O gênero corrida abrange diversas categorias. Há simuladores, que buscam o realismo, arcades, que oferecem um controle menos rigoroso do carro, e até mesmo os de karts, que só querem que os jogadores se divirtam (ou se matem). O gênero arcade, por sua vez, é bastante variado. Em uma de suas categorias, digamos assim, há os jogos de corrida com visão superior. Lembra de Micro Machines no NES? Pois bem, apesar do nome genérico, Race Arcade se encaixa justamente nessa categoria.
Não vou mentir: gosto de jogos de corrida arcade e ainda mais com visão superior. MotorStorm RC (PS3 e Vita), por exemplo, é um dos meus títulos favoritos desse gênero. Sabendo que Race Arcade se enquadrava nesse estilo, acreditava que poderia estar com um novo vício em mãos. Mas não é bem assim.
Race Arcade é extremamente simples – até demais. A arte, sua interface e as pistas são completamente genéricas e sem uma identidade. Isso também vale para a música (que é bastante repetitiva). Observe nas imagens e no vídeo de gameplay no topo desta análise: os cenários são mortos e sem graça. Tentando ignorar esse ponto, vamos falar do gameplay e dos modos de jogo.
Por ter uma visão superior, o gameplay é simples: acelere, freie e faça curvas com cuidado (ou utilize os outros carros dos seus competidores como forma de facilitar curvas fechadas em alta velocidade). Sem mistérios até aqui: a diferença de Race Arcade é que há variados tipos de veículos. Ou seja, você começa com um carro de rally, que é o que tem melhor controle (a princípio) e que facilita o entendimento dos comandos. Conforme progride, o jogador receberá moto, carro de Fórmula 1 e até um OVNI.
Cada veículo possui suas próprias vantagens e desvantagens. O de Fórmula 1, por exemplo, é mais rápido, mas mais difícil de fazer curvas. Para finalizar Race Arcade, você deve terminar os campeonatos com cada tipo de veículo nas três dificuldades existentes. Cada dificuldade apresenta um número diferente de pistas (quanto mais difícil, maior é o número de circuitos). E aqui se encontra um ponto positivo do jogo: não são as mesmas pistas para todos os veículos.
Race Arcade se resume a isso, basicamente: diferentes tipos de veículos que devem ser usados para vencer o modo carreira, o qual possui três níveis de dificuldade para cada veículo. Todos os níveis de dificuldade são bem fáceis, aliás. Ou seja, o desafio do jogo é baixo de uma maneira geral. Ainda para o single-player, temos um Time Trial para quem gosta de melhorar o seu tempo.
Em relação ao multiplayer, não há opções online. Porém, existe a possibilidade de jogar em até 6 pessoas offline. É algo incomum no PS4 (o limite normalmente é de 4 jogadores), logo é um ponto positivo para Race Arcade. Porém, encontrar essa quantidade de pessoas (e de controles) e que ainda por cima se interessem em aproveitar algo tão simples pode ser um pouco desafiador. Isso sem contar que esse modo multiplayer pode se tornar entediante após algumas partidas.
Apesar das inúmeras críticas mencionadas nesta análise, vale ressaltar que Race Arcade possui um preço reduzido (9,99 dólares ou 30,90 reais). Se você se interessa por esse estilo de jogo de corrida, recomendaria aguardar por uma promoção. Caso contrário, passe longe ou se decepcionará.
Jogo analisado com código fornecido pela Iceflake Studios.
Veredito
Race Arcade é um jogo de corrida com visão superior extremamente simples. Você controla diferentes tipos de veículos (até um OVNI) em campeonatos. Há também um modo multiplayer local que pode agradar, caso tenha amigos que gostem desse tipo de jogo. Considerando seu preço baixo, talvez você possa dar uma chance. Porém, devido ao seus gráficos extremamente simples, música quase inexistente e desafio baixo, o título não fará você se entreter por muito tempo.
Veredict
Race Arcade is an extremely simple top-down racing game. You control different types of vehicles (even an UFO) in different championships. There is also a local multiplayer mode that can be enjoyed if you have friends who like this type of game. Considering its low price, maybe you should give it a chance. However, the game has extremely simple graphics, almost non-existent music and low level of challenge.