Certamente [Prototype] não será concorrente a jogo do ano. E mesmo que exista uma série de defeitos no jogo, isso certamente não quer dizer que ele não mereça ser jogado. Publicado pela Activision e desenvolvido pela Radical Entertainment, [Prototype] conta a história de Alex Mercer, um cidadão normal que acorda em um necrotério logo antes da sua própria autópsia e, ao tentar fugir, percebe que conta com poderes super-humanos. Pra completar, ele ainda não se recorda de nada, tendo uma completa amnésia. Agora, ele tentará lembrar-se de tudo o que aconteceu, ao mesmo tempo em que planeja se vingar de quem o colocou nesta situação, em meio a uma Manhattan devastada por um vírus e vivendo o embate entre o exército e hordas de monstros orgânicos frutos. Ok, mais clichê, impossível. Mas quem dera este fosse o único problema do jogo.
[Prototype] é um jogo com estilo Sandbox (mapa aberto), com 31 missões principais e diversas missões secundárias, bem no estilo do que já estamos acostumados neste não-tão-novo-mas-já-bastante-imitado estilo de jogo, lançado por GTA. Mas peca em alguns detalhes tão cruciais a um jogo deste tipo, que nos faz ponderar se o seu lançamento não deveria ter sido adiado por mais algum tempo para a correção destes problemas. Embora a história do jogo em si seja interessante, a forma como é contada é desanimadora. As cutscenes (mesmo individualmente tendo sido bem elaboradas) são travadas e inconstantes, de uma forma que, às vezes, dá a impressão de não possuírem relação umas com as outras. Além disso, o próprio Alex Mercer possui muito pouco carisma e, em momento nenhum do jogo, faz questão de esconder que é um anti-herói, preocupado com seus próprios interesses em detrimento dos outros (ao oposto do possível em inFAMOUS, cuja comparação com [Prototype] é inevitável).