AnálisesPS4

Bridge Constructor Portal

Análise

NOME: Bridge Constructor Portal
FABRICANTE: ClockStone
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Simulação/Puzzle
DISTRIBUIDORA: Headup Games


LANÇAMENTOS
01/03/2018 01/03/2018 Não disponivel


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Nº de Jogadores: 1

Troféus (inclusive Platina)

Espaço necessário: 210MB

Disponível Exclusivamente na PlayStation Store

Legendas em PT-BR: Sim

Dublagem em PT-BR: Não


Bridge Constructor Portal é um "port", por assim dizer, da franquia Portal para os jogos Bridge Constructor, que usa os mesmos elementos de criação de pontes da franquia, mas com uma temática baseada no universo de Portal, aclamada franquia da Valve. Você é uma pessoa sem identidade à procura de emprego, conhecido inicialmente apenas como "estagiário". Você começa o jogo respondendo às perguntas de GLaDOS, que busca um funcionário esperto o suficiente para conseguir driblar as dificuldades do universo do jogo, e esse é um aspecto muito interessante do jogo: o humor em que tudo se desenrola.

Um dos fatores mais legais da aventura de Bridge Constructor Portal é a forma bem-humorada que GLaDOS se dirige a você, cheia de sarcasmo, bom-humor e piadas que provavelmente todo estagiário sofre no início de sua carreira. Tudo na aventura remete ao tom de bom-humor, desde as conversas até os efeitos sonoros e músicas. É um jogo muito agradável para se passar o tempo.

O jogo conta com uma campanha totalmente singleplayer off-line e se desenrola em um total de 60 fases, que são nada mais do que quebra-cabeças. Ou seja, o seu desafio é sempre levar um carro (nesse caso, empilhadeiras) do ponto A ao ponto B passando por diversos obstáculos, desde uma simples barreira até sensores inimigos que podem destruir seu veículo.

Dentro de cada missão estão inseridas mecânicas da franquia Portal, os famosos portais que teletransportam o jogador de um ponto a outro instantaneamente. Um exemplo é aproveitar uma queda de um portal para ser catapultado através de outro para então atravessar uma parede. Se você jogou e gostou de Portal provavelmente gostará também de Bridge Constructor Portal.

Dentro de cada fase existem diversas variáveis que influenciam na tentativa de terminá-la, desde portas que se alternam entre abertas e fechadas, gel que acelera ou arremessa o jogador, botões ou bolas de energia que atuam de alguma maneira no cenário, enfim, o interessante disso tudo é que cada fase precisa ser completada de duas formas diferentes: uma travessia individual e uma travessia em "comboio", que nada mais é do que uma série de veículos em sequência.

A necessidade de completar cada fase de duas formas diferentes é um fator primordial para o sucesso ou o fracasso de cada missão. Uma estrutura que foi bem-sucedida para uma travessia simples talvez não seja o suficiente para a travessia de 10 veículos de peso e velocidade diferentes, e isso cria uma variável que o jogador precisa fazer ajustes, fortificar ou até mesmo modificar uma estrutura que foi o suficiente anteriormente.

O que vale mesmo para o sucesso de cada fase é apenas fazer com que o comboio chegue ao destino, não importa como ou o quanto de material você use. As possibilidades são muito variadas e isso é muito legal até um certo ponto. Em um mundo onde os jogos são basicamente "globais", Bridge Constructor Portal vai totalmente na contramão, não existindo nenhum tipo de compartilhamento ou rankings para que o jogador possa saber se sua estrutura é eficaz ou apenas um monte de peças empilhadas.

Talvez Bridge Constructor Portal pudesse criar um sistema em que os jogadores compartilhassem suas criações para tentar criar estruturas cada vez mais eficazes e com o menor número possível de material, ou criações malucas e caminhos diferentes para o sucesso da missão, enfim, uma comunidade aos moldes de Little Big Planet em que se cria e compartilha suas criações.

Um fator muito interessante, e curioso para dizer o mínimo, é que Bridge Constructor Portal possui uma localização para o português brasileiro excelente; um trabalho primoroso que poderia deixar com inveja qualquer grande estúdio. Até aqui ótimo, então, qual é o problema disso? O problema é que até o momento em que escrevo essa análise o jogo não está disponível na PSN brasileira. É no mínimo curioso.

Veredito

Bridge Constructor Portal é um puzzle/simulador excelente dentro do universo de Portal, que traz um humor leve e inteligente para o jogador. Os desafios passam de forma natural e cada sucesso faz com que você espere a próxima piada de GLaDOS. Mas o jogo não é só isso, ele traz um total de 60 fases com duas variações de sucesso dentro de cada uma delas, e o universo de Portal traz missões muito interessantes e inteligentes com uso da possibilidade atravessar portais para diversas variações. O jogo por si só é excelente, mas se você jogou e gostou de Portal não vai se decepcionar com Bridge Constructor Portal.

Jogo analisado com código fornecido pela Headup Games.


 

82%