apesar das críticas negativas (duração e gameplay repetitivo), vale ressaltar que as animações são muito bonitas e que há legendas em português do Brasil – algo surpreendente, dado o fato de que é um jogo de nicho.

Mas o real problema de Short Peace (não só de Ranko Tsukigime's Longest Day) é o preço: 39,99 dólares ou R$80,99 é um preço bastante elevado pelo o que é oferecido. Obviamente que cedo ou tarde teremos um desconto, por isso é o que recomendamos que o leitor faça, caso desperte seu interesse. Ranko Tsukigime's Longest Day é, facilmente, um título normal de PSN que deveria custar 10 ou 15 dólares.

Veredito

Não considere Short Peace como um jogo e sim como um pacote cultural japonês. Porém, Ranko Tsukigime’s Longest Day é bastante decepcionante – seja no gameplay ou na história.

Jogo analisado com código fornecido pela Bandai Namco.

50%