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Castlevania: Lords of Shadow

Castlevania e 3D nunca foram dois termos bem vistos na mesma frase. A série, louvada por suas diversas iterações em duas dimensões, nunca conseguiu emplacar um bom jogo tridimensional. Muitos diziam que a série deveria permanecer como estava, sem grandes mudanças. Castlevania: Lords of Shadow veio para quebrar essas paradigmas e mostrar que é, sim, possível, termos um bom Castlevania em 3D.

Lords of Shadow (LoS) é um reboot da série, um jogo que pode ser considerado o marco zero da nova direção que a Konami quer dar à série. Desenvolvido pela espanhola MercurySteam, ele não se parece muito com os jogos mais recentes da série, principalmente os lançados a partir de Symphony of the Night (SotN). Não há um castelo ou uma área única a ser explorada. LoS é similar aos jogos originais de Castlevania, aqueles lançados nos idos dos anos 1980 e começo de 1990. As fases são lineares e o foco é o combate e a resolução de puzzles. Muitos dizem que LoS "não é um Castlevania", mas eles estão errados. Muitos elementos que fazem a série estão presentes, apenas não da forma que os jogadores estão acostumados depois de SotN.

 

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<p>A história se passa no século XI e acompanha Gabriel Belmont, um membro da Brotherhood of Light, uma organização que tem como objetivo defender os inocentes das criaturas sobrenaturais que assombram o mundo nessa época de trevas. Diz-se que a ligação da Terra com o Céu foi quebrada por três seres malignos conhecidos como Lords of Shadow, que também criaram um feitiço que impede as almas mortas de ascenderem ao paraíso. Marie, a esposa de Gabriel, foi assassinada e está presa no Limbo. Ela então guia Gabriel para desvendar os acontecimentos e tentar salvar o mundo das trevas. A premissa básica é essa e parece simples, mas acredite, a história é bastante complexa e sofre diversas reviravoltas que irão sempre surpreendê-lo positivamente. O final em especial deve deixar qualquer um de cabelo em pé.</p>
<p>Gabriel é acompanhado em sua jornada por outro membro da Brotherhood, chamado Zobek, que também atua como narrador e luta ao lado de Gabriel em alguns momentos. LoS é dividido em 12 capítulos e cada capítulo é dividido em fases, e cada fase é introduzida por um texto narrado por Zobek (voz de Sir Patrick Stuart, impecável como sempre). Os textos ajudam a criar o clima do jogo, e são muitas vezes acompanhados por cutscenes muito bem feitas na própria engine do jogo.</p>
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Os gráficos são simplesmente espetaculares e são um dos pontos altos do jogo. Algumas fases do início podem não comprovar isso, mas as fases a partir do capítulo IV ficam cada vez mais impressionantes. Os cenários são deslumbrantes e muitas vezes vão fazer você parar de jogar só para apreciar a beleza do jogo. Vários detalhes menores contribuem para a qualidade gráfica.  A chuva e a neve, por exemplo, grudam na tela ao cair, e escorrem e derretem, dando um simples porém ótimo efeito visual.

 

 

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<p>Os modelos dos personagens no geral também são impressionantes, incluindo aí Gabriel, Zobek, Pan e, principalmente, um personagem conhecido como Silver Warrior. É impossível não ficar impressionado quando ele aparece. Contudo, alguns modelos deixam muito a desejar, como das personagens Marie e Claudia. Fica a impressão de que foram feitas às pressas e não receberam a mesma atenção que os outros. A sincronização labial no geral também é boa, mas por vezes nota-se uma discrepância grande entre o que se ouve e o que se vê.</p>
<p>O sistema de combates é muito bom, baseando-se nos jogo de ação recentes como God of War e expandindo o modelo com magias Light e Dark. Gabriel só empunha uma arma principal, uma cruz de combate que contém um chicote metálico retrátil que possui ataques fracos e fortes. Ele também pode usar armas secundárias, adquiridas ao longo do jogo, e que realmente são úteis para enfrentar os inimigos. Saber usá-las é fundamental para sobreviver em alguns momentos. O jogo oferece diversos combos para serem adquiridos pelo jogador, aumentando ainda mais as possibilidades de combate.</p>
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Tanto a cruz quanto as armas secundárias são afetadas por magia. A magia Light, quando ativada, permite que cada golpe com a cruz recupere uma fração dos pontos de vida (HP) de Gabriel. A magia Dark permite que Gabriel utilize ataques mais fortes. Cada arma secundária é afetada diferentemente (as adagas ficam mais fortes com a magia Dark, a água benta cria um campo de força temporário com a magia Light, e assim por diante).

 

 

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<p>Cada tipo de magia possui um medidor próprio, que deve ser preenchido com orbs deixadas ao derrotar inimigos. Além disso, o jogo oferece um sistema chamado Focus: quanto mais variados forem seus ataques, quanto mais você se esquivar e defender golpes na hora certa, mais a barra de Focus se encherá. Quando ela está cheia, cada golpe que atingir algum inimigo irá liberar orbs, o que permite que o jogador encha seus medidores e monte estratégias avançadas de combate. Ao ser atingido a barra de Focus é totalmente esvaziada, e ao utilizar alguma das magias, os inimigos não liberam orbs, então é essencial planejar suas ações.</p>
<p>A câmera é fixa e não pode ser controlada de forma alguma pelo jogador, e é um grande problema do jogo que atrapalha principalmente quando se está lutando. Em diversos momentos os inimigos estão fora da tela e você não consegue saber onde eles estão nem quando ou como vão atacar. Não é um problema que impeça você de aproveitar o jogo, mas algumas vezes você vai se perguntar por que a câmera não foi melhor posicionada, ou até mesmo porque um sistema de câmera como o de Metal Gear Solid 3: Subsistence, da própria Konami, não foi usado como inspiração. Nele, a câmera é originalmente fixa, mas com o aperto de um botão ela passa a ser livre e o jogador a controla como preferir. LoS não usa o analógico direito (a não ser o clique dele, para encher a magia Dark), então talvez esse sistema seria útil aqui.</p>
<p>Como já dito, o jogo possui 12 capítulos e cada um é dividido em fases. Alguns capítulos possuem várias fases, enquanto outros contam com apenas uma ou duas. No geral, LoS é um jogo bastante longo. O autor desse texto levou quase 20 horas apenas para terminar o jogo a primeira vez, sem repetir fases. Essa duração é algo raro hoje em dia, com jogos que podem ser terminados em 8 ou 10 horas, na média. Além disso, o fator replay é muito alto em LoS. Ao terminar o jogo uma nova dificuldade é liberada e traz um desafio a mais. Além disso, ha os já mencionados combos a serem adquiridos, e jóias e baús escondidos pelos cenários que aumentam a vida, as magias e a quantidade das armas secundárias.</p>
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