Nota: esta é uma mini-análise que apenas destaca as diferenças da versão de Vita em relação à de PS3. Leia a análise completa do jogo clicando aqui.
Fez é um jogo bastante popular no universo indie e já está no mercado há algum tempo. Nele, você controla Gomez, que vivia tranquilo num mundo 2D quando um misterioso cubo aparece e se despedaça, alterando sua realidade e enchendo-a de bugs. O protagonista precisa, então, recuperar os pedaços do cubo para reconstruí-lo e salvar sua realidade. Na prática, Fez é um jogo de plataforma e puzzle em cenários 2D que giram como se fossem construídos em 3D.
No Vita, Fez funciona tão bem quanto na versão de PS3, com a adição da tela de toque que permite ao jogador, ao arrastar o dedo por ela, observar trechos mais longínquos do cenário. Navegar pelo mapa também usa a mesma funcionalidade, que é bastante intuitiva e rápida.
Em termos gráficos, o jogo não fica atrás da versão de PS3, embora, obviamente, não seja tão fácil observar tantos detalhes na tela do portátil. A tela menor, inclusive, contribui para um pequeno desagrado que tive: em momentos em que a câmera do jogo recua muito, Gomez fica ainda menor do que já é, o que talvez mal seja notado na versão de console, mas que no Vita o deixou um pouco pequeno demais.
Os controles nos trechos de plataforma funcionam bem e os puzzles são exatamente iguais à versão de PS3, para o bem e para o mal. As fases são bastante segmentadas e a coleta de pedaços de cubo é um processo muito tranquilo e que pode ser retomado quase exatamente de onde se para, graças a salvamentos recorrentes. Por isso, em termos de design de cenário e proposta, Fez é um jogo bem adequado a um portátil, o que de alguma forma complementa o certo desgaste que longas partidas podem causar, como apontado na nossa análise principal.
Por fim, é preciso dizer que Fez apresenta cross-buy e cross-save entre as versões de PS4, PS3 e PS Vita.
Veredito
Fez é um jogo original e bom, apesar de algumas falhas, e sua versão de Vita está no mesmo nível da versão de PS3, com a vantagem de o design do jogo favorecer uma plataforma de partidas curtas.
Jogo analisado com cópia digital adquirida na PlayStation Store americana.