AnálisesPS Vita

DJ Max Technika Tune

Análise

NOME: DJ Max Technika Tune
FABRICANTE: Pentavision / Neowiz Mobile
PLATAFORMA: psvita
GENERO: Rítmico / Musical
DISTRIBUIDORA: Pentavision Global


LANÇAMENTOS
Não disponivel Não disponivel 27/09/2012


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução: qHD

Jogadores: 1

Troféus

Leaderboards

Espaço necessário para a versão download: 3,1 GB


DJ Max Technika Tune é um daqueles títulos que podem ser um “system seller” para determinadas pessoas. Ou seja, um jogo que a pessoa compraria um Vita somente para jogar. Mas, afinal, o que é DJ Max?

A série DJ Max é bastante conhecida no Oriente com suas versões para Arcade e PSP, por exemplo. É um jogo rítmico/musical, que você deve acompanhar as notas – sem mistérios até aqui. Porém, o caso de Technika Tune é à parte. Para quem está acostumado com os outros jogos da série verá algo diferente aqui.

Technika Tune se diferencia pelo fato de usar a Touch Screen do Vita (e também seu painel traseiro) para tocar as notas músicas no momento certo. Se você jogou Elite Beat Agents no Nintendo DS, sabe o que encontrará aqui. O vídeo abaixo mostra um gameplay da versão Arcade do game, mas é exatamente igual no Vita (inclusive a música):

Parece alucinante? Sem dúvida. DJ Max Technika Tune é difícil e você precisará ser extremamente bom em ritmo e coordenação motora para se dar bem aqui.

A mecânica de Technika Tune é simples: pressione o “botão” quando a linha estiver exatamente sobre ele. A maioria das notas são assim, mas existem variações, como “segure e arraste” ou “pressione uma vez e depois novamente no tempo certo”. O painel traseiro do Vita não exige que seja preciso em “localização”, apenas que seja pressionado no momento certo – segurando ou apenas pressionando uma vez. A imagem abaixo mostra o “botão” azul, que é justamente o que indica o uso do painel traseiro. Neste caso, você deve segurar o seu dedo no painel.

Vale ressaltar que o uso do painel traseiro do Vita pode ser desligado nas opções, mas é como se você tirasse fora metade da experiência do jogo.

Outra mecânica é o “Fever”. Quando você consegue manter um bom “combo”/boa sequência de acertos, a sua barra de “Fever” é preenchida. Pressione o botão no canto superior direito e o “Fever” terá início. Com ele, você não precisa ser 100% exato para ganhar a pontuação das notas – portanto, abuse disso em sequências verdadeiramente difíceis.

Technika Tune possui quatro modos diferentes: Star Mixing, Pop Mixing, Club Mixing, Free Style. No primeiro, você usa apenas a Touch Screen e a dificuldade é baixa. No segundo, o painel traseiro é usado. O terceiro é o verdadeiro desafio. Já o último é um modo infinito para você jogar como quiser. Em cada modo você escolhe uma música que deseja jogar (com exceção do Club, que são “sets”) e deve completar três, obtendo um rank de pelo menos “C” em cada uma (que pode ir até “S”).

As músicas são um show à parte. Existem diversas e que provavelmente algumas delas deverão agradar o seu ouvido. Abaixo você confere alguns exemplos:

Os clipes acima realmente passam no fundo do gameplay – ou seja, você vê eles enquanto joga. É uma experiência interessante e a tela do Vita é simplesmente perfeita para isso.

DJ Max: Technika Tune possui uma galeria para que você possa ver os clipes sem jogar ou somente escutar as músicas. É possível até mesmo favoritar as músicas para escutá-las em uma playlist própria. Temos inúmeros destraváveis, mas isso é resumido em imagens dos clipes e alguns vídeos “secretos”. Conforme você vai jogando, tais itens são liberados – também existe um nível para o seu perfil. Esse nível evolui automaticamente – quanto mais você jogar, mais rápido ele crescerá.

E, infelizmente, é isso. Technika Tune é limitado, focado apenas e puramente em seu gameplay. Não existe um modo multiplayer (o máximo são “leaderboards” e compartilhamento no Facebook), não existem extras interessantes que incentivem o jogador a destravá-los. Apenas jogar e rejogar as diversas músicas disponíveis em diferentes dificuldades. Pelo preço cobrado (44,99 dólares em seu lançamento), acreditamos que esta seja uma crítica válida.

Se você é fã de jogos rítmicos, DJ Max Technika Tune é completamente obrigatório. Mesmo se nunca gostou da franquia DJ Max, experimente este, pois é diferente. No entanto, se jogos rítmicos nunca foram sua praia, mantenha-se longe: além de ser desafiador (e, portanto, possivelmente frustrante), não há algo “diferencial” que fará você se interessar pelo título.



— Resumo —


+
Gameplay


+
Músicas


+
Desafiador





Desafio pode ser frustrante para muitos – até mesmo no “Easy”





Repetitivo a longo prazo

85%