Antes de existirem os gráficos em 3 dimensões, os jogos de plataforma já dominavam o mercado, especialmente nos consoles de 8 e 16 bits. Tal gênero apresentou ao mundo embates entre heróis e vilões que duram até hoje, como Sonic versus Eggman ou Megaman versus Doutor Wily. Entretanto, algo sempre era certo nesses títulos: Independente do quão maligno e bem arquitetado fosse o plano do vilão, o mocinho sempre salvava o dia no final. Mas prepare-se, pois este ciclo está prestes a ser quebrado em Nefarious.
Nefarious é um jogo de plataforma 2D, que conta com uma proposta relativamente simples à primeira vista: no papel de Crow, um caricato e típico vilão de jogos de plataforma, temos o objetivo de raptar princesas espalhadas pelos diversos cantos do mundo para utilizar seu poder em um poderoso mecanismo, capaz de por todos no planeta sob nosso controle. Claro, tal tarefa não será fácil, uma vez que não faltam heróis para tentar impedir os planos do malfeitor, inclusive seu arqui-inimigo Mack.

Veredito
Nefarious é um jogo que poderia ter causado um grande impacto se, antes de tudo, houvesse uma maior atenção por parte de seus desenvolvedores para com certos elementos de game design. Independente de seus problemas, ele continua sendo um divertido jogo de plataforma com ótimas idéias, principalmente quando seu enredo cheio de humor é levado em consideração.



