AnálisesPS3

ModNation Racers

Análise

NOME: ModNation Racers
FABRICANTE: United Front Games
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Corrida
DISTRIBUIDORA: Sony Computer Entertainment


LANÇAMENTOS
19/05/2010 19/05/2010 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Nº de Jogadores: 1-4 (Online: 2-12)

Definição: 720p

Troféus


Desde seu anúncio, na E3 de 2009, já estava claro o que poderíamos esperar de ModNation Racers. Um verdadeiro mix do divertido e despojado Mario Kart com o criativo e inovador LittleBigPlanet. E a produtora acertou a mão na escolha, produzindo um jogo com os melhores atributos de ambos os modelos que tem méritos o bastante para merecer ser desfrutado por todos os jogadores.

 

 

O conceito principal do jogo é o modelo "Play, Create, Share" (Jogue, Crie, Compartilhe) que já é conhecido desde o lançamento de LittleBigPlanet e que depois de dois anos sendo utilizado nesta franquia se mostrou interessante o suficiente para ser repaginado em ModNation Racers. Mas a base principal do jogo é o aclamado jogo da Nintendo Mario Kart, a mais conhecida e jogada batalha de karts do mundo dos games.

 

 

ModNation Racers não se envergonha de "pegar emprestado" tudo o que existe de melhor no jogo da Nintendo. Disputas insanas, itens para atacar os oponentes distribuídos na pista, traçados variados e coloridos e derrapadas a cada curva. Obviamente, também adiciona algumas novas alternativas, como a possibilidade de melhorar o item capturado ao se coletar três iguais (criando, por exemplo, uma chuva de mísseis teleguiados que acertam todos a sua frente ou uma onda de choque que faz com que todos os oponentes sejam momentaneamente paralisados), e uma barra de energia que é cheia à medida que derrapagens são realizadas, possibilitando ataques laterais aos oponentes, um nitro temporário e até um escudo momentâneo, que ajuda a minimizar um pouco o "efeito casco azul" de Mario Kart.

 

 

E ModNation Racers também não se envergonha de explorar ao extremo o pilar Play, Create, Share de LittleBigPlanet. O modo de criação que permite a edição de karts, personagens e traçados é tão bem construído que chega a superar e muito as qualidades do jogo em que foi baseado. A criação é complexa o suficiente para fazer modelos dos mais variados (no momento em que este texto é escrito, já existem milhares de modelos de personagens dos mais variados disponíveis, de Mario a Sonic, de Chaves a Homem Aranha), mas é simples o suficiente para que até aqueles jogadores mais impacientes com edição de conteúdo consigam em poucos minutos criar algo divertido e criativo.

 

 

A ferramenta mais interessante de todas é a de criação de pistas. Você simplesmente pilota por uma área aberta, montando o traçado, criando relevos, definindo curvas e obstáculos, com uma facilidade fora do comum. Se estiver animado, pode trabalhar todos os detalhes da pista, de um a um, esculpindo elementos e locais estratégicos. E se não estiver muito a fim de criar a sua obra prima, pode simplesmente clicar em um botão "auto-completar", que todos os detalhes da sua pista, tanto de cenário quanto de disponibilização de itens serão preenchidos automaticamente. E logicamente, já existem cópias de diversos circuitos, de Delfino Square de Mario Kart até o Circuito de Mônaco, da Fórmula 1.

 

 

Tudo acontece a partir de um Pod, uma área jogável onde o jogador pode se dirigir a salas onde as opções do jogo são disponibilizadas. O modo single player oferece uma história simples para apresentar a mecânica principal do jogo. Porém simplicidade não significa facilidade. A sua dificuldade pode até frustrar os jogadores mais iniciantes. O principal problema de ModNation Racers está nos excessivamente longos tempos de loading. Várias vezes você tem que esperar cerca de um minuto e meio para que uma corrida comece. Este problema promete ser corrigido em uma futura atualização de software, mas não deixa de ser algo que mostra falta de cuidado e atenção por parte da produtora.

 

Os gráficos são bonitos, mas não chegam a ser algo de grande destaque no jogo. Porém rodam lisos, com FPS constante e raríssimas quedas de taxa. O som nas corridas não passa das explosões, derrapadas e gritinhos de alegria dos personagens quando atacam com sucesso os oponentes, mas a história do modo single player tem todas as cenas de cortes dubladas com qualidade, mesmo que os embates entre os dois narradores/apresentadores de um fictício canal de TV fiquem bastante chatos e repetitivos com o tempo.

 

 

O modo online é utilizado ao extremo, seja para baixar e publicar conteúdo, seja para partidas e conversas com outros jogadores que ficam no mesmo Pod que você. Suas opções de compartilhamento de conteúdo são bastante semelhantes às disponíveis em LitteBigPlanet. As corridas se dividem nas ranqueadas e não ranqueadas com até 12 oponentes, mas não existe muita opção além disso. Um destaque vai para o multiplayer offline local, que conta com tela dividida para até 4 jogadores.

 

A falta de vergonha de ModNation Racers em pegar emprestados elementos de outros os jogos pode fazer o jogador mais desatento pensar que se trata de um jogo bastante "sem vergonha", mas isto está longe de ser verdade. A United Front Games conseguiu unir o melhor de dois mundos com maestria, proporcionando bastante diversão em um jogo de kart excelente, permeado por toda a variedade, diversão e fator replay que uma mecânica de criação e compartilhamento proporciona.

85%