AnálisesDLCPS3

Grand Theft Auto Online (Grand Theft Auto V)

Análise

NOME: Não disponivel
FABRICANTE: Não disponivel
PLATAFORMA: ps3
GENERO: Não disponivel
DISTRIBUIDORA: Não disponivel


LANÇAMENTOS
Não disponivel Não disponivel Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Não disponivel


Grand Theft Auto V, sem dúvida, é um dos melhores jogos desta geração e possivelmente da história dos videogames. Nossa análise deixou isso claro.

Agora, no início deste mês, Grand Theft Auto Online foi disponibilizado para o jogo. Visto mais como um extra para aqueles que terminarem tudo o que a campanha single-player tem a oferecer, o modo online tem seus altos e baixos.


Vídeo acima mostra o apartamento do jogador e uma missão sendo feita com membros do clã.

GTA Online deve ser visto como um outro jogo, mesmo estando no mesmo pacote, que se passa no mesmo mundo de GTA V. Sem dúvida, se estivéssemos falando de uma outra produtora mais mercenária, seria de fato um produto separado. Mas por nossa sorte, não é.

Todos nós sabemos do lançamento problemático do modo. Parecia um MMO sendo disponibilizado, com impossibilidade de entrarmos nos servidores, diversos problemas incluindo perda de save e muito mais. Isso foi consertado aos poucos pela Rockstar e, mesmo hoje, ainda é complicado jogar para algumas pessoas. Mas para nós, já estava jogável por volta do segundo patch que recebeu.


Outro exemplo de missão sendo feita.

A primeira coisa que você fará ao entrar no mundo de GTA Online é criar o seu personagem. Criá-lo, no entanto, é simples porém limitado de certo modo. Você deve escolher a sua família genealógica para definir a raça do seu personagem. Seria muito mais fácil mexer no personagem em si de uma vez para fazê-lo parecido com o que você deseja. Depois de escolhido isso, coisas como o cabelo, roupa e outros podem ser customizados mais tarde.

GTA Online possui sua própria história. Você chegará em Los Santos e deverá fazer uma série de missões, tanto de “história” quanto opcionais. Todas elas podem ser feitas com um número de jogadores, que variam entre 2 a 8 normalmente (ou seja, há missões que podem ser feitas no máximo com 2 jogadores, enquanto que outras possuem um limite de 8 jogadores).

Após chegar em Los Santos, customizar seu personagem, escolher o seu primeiro carro e fazer mais alguns tutoriais, finalmente poderá aproveitar o modo com os seus amigos. Sim, amigos. É possível jogar GTA Online praticamente que inteiro sozinho ou com aleatórios, mas a verdadeira graça é jogar com outros amigos, no mínimo 1, sendo o ideal outros 3.


Missão opcional de pára-quedas.

As missões são muito variadas. Você terá que ir em um lugar, roubar drogas e fugir. Em outra terá que roubar um carro em movimento. Em outra ainda roubará um avião com diferentes objetivos (veja o vídeo mais abaixo). Os “caminhos” delas sempre são diferentes, mas depois de um tempo se tornam semelhantes em seus objetivos.

Já as opcionais possuem uma certa variedade também. Você pode jogar tênis, golfe, participar de partidas deathmatch, survival contra ondas de inimigos em diferentes “mapas”, diversos tipos de corrida (inclusive uma de rally que um dirige e o outro tem acesso ao GPS, como um rally de verdade) e assim por diante. Há muita coisa a ser feita e haverá no futuro quando a Rockstar disponibilizar mais ainda.


Missão mais avançada na história. Você precisa roubar um avião. Um membro de seu grupo deve controlá-lo, enquanto os outros devem dar cobertura.


Missão de Survival (sobrevivência).

O objetivo de tudo isso é simples: ganhar dinheiro. Juntando dinheiro você poderá comprar carros melhores, customizar seu personagem comprando mais itens que agradam você (e certos itens só abrem com rankings maiores também) e até comprar o seu próprio apartamento e garagem (veja um exemplo no início do primeiro vídeo desta análise).

Obviamente, outros jogadores podem interagir com você e serem “trolladores”. Ou seja, eles podem matá-lo a qualquer momento e você ter sua grana roubada (se não a depositou no banco através do celular). É divertido querer matar os outros, mas há momentos que isso é irritante. Para aqueles que não querem isso, podem pagar (com o dinheiro do jogo) para que ninguém indesejado esteja em sua sessão.

Cada servidor suporta 16 pessoas simultaneamente. Normalmente, o jogo tenta colocar você, seus amigos da PSN e seu clã no mesmo lugar. Mas se não conseguir, é fácil se unir às pessoas que você deseja.

Grand Theft Auto Online é extremamente divertido com os amigos. Sozinho, nem tanto. Logo as coisas se tornam monótonas, pois as missões oferecidas se tornam repetitivas se estiver sozinho, mas em amigos, mesmo que o objetivo seja o mesmo, sempre é uma experiência diferente, por incrível que pareça.


Missão de corridas de jet-skis.

Mas nem tudo são flores. Além dos problemas em seu lançamento, o mundo é bastante deserto em relação ao single-player. Se você andar bastante pela cidade, verá que quase não há NPCs e carros podem ficar sem aparecer por bastante tempo em determinadas regiões.

Como dito, jogar sozinho é possível, mas a experiência pode ser péssima. Jogar missões como “deathmatch” requerem que você convide as pessoas e espere que elas demonstrem interesse. Muitas vezes isso não acontece e você ficará lá esperando elas enquanto se divertem em outros lugares com os seus clãs.

Outro problema é o Rockstar Social Club. Você pode usar o seu celular para tirar fotos de qualquer situação, por exemplo. Elas são enviadas para o site social da desenvolvedora, mas rapidamente somem ou nem mesmo são enviadas.

O loading do modo Online também é relativamente longo, principalmente quando você termina uma missão e volta ao “freemode”.

Há alguns bugs também (no início do vídeo da primeira análise você pode notar que eu desliguei a conversação de outros jogadores e ainda assim eu os escutava). Enfim, infelizmente ainda está longe de ser uma experiência perfeita.

Mas mesmo não sendo uma experiência perfeita, devemos nos lembrar que GTA Online é apenas um modo extra de um ótimo jogo. E a Rockstar está fazendo tudo o que pode para nos oferecer o que ela tinha em mente. Resta aguardar por isso. Até lá, vamos aproveitar as missões existentes com os nossos amigos.



— Resumo —


+
Mundo de GTA com os seus amigos


+
Missões bastante variadas


+
Possibilidade de aproveitar tudo sozinho, mesmo não sendo o ideal a ser feito





Problemas em seu lançamento e muitos ainda persistem até hoje





Mesmo variadas em seu percurso, as missões possuem objetivos semelhantes

90%