AnálisesPS3

[PSN] OlliOlli

Análise

NOME: [PSN] OlliOlli
FABRICANTE: Roll7
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Skate
DISTRIBUIDORA: Roll7


LANÇAMENTOS
27/08/2014 27/08/2014 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p

Nº de Jogadores: 1

Troféus: (sem Platina)

Leaderboards

Disponível na PlayStation Store (563 MB)


O que faz um jogo ser viciante? Essa é uma pergunta que se repete desde que os videogames surgiram no mercado. A resposta seria a chave do sucesso. A verdade é que não existe solução para isso. Se pensarmos em jogos que fizeram pessoas ‘perderem’ horas de suas vidas, perceberemos que são jogos completamente diferentes entre si. Não existe uma fórmula. E OlliOlli é mais um jogo que pode carregar esse adjetivo: viciante. Quando você menos percebe, já está tentando bater o seu próprio recorde ou concluir todos os desafios.

Trata-se de um jogo de skate 2D extremamente difícil e viciante. Quando digo difícil, não estou me referindo a algo injusto, mas sim a uma curva de aprendizado bastante curva. E quando digo viciante, estou dizendo que você vai passar horas jogando, se aperfeiçoando e tentando obter melhores pontuações.

O jogo conta com diversas manobras diferentes e cada uma possui um comando único. Ao executar um movimento você deve aterrissar, e para não se desequilibrar é necessário pressionar o botão X. Se demorar ou for rápido demais, seu personagem irá cair ou perder o controle por alguns segundos. No começo é algo muito difícil de aprender, mas com o tempo vai se tornando algo natural.

Os desafios são muitos. Existe o modo Carreira, que conta com 5 mapas diferentes, cada um com 10 fases (5 amadoras e 5 profissionais) e cada uma conta com 5 desafios, totalizando 250 desafios (incrivelmente difíceis, caso esteja se perguntando) que vão levar um bom tempo para serem concluídos. As fases são bastante curtas, mas é necessário conhecer o caminho para fazer um bom combo e atingir uma boa pontuação. Pense em Hotline Miami, em que muitas vezes morremos dezenas de vezes em uma fase até conhecer a posição dos inimigos e conseguir alcançar a pontuação desejada. Troque os inimigos por corrimãos e obstáculos e entenderá. Um movimento em falso e será necessário reiniciar. É preciso comentar também que é muito simples e intuitivo recomeçar uma fase. Apenas pressionando Select, o estágio volta para o início. Sem loadings ou demoras. Simplesmente apertar o botão.

OlliOlli já está disponível para Vita (você pode conferir a análise aqui) e chega para PS3 com adaptações para a tela maior. A primeira coisa que pode ser notada é como o jogo funciona nos consoles de mesa. A mudança em relação ao tamanho é ótima e o jogo se torna bastante natural. É muito mais fácil enxergar os obstáculos à frente e já se preparar para a nova manobra. A parte sonora também não deixa a desejar, com a trilha sonora bem escolhida e os efeitos do skate que ajudam a pegar o ritmo do jogo. Os analógicos melhores também oferecem um controle bastante preciso quando comparado com o Vita.

É claro que o jogo não é perfeito. A curva de aprendizado deve afastar muitos jogadores e sua apresentação em 2D ainda pode gerar muita controvérsia e reduzir o público mais ainda. Também acredito que seria interessante alguns modos diferentes como, por exemplo, a presença de um multiplayer local no qual quem fizesse mais pontos ganharia ou até mesmo partidas com desafios aleatórios entre amigos. A música é outra parte que peca um pouco. Mesmo que sejam todas ótimas, são poucas faixas e depois de algumas horas acabam enjoando. Os menus também ficaram um pouco mais confusos, talvez pela ausência da tela sensível ao toque do Vita. Uma ação simples como navegar pelos menus pode ser um pouco frustrante.

É definitivamente o tipo de jogo que eu recomendaria para qualquer pessoa que deseja passar o tempo. Outra vantagem é o cross-buy, ou seja, comprar uma versão garante a aquisição de todas. Por apenas um valor você vai poder jogar no PS3, PS4 e ainda carregá-lo no Vita.

Mas talvez a característica mais bonita do jogo, é a capacidade de entreter. Seja aperfeiçoando alguma manobra nova, analisando os cenários, entrando no ritmo das músicas ou simplesmente jogando por jogar. É realmente um título encantador e que merece ser mais conhecido e apreciado.
 

Veredito

OlliOlli continua sendo um jogo incrível e desafiador no PlayStation 3. Mesmo que a curva de aprendizado seja um pouco difícil para alguns, o título possui um custo-benefício muito alto, seja considerando as dezenas de desafios ou o cross-buy.

Jogo analisado com código fornecido pela Roll7.

80%