Dead Space: Extraction (DSE) finalmente chega a um console de alta definição. Lançado originalmente para o Nintendo Wii em 2009, ele agora é relançado no Playstation 3 fazendo uso do Playstation Move e com algumas atualizações. Os gráficos foram levemente melhorados e o visual geral está melhor, mas para quem jogou o original, não há novidade significativa aqui. O jogo foi lançado na Playstation Network, mas o melhor negócio é comprar a Edição Limitada de Dead Space 2, que vem com Extraction gratuitamente. Para aqueles que nunca jogaram, e principalmente para os fãs da série Dead Space, não tenham dúvidas: vale muito a pena jogar DSE.
Diferentemente dos jogos principais da série, DSE é um jogo de tiro on rails, ou seja, você não controla o movimento do personagem, apenas a sua arma e onde ela atira. Em alguns momentos do jogo até há um certo controle sobre o personagem, mas apenas permitindo que se olhe para os lados, buscando armas, itens ou algum outro colecionável. O jogo é uma prequel (uma prequência? Essa palavra existe? Se não, ela acaba de ser criada) para o Dead Space original e mostra o momento em que o Marker é desenterrado em Aegis VII, e como o caos começou na colônia e posteriormente na USG Ishimura.
Os colecionáveis são bem variados e incluem novas armas, munição, medkits (para recuperar energia) e logs de texto, áudio e vídeo. Assim como nos jogos tradicionais da série, esses logs ajudam a expandir a história, mostrando um lado mais pessoal e humano dos eventos que acontecem nos lugares afetados. Também é possível encontrar upgrades para as armas nos capítulos, e eles realmente fazem a diferença, deixando as armas mais fortes. Isso é essencial principalmente para as dificuldades mais avançadas. É possível jogar em vários níveis de dificuldade, do Normal ao Impossible, e os upgrades de armas podem ser usados em qualquer uma. O recomendado, portanto, é que você jogue uma vez no Normal (ou até no Hard, as duas dificuldades abertas inicialmente), encontre os upgrades e então tente jogar nas dificuldades Expert e/ou Impossible.
Os gráficos do jogo foram melhorados em relação aos originais, mas ainda deixam muito a desejar. É um jogo impressionante para o Wii, mas muito abaixo da média para o PS3. Texturas são borradas, sombras são estranhas (e muitas vezes surgem do nada em uma parede ou no teto), a iluminação deixa a desejar e há pop-ups constantes na tela, muitas vezes de objetos (ou inimigos) que estão próximos de você e simplesmente aparecem no ar. Contudo, os personagens se salvam desse "mal do Wii". A modelagem deles é boa, as texturas nos rostos e corpos são legais e o principal: a sincronização labial é excelente. Realmente excelente. Melhor que da grande maioria dos jogos realmente de alta definição. Nem todos os personagens foram tão bem animados, mas os principais conseguem mostrar emoções e reações genuínas e críveis.
— Resumo —
+ Jogo para fãs da série
+ Bom uso do Playstation Move
+ Personagens legais e boas atuações
+ Colecionáveis
+ Armas podem ser melhoradas
+ Desafios (challenges)
– Gráficos ultrapassados
– Pop-up de objetos é constante
– Falta de customização dos botões ao usar o Dualshock
– Bugs que travam o avanço no jogo e que forçam você a recomeçar a fase
– Sem leaderboards