AnálisesPS3

[PSN] OutRun Online Arcade

Análise

NOME: [PSN] OutRun Online Arcade
FABRICANTE: Sumo Digital
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Corrida / Arcade
DISTRIBUIDORA: Sega


LANÇAMENTOS
16/04/2009 16/04/2009 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Disponível na PlayStation Store Européia

Nº de Jogadores: 1

Definição HD: 720p

Troféus


OutRun Online Arcade é um jogo interessante a ser analisado pelo PlayStation 3 Brasil pois, até o momento, é exclusivo da PlayStation Network da Europa. Consequentemente, exige um esforço maior para os usuários do console da Sony adquirirem o game.

OutRun Online Arcade segue a fórmula clássica da franquia com alguns elementos adicionais. Acredito que o game seja o mesmo que OutRun 2006: Coast 2 Coast para PlayStation 2 e PSP, mas com o adicional de estar com gráficos em HD e um modo multiplayer online. Portanto, quem já jogou este outro, já sabe o que pode esperar de Online Arcade.

O jogo consiste de três modos diferentes: o clássico modo Arcade no qual você deve seguir um caminho que escolheu, o Time Attack e Heart Attack. Antes de mais nada, deve ser ressaltado que OutRun Online Arcade é focado em uma jogabilidade mais voltada ao Arcade, ou seja, não espere por um simulador como Gran Turismo da vida. Você pode configurar opções como câmbio manual ou automático, por exemplo, tornando a experiência mais interessante do que simplesmente acelerar. Mas no geral, o game preza pela alta velocidade e o acúmulo de pontos ganhos por carros ultrapassados, contando com um limite de tempo.

No modo Arcade, quanto mais carros ultrapassar e menos bater, maior será sua pontuação ao final do trajeto. Existem 15 diferentes tipos de pistas, sendo que você passará por 5 deles até o final de um percurso. Existe um mapa no jogo e a partir dele você define qual caminho deseja seguir. Em um determinado momento, você deve decidir se quer se manter à esquerda ou à direita. Dependendo da sua escolha, a rota será mais difícil (com mais curvas e obstáculos) ou mais fácil. Dessa forma, portanto, você pode chegar a cinco finais diferentes. O mapa abaixo, apesar de ser da versão original de OutRun, ilustra exatamente a mesma situação de Online Arcade.

O modo Time Attack é praticamente o mesmo, porém não há carros para atrapalhar o seu caminho. Já o modo Heart Attack é mais interessante. Não foi mencionado ainda, mas a “história” de OutRun é focada em impressionar a sua namorada com a sua habilidade no volante de uma Ferrari. Neste modo Heart Attack, sua namorada pedirá coisas específicas a se fazer, como passar por anéis que surgem na pista ou realizar um drift de certa forma. O drift, aliás, é algo extremamente importante em OutRun em todos os modos. Consiste da realização de curvas fechadas com o carro deslizando e o freio puxado. No controle, no entanto, é mais fácil realizar: basta soltar o acelerador (ou brecar antes da curva) e apertá-lo novamente. A engine do jogo interpretará o seu drift e você realizará a curva. Há outras maneiras de se realizar o drift com o câmbio manual.

O game disponibiliza 10 tipos de Ferrari diferentes, todas oficiais. É possível mudar a cor de todos os carros.

O modo single-player consiste basicamente do mencionado acima e nada mais. Um incentivo para manter o modo ativo são, como sempre, os troféus. Não são complicados de se adquirir, mas exigem boas horas de jogo (completar 50 sessões de single-player, ou seja, 1 sessão = 1 corrida do início até um ponto A, B, C, D ou E no mapa acima) e treino (rank AAA no Heart Attack não é tão simples).

A novidade para os já acostumados à franquia fica por conta do modo multiplayer online. Com a possibilidade de até seis jogadores ao mesmo tempo, você pode jogar tanto com amigos quanto com pessoas aleatórias. O maior problema, vivenciado por mim, foi que não achei pessoas no modo “aleatório”. Portanto, só pude jogar OutRun Online Arcade com outros amigos. Não sei se o modo é travado por região (por eu me encontrar na América ao invés da Europa, eu só poderia jogar com outros americanos, o que não faz muito sentido pelo jogo ser europeu, mas poderia ser pelo IP) ou a popularidade do jogo é baixa devido ao seu lançamento exclusivo na Europa.

Além do modo online, vale lembrar que há leaderboards, ou seja, rankings online dos melhores tempos e pontos dos jogadores.

OutRun Online Arcade é um jogo puramente Arcade. É divertido, simples, apresenta bons gráficos e jogabilidade. O seu maior problema fica por conta da durabilidade e do multiplayer online não muito popular (presumo). Como estamos falando de um jogo exclusivo para a PlayStation Network, OutRun Online Arcade é perfeito para a plataforma que foi lançado (o que justifica, talvez, a sua durabilidade) e é realmente uma pena que seja exclusivo da Europa.

Abaixo você pode conferir um trailer do jogo para compreendê-lo melhor em movimento.

Caso não consiga assistir, clique aqui.

80%