Castlevania e 3D nunca foram dois termos bem vistos na mesma frase. A série, louvada por suas diversas iterações em duas dimensões, nunca conseguiu emplacar um bom jogo tridimensional. Muitos diziam que a série deveria permanecer como estava, sem grandes mudanças. Castlevania: Lords of Shadow veio para quebrar essas paradigmas e mostrar que é, sim, possível, termos um bom Castlevania em 3D.
Lords of Shadow (LoS) é um reboot da série, um jogo que pode ser considerado o marco zero da nova direção que a Konami quer dar à série. Desenvolvido pela espanhola MercurySteam, ele não se parece muito com os jogos mais recentes da série, principalmente os lançados a partir de Symphony of the Night (SotN). Não há um castelo ou uma área única a ser explorada. LoS é similar aos jogos originais de Castlevania, aqueles lançados nos idos dos anos 1980 e começo de 1990. As fases são lineares e o foco é o combate e a resolução de puzzles. Muitos dizem que LoS "não é um Castlevania", mas eles estão errados. Muitos elementos que fazem a série estão presentes, apenas não da forma que os jogadores estão acostumados depois de SotN.
Os gráficos são simplesmente espetaculares e são um dos pontos altos do jogo. Algumas fases do início podem não comprovar isso, mas as fases a partir do capítulo IV ficam cada vez mais impressionantes. Os cenários são deslumbrantes e muitas vezes vão fazer você parar de jogar só para apreciar a beleza do jogo. Vários detalhes menores contribuem para a qualidade gráfica. A chuva e a neve, por exemplo, grudam na tela ao cair, e escorrem e derretem, dando um simples porém ótimo efeito visual.