AnálisesPS4

Análise – Earth Defense Force 5

Análise

NOME: Earth Defense Force 5
FABRICANTE: Sandlot
PLATAFORMA: ps4
GENERO: Tiro em Terceira Pessoa
DISTRIBUIDORA: D3 Publisher


LANÇAMENTOS
11/12/2018 11/12/2018 07/12/2017


INFORMAÇÕES ADICIONAIS E SUPORTE
Resolução Máxima: 1080p
Troféus (inclusive Platina)
Nº de Jogadores: 1-2 (até 4 online)
Espaço Necessário: 18,8 GB
Dublagem PT-BR: Não
Legendas PT-BR: Não


Muitos jogos retratam optam por retratar guerras de maneira reduzida e controlada, demonstrando muitas vezes uma pequena parte de um conflito maior com cenários, explosões e inimigos cuidadosamente trabalhados para o entretenimento do jogador. É uma estratégia que funciona muito bem em alguns jogos, mas Earth Defense Force não é assim. EDF coloca o jogador em cenários completamente destrutíveis com inúmeras armas de destruição em massa, posiciona milhares de inimigos no mapa e deixa com que o jogador seja o arquiteto da destruição resultante.

Earth Defense Force 5 age como um reinício na história da série, contando como a Terra está enfrentando sua primeira invasão alienígena por uma raça desconhecida. Final das contas, a história é apenas um pano de fundo para gradativamente introduzirem os diferentes inimigos que vão desde insetos gigantes como formigas, aranhas e abelhas, OVNIs, sapos gigantes que agem como soldados, monstros que parecem o Godzilla e muito mais. Apesar de muitos inimigos serem reutilizados de jogos anteriores, o impressionante de EDF5 é a quantidade ainda maior com que esses inimigos aparecem em uma única fase, ultrapassando as centenas e deixando cada estágio mais caótico e divertido.

O jogador pode optar por 4 diferentes classes: Ranger, Wing Diver, Air Raider e Fencer. Ranger é seu soldado padrão com uma boa variedade de armas, mas sem nenhuma característica especial. Wing Diver é uma classe que pode voar e causar bastante estrago, mas tem pouca vida. Air Raider é uma classe primariamente de suporte, requisitando diferentes veículos no campo de batalha. Por último, Fencer é uma espécie de Homem de Ferro, sendo este bastante lento, mas com um poder de fogo incomparável. Ao se derrotar inimigos, existe a possibilidade deles derrubarem vida, novas armas ou armadura, este último servindo para aumentar o limite de vida das classes. Ao contrário de jogos anteriores, é possível coletar essas melhorias para todas as classes simultaneamente, fazendo com que seja mais fácil trocar de classes durante a campanha.

O jogo explica brevemente os controles e deixa o jogador descobrir todas as demais informações necessárias pela tentativa e erro. Existem centenas de armas diferentes e cabe ao jogador testá-las individualmente para descobrir quais são mais adequadas a seu estilo de jogo. As quatro classes tem suas particularidades que vão ficando mais claras conforme se obtém novos equipamentos. Por exemplo, o Fencer pode carregar até quatro armas e muitas dessas têm uma função secundária de agir como um pulos extras ou um turbo. Propriamente equipado, o Fencer passa a agir como um tanque voador superveloz e com armas que causam um dano extremamente alto.

Existem mais de 100 missões principais em EDF5 e a dificuldade e escala foram propriamente balanceados para que o jogador domine aos poucos o funcionamento das mecânicas do jogo. As fases iniciais têm um número limitado de inimigos e/ou acontecem em ambientes fechados, sendo que eventualmente os conflitos passam a acontecer em grandes cidades com diferentes inimigos atacando por todos os lados. Eventualmente, a escala dos conflitos se torna algo impressionante, com insetos atacando em todas as direções, OVNIs voando e explodindo em todos os lugares, aliens atirando de longe, naves mãe utilizando de seus raios da morte para destruir um quarteirão e por aí vai. Jogando em um PS4 normal, a taxa de frames caí consideravelmente quando as coisas ficam caóticas, mas sendo esta a proposta da série, é algo mais esperado do que inconveniente.

Jogar EDF5 sozinho já é gratificante, no entanto, a verdadeira experiência está ao se jogar localmente com um amigo ou online com até 4 jogadores. Jogando localmente, as fases não tem grandes alterações, o caos com dois jogadores é maior fazendo com que o PS4 engasgue violentamente em algumas partes e é possível aproveitar o progresso feito no modo para um jogador. O modo online tem um progresso separado do modo para um jogador, o que significa que cada missão deve ser completada novamente. Felizmente, armas e armadura são partilhados em ambos os modos e é relativamente fácil encontrar jogadores no momento. É um modo que, certamente, é muito melhor aproveitado com 3 amigos que joguem regularmente, especialmente porque algumas fases no online ficam bastante desafiadoras.

Veredito

Earth Defense Force 5 impressiona pela sua escala com centenas de inimigos em cada fase, várias armas para testar e a coragem de fazer o jogador aprender suas particularidades para eventualmente causar destruição conforme suas vontades. Este é certamente um dos títulos mais especiais do ano.

Jogo analisado com código fornecido pela D3 Publisher.

80%