AnálisesPS3

[PSN] Joe Danger 2: The Movie

Análise

NOME: [PSN] Joe Danger 2: The Movie
FABRICANTE: Hello Games
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Corrida / Plataforma
DISTRIBUIDORA: Hello Games


LANÇAMENTOS
10/10/2012 10/10/2012 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Definição HD: 720p

Jogadores: 1 (2 a 4 no multiplayer local)

Espaço necessário no HD: 1,13 gB

Leaderboards

Troféus

DLCs


Joe Danger foi uma pérola. Era um jogo muito bonito, divertido e bastante completo, como eu mostrei na minha análise em 2010. Mesmo sendo o primeiro jogo da Hello Games e tendo sido desenvolvido por apenas 4 pessoas, ele era (e ainda é) melhor do que muitos jogos de grandes companhias. O jogo fez um enorme sucesso, alavancando a Hello Games a um novo patamar. Agora com uma base bem estabelecida e com mais recursos, a desenvolvedora lança Joe Danger 2: The Movie, e essa sequência é simplesmente fantástica em (praticamente) todos os aspectos.

Joe Danger 2: The Movie (JD2) é uma continuação direta do original. Depois de dar a volta por cima na carreira, Joe caiu nas graças de um diretor de Hollywood, que o convidou para participar de seus filmes e atuar como dublê em todas as cenas de ação. Essa premissa permite uma série de novidades à série: agora Joe anda não somente de moto, mas também de esquis, carrinhos de mineração e até de jetpack. Todos os veículos são tão divertidos como a tradicional moto (ou até mais) e trazem variedade sem alterar a essência do jogo.

A jogabilidade continua a mesma, uma mistura de jogo de corrida com plataforma. Você se movimenta apenas em um plano (para os lados, para cima e para baixo) e deve coletar itens, fazer manobras e vencer oponentes em corridas. Cada fase possui objetivos específicos como coletar todas as moedas, passar por uma base secreta sem ativar nenhum alarme, terminar a fase emendando um combo gigante do começo ao fim, terminar a fase em certo tempo e assim por diante. São muitos objetivos espalhados pelas dezenas de fases do jogo. Alguns destes objetivos são bem fáceis, mas alguns são extremamente desafiadores e podem frustrar aqueles menos obstinados.

JD2 é um jogo fácil de pegar mas difícil de masterizar e exige muitos reflexos; desde a primeira fase o jogo nunca te dá a mão e ensina calmamente o que fazer. Você já é jogado no meio da ação, tem que desenvolver reflexos rápidos e ter um olho atento em tudo que se passa pelas fases, para coletar todos os itens, achar segredos e completar as missões opcionais. É um aprendizado muito baseado em tentativa e erro, mas a diversão do jogo aliada à curta duração de cada fase faz o processo não ficar cansativo.

Além do modo principal, que mostra a saga de Joe pelos bastidores do cinema, há um modo Deleted Scenes que contém mais algumas dúzias de fases que supostamente foram cortadas pelo diretor. Se o jogo normal já é repleto de maluquices, estas fases elevam isso até a décima potência: aqui você controla um mestre de cerimônias de circo em um uniciclo, um cupcake gigante dirigindo uma moto e até um macaco pilotando um jetpack. Cada fase é mais absurda do que a outra, e eu não queria que fosse de outra forma.

 

Algumas fases possuem um objetivo especial, chamado de Pro Challenge. Para cumprir este objetivo, você deve cumprir todos os outros requisitos da fase de uma só vez antes de chegar ao final. Estamos falando de fases com 4 ou 5 objetivos, alguns deles difíceis por si só, então para quem busca um bom desafio, conquistar todas as medalhas do jogo deve demorar umas boas horas. Cada medalha de Pro Challenge conquistada libera uma nova roupa ou personagem (como os mencionados no parágrafo anterior) para ser usado por você quando quiser, aumentando ainda mais o incentivo.

