AnálisesPS4

JYDGE

Análise

NOME: JYDGE
FABRICANTE: 10tons Ltd.
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Top Down Shooter
DISTRIBUIDORA: 10tons Ltd.


LANÇAMENTOS
03/10/2017 03/10/2017 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p

Nº de jogadores: 1-2 (offline)

Troféus (inclusive Platina)

Espaço necessário: 400 MB

Disponível Exclusivamente na PlayStation Store

Dublagem em PT-BR: Não

Legendas em PT-BR: Não


JYDGE é um jogo da ótima 10tons Ltd., uma excelente criadora de jogos no estilo "Top Down Shooter", responsável por ótimos títulos como Neon Chrome e Crimsonland, ambos nesse mesmo estilo de visão superior, com movimentação e mira utilizando os 2 direcionais e tiro com R2, um pouco diferente da mecânica "2 Stick Shooter".

JYDGE, inclusive, é baseado no universo cyberpunk futurista de Neon Chrome, que nos remete muito aos filmes de Robocop, um policial robô que é recrutado para tentar conter uma onda de criminalidade jamais vista. E é justamente essa a premissa de JYDGE, um soldado cibernético colocado nas ruas para tentar solucionar os problemas da megalópole Edenbyrg, sob dúvidas de sua sociedade.

JYDGE apresenta uma jogabilidade idêntica aos seus títulos predecessores, movimentação com o direcional esquerdo, mira com o direcional direito e tiro com o R2. É uma forma confortável de jogar, mas que tem um pequeno problema: a mira tende a se movimentar quando se aperta o R2. Apesar da opção que o jogo dá de "travamento" de mira, mesmo assim muitas vezes os controles não são precisos o suficiente, e um tiro certeiro ou disparos precisos em movimentação tendem a ser problemáticos. É um jogo muito bom de uma forma geral, mas peca em alguns pontos: a IA de bots controlados pela CPU não ajudam muitas vezes e em momentos com muitas coisas acontecendo na tela o framerate caiu drasticamente, dando a impressão de que o jogo poderia travar a qualquer momento.

JYDGE apresenta quatro atos com um total de 18 missões. É uma campanha principal relativamente curta, mas que pode se tornar maior devido a como cada missão é desbloqueada e de como você deve avançar coletando "medals". Os "medals" são nada mais do que pontos que se acumulam para desbloquear tudo no jogo, desde armas, até perks e missões. Esses pontos são ganhos por meio de 12 desafios concluídos em cada missão, divididos em 3 para cada nível de dificuldade, Normal, Hardcore, Grim e Nightmare. Os desafios variam entre não ser detectado, não tomar dano, eliminar todos os inimigos em um determinado tempo, e vão variando a cada dificuldade.

Essa forma de desenvolvimento de progresso faz com que o jogador jogue diversas vezes a mesma missão, conforme avança e desbloqueia novos tipos de arma, novos especiais e novos perks que facilitam um desafio que anteriormente parecia impossível. Por exemplo, um inimigo que era difícil de eliminar sem tomar dano pode ser derrotado facilmente com uma arma evoluída e perks com bônus de dano. Um fator que pode garantir uma sobrevida ao jogo é a possibilidade de jogar cooperativamente na mesma tela.

Além das "medals" que desbloqueiam missões e perks, o jogo conta com valores em dinheiro para comprar as evoluções para as armas, aumentando o dano de cada e dos diversos tipos de tiros, além da compra dos perks que podem ser utilizados em cada missão, slots para o número de perks em seu JYDGE e slots para bônus de arma. Ganhar dinheiro é parecido com o visto em Neon Chrome, por meio de "caixas" ou inimigos mortos.

A variação de perks, armas e especiais, sem dúvida alguma, são o ponto alto de JYDGE. As combinações das dezenas de perks, modos de tiro e especiais podem gerar uma infinidade de combinações. Seu personagem chega a ter 4 slots para a combinação dos 35 perks disponíveis, que podem dar pontos de vida e resistência até a capacidade de se manter invisível. Para a arma, estão disponíveis 25 bônus que variam entre bônus de dano físico até bônus para o especial, recebimento de vida e dinheiro por cada morte. Além de todas essas variações, existem ainda 15 especiais e 14 tipos de tiros diferentes.

Toda essa infinidade de opções é essencial para que o jogador complete cada um dos desafios, e essa com certeza é a principal graça de JYDGE, conhecer todos seus perks e saber o que cada um faz e assim combiná-los para conseguir um determinado benefício para cada missão. Por exemplo, combinar perks de invisibilidade para uma missão em que não pode ser visto, aumento de vida e velocidade para missões em que você precisa terminar em um determinado tempo, e assim por diante.

Veredito

JYDGE é um jogo extremamente divertido e obrigatório para os fãs do gênero e para jogadores que jogaram e gostaram de jogos como Neon Chrome e Crimsonland. Apesar da campanha muito curta, com apenas 18 missões, e da "obrigação" de jogá-las diversas vezes para desbloquear níveis, perks, armas e especiais novos, ainda assim a infinidade de formas de jogar, graças às infinitas variações de perks e armas, faz com que o jogador aprenda a experimentar diferentes estilos. JYDGE é um ótimo jogo e merece a atenção dos fãs do gênero.

Jogo analisado com código fornecido pela 10tons Ltd.


 

80%