GRID, quarto título da série de automobilismo urbano da Codemasters, demonstra a capacidade da produtora de criar um jogo de corrida com uma jogabilidade envolvente e que recompensa o jogador por competir de maneira correta e limpa. GRID preza pela simplicidade, optando por focar completamente sua experiência dentro das corridas. Essa simplicidade é apreciada, no entanto, ela também acaba por passar a impressão de modos de jogo raquíticos e que precisavam de muitos ajustes para realmente se destacarem.
A campanha em GRID é separada em diferentes categorias: Touring, Stock, Tunados, GT, Fórmula e eventos restritos. Cada evento pode ser composto de várias corridas e, uma vez escolhido o carro, o jogo salta direto para a corrida. O jogo permite alterações nos carros, mas suas opções para tal estão muito bem escondidas.Também é possível trocar a pintura dos veículos com seleções pré-determinadas. O jogador possui um conjunto básico e carros e vai adquirindo mais veículos conforme obtém mais dinheiro por ganhar corridas e torneios.
O jogador pode alterar diversos aspectos da dificuldade como quais assistências estão ligadas, nível da inteligência artificial, linha de corrida e muito mais. Essas alterações permitem que o jogador crie uma experiência customizada que permite agradar iniciantes e veteranos. A jogabilidade de GRID fica em um meio termo entre um jogo arcade de corrida e um simulador, perfeito para iniciantes do gênero começarem a se habituar com as características de simuladores. A mecânica de “Rewind”, também presente nos outros jogos da série, permite retornar alguns segundos no tempo e corrigir erros que podem resultar em situações extremamente punitivas. Isso permite que jogadores possam errar, sem se preocupar em perder todo o progresso em uma corrida. Um bom ajuste de dificuldade acompanhado de sua excelente jogabilidade do título é o que faz com que GRID se destaque como excelente jogo de corrida.

Veredito
GRID tem uma excelente jogabilidade, mas cujo pacote completo acaba por ser afetado por uma excessiva simplicidade e por um modo online muito aquém para os padrões atuais.