O jogo foi lançado originalmente para o Xbox 360, em setembro de 2012, e pouco menos de um mês depois ele chega ao PS3 com muitas novidades e melhorias. A principal delas é um modo de jogo inteiro e gratuito chamado Nasty Tour, no qual você controla os membros da equipe rival de Joe, chamada Team Nasty. Este modo possui 25 fases com diversos objetivos, e estas fases estão entre as mais difíceis de todo o jogo. A Hello Games estima que só esse modo deve render ao menos 10 horas de jogo para ser completado integralmente, então realmente é um presente para os fãs de Joe Danger que esperavam por esta sequência.

Além disso, a versão de PS3 de JD2 vem com suporte ao YouTube, para envio de vídeos de gameplay gravados no próprio jogo, melhorias significativas na edição de fases, melhor distribuição da curva de dificuldade ao longo de jogo e diversas outras correções que a equipe conseguiu colocar no jogo para este lançamento.

Caso não consiga assistir, confira o vídeo no YouTube.

 

Caso não consiga assistir, confira o vídeo no YouTube.

 

Falando na edição de fases, o editor em JD2 é excelente, fácil de usar e muito completo, sendo limitado apenas pela criatividade do usuário. O editor é tão robusto que todas as fases do jogo foram criadas pela Hello Games dentro desse mesmo editor. em JD2, além de poder criar e compartilhar fases com seus amigos da PSN, você pode compartilhá-las com toda a comunidade do jogo. A Hello Games mantém diversas listas de fases, desde as melhores, recomendadas por eles mesmos, até as mais recentes, as mais jogadas e assim por diante. Eu experimentei algumas das recomendadas e realmente impressiona a habilidade de criação de algumas pessoas. Ideal para quem gosta de LittleBigPlanet e sua imensa quantidade de novidades.

Visualmente, o jogo é muito lindo. Posso afirmar sem medo de exagerar que JD2 é um dos jogos mais bonitos do PS3 com suas cores vibrantes, modelos de personagens e cenários bem feitos e muito polimento em todos os aspectos. Você não vê pop-ups, tearings nem quedas no frame rate no jogo; ele roda perfeitamente bem do começo ao fim. Aliado aos gráficos há uma trilha sonora excelente, com músicas que vão de divertidas e calmas até algumas muito agitadas e tensas, sempre combinando com a ação na tela.

 

Minha única reclamação é a falta de multiplayer online. O jogo oferece multiplayer local para até 4 jogadores, mas não é possível jogar com seus amigos (ou até mesmo com desconhecidos) através da PSN. Como é muito difícil para mim, e para muita gente, levar amigos em casa para jogar, eu dependo da PSN para jogar com outras pessoas. Esse era um problema no primeiro Joe Danger, e infelizmente ele não foi corrigido aqui.

Apesar desta falha, eu considero Joe Danger 2 é um jogo sensacional. Você pode não gostar do gênero e criticar o jogo por isso, mas se tiver o mínimo de interesse, JD2 com certeza é o jogo ideal. É bonito, divertido e longevo para quem quiser completá-lo com 100%. A sensação de completar aquele objetivo quase impossível, depois de inúmeras tentativas, é boa demais e é o que me fazia voltar pro jogo. É repleto de piadas e referências a outros filmes e jogos, de 007 a Indiana Jones passando até por Metal Gear. A possibilidade de jogar fases de outros jogadores estende muito a vida útil do jogo, que já é grande. Faça um favor a você mesmo e jogue Joe Danger 2. Não vai se arrepender.

 


— Resumo —

+ Muito divertido
+ Gráficos belíssimos
+ Trilha sonora excelente
+ Colecionáveis e destraváveis
+ Edição e compartilhamento de fases
+ Longevidade

Falta de multiplayer online

 

Caso não consiga assistir, confira o trailer no YouTube.

 

Jogo analisado com código para download fornecido pela desenvolvedora.

98%