AnálisesPS4

Análise – Super Neptunia RPG

Análise

NOME: Super Neptunia RPG
FABRICANTE: Idea Factory / Compile Heart / Artisan Studios
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Plataforma / RPG
DISTRIBUIDORA: Idea Factory International


LANÇAMENTOS
28/06/2019 28/06/2019 20/12/2018


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Troféus (inclusive Platina)
Nº de Jogadores: 1
Espaço Necessário: 3,5 GB
Dublagem PT-BR: Não
Legendas PT-BR: Não


A série Neptunia jamais teve um visual atrativo ou valores de produção que pudessem chamar a atenção de um grande público, porém debaixo de seus modestos valores de produção existem bons RPGs que conquistaram um público bastante fiel. Super Neptunia RPG é o único jogo da série até o momento que pode ser considerado como graficamente bonito, graças a sua arte 2D. Infelizmente, o preço pelos visuais resultou em um RPG absolutamente medíocre em todos os aspectos exceto o visual.

Neptune e as demais deusas perdem suas memórias e se encontram em um mundo dominado por uma organização chamada Bombyx Mori. As protagonistas tentam encontrar um modo de recuperar suas memórias e sua jornada acabam colocando-as contra essa organização. Utilizar clichês é uma característica da série, porém os diálogos não dão suporte para tornar a história minimamente interessante. O humor da série e suas demais referências também desapareceram quase que completamente já que o título opta por repetir o mesmo tema e as mesmas piadas continuadamente. A falta de diálogos também afeta NPCs (que não falam quase nada), missões opcionais (que não mostram informações importantes sem navegar os menus) e praticamente todos os demais aspectos do jogo.

A jogabilidade se assemelha a Valkyrie Profile cuja exploração dos ambientes é semelhante a um jogo de plataforma e com um combate que utiliza de 4 integrantes. A fórmula foi já utilizada várias vezes e aperfeiçoada desde os tempos do primeiro Playstation, mas Valkyrie Profile ainda é a referência principal sobre como construir esse tipo de jogabilidade. A parte plataforma do título deve ter ambientes que informem claramente onde o jogador pode prosseguir, mapas grandes que permitem caminhos alternativos até o seu objetivo e segredos que tornem incentivem a exploração.

O combate atrela um botão para cada integrante da equipe e sua estratégia está em quando e como cada ataque deve ser utilizado seja para criar um combo extenso ou impedir ataques, entre outros usos. Super Neptunia RPG utiliza exatamente dos mesmos sistemas, mas sem levantar absolutamente nenhuma lição do porque essa jogabilidade funciona desde Valkyrie Profile.

Os ambientes em Super Neptunia RPG são graficamente belos, porém também não são claros por onde é possível caminhar e muitas vezes o visual acaba por camuflar elementos como NPCs, entradas e plataformas do jogador. O visual também limitou os inimigos que, nos demais jogos, eram tematizados por inimigos de outras séries, bugs e afins, sendo que aqui parecem inimigos genéricos de qualquer RPG.

Os mapas também são rápidos de serem navegados e sem elementos que os tornem interessantes de serem explorados, fornecendo alguns poucos itens e equipamentos.

Cada equipamento tem um conjunto de habilidades que pode ser aprendida permanentemente após se obter pontos suficientes por meio de batalha. É um sistema exatamente igual ao utilizado em Final Fantasy IX, por exemplo, e um que particularmente gosto bastante, pois incentiva a experimentação de diferentes conjuntos de habilidades por parte do jogador e necessita que se obtenha vários equipamentos diferentes e os utilize em vez de se selecionar sempre os mais fortes.

O sistema funciona bem em Super Neptunia RPG, mas a economia do jogo impede que o jogador consiga diferentes equipamentos em um intervalo de tempo adequado, enfraquecendo todo o propósito dessa mecânica.

O combate utiliza de quatro integrantes e as posições podem ser livremente rotacionadas durante o combate. Cada formação permite que as integrantes utilizem de diferentes ataques, fazendo com que existam um total de 16 possibilidades. Em tese isso parece bom, mas este tipo de sistema de batalha deve se focar em como e quando os comandos são executados ao invés de quais possibilidades podem ser utilizadas.

Além disso, o modo de como combos funcionam também é extremamente limitado fazendo com que estratégias de golpes simples aparentem ser mais efetivas do que se esperar longos períodos de tempo para conseguir atacar consecutivamente. O resultado é que todas as lutas podem ser ganhas apertando continuadamente um único botão e, como a velocidade padrão das batalhas é muito lenta, se segurando o botão de avanço rápido das batalhas.

Veredito

Super Neptunia RPG é um estranho jogo que, apesar de belo, não utiliza nenhum dos pontos fortes da série em que se baseia. A história e a jogabilidade não fazem nada para se destacarem positivamente e os visuais sozinhos não carregam essa aventura inteira.

Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Idea Factory International.

45%