Era de se esperar que o lançamento de um console retrocompatível iria fazer com que remasterizações fossem, aos poucos, diminuindo com o tempo devido aos upgrades gratuitos ou atualizações de quadros por segundo. Ainda sim, quem quer sempre dá um jeito, e assim como já tinha sido feito ano passado, a NISA retorna com o relançamento de Ys IX: Monstrum Nox (versão de PS4 já analisada no passado), que apesar de contar com poucas melhorias, acha uma boa ideia cobrar o mesmo preço do consumidor.
Para aqueles que ainda não conhecem muito sobre o jogo, o nono título da franquia conta a história de como o lendário aventureiro Adol Christin acaba sendo preso na grande cidade de Balduq. O surgimento misterioso de seres chamados ‘’Monstrums’’ deixam os guardas em um estado de alerta e decidem colocar o protagonista atrás das grades já que sua aparição só pode significar algum tipo de envolvimento criminoso.
Apesar da difícil tarefa de tentar superar seu antecessor, Lacrimosa of Dana, Ys IX não deixa a desejar e acaba se tornando uma das melhores jornadas da franquia graças ao seu enredo memorável, um elenco de personagens carismáticos e um lindo final, especialmente para aqueles que têm algum conhecimento prévio sobre o legado do popular RPG de ação.
Apesar de ter visuais modestos, a versão de PS5 ainda consegue demonstrar algumas melhorias. Os modelos ficaram mais robustos, deixando mais claro os detalhes em suas roupas (que são muito bem trabalhadas por sinal). O framerate, que apesar de já ter como alvo 60 quadros numa resolução de 1080p na versão anterior, se encontra muito mais estável e alcança até 4K.
Os loadings que já eram minúsculos na versão de PS4 se tornaram instantâneos, é literalmente impossível conseguir ler qualquer dica que aparece na tela de carregamento, por menor que seja o texto.
As DLCs cosméticas também estão todas incluídas sem algum custo adicional, assim como alguns consumíveis para ajudar o jogador tornando sua jornada mais fácil, mas assim como seu antecessor, diversos itens devem estar disponíveis separadamente na Playstation Store.
As vantagens de se ter uma cópia da nova geração são relativamente pequenas. Das três melhorias citadas acima, apenas a que convém sua resolução e taxa de quadros realmente podem valer a pena, especialmente para aqueles que ainda estavam jogando no PS4 onde sua performance era instável. Dito isso, diferente de Ys 8, o relançamento de Monstrum Nox não conta com um modo 120fps, o que era o melhor atrativo da versão anterior para aqueles que possuem um monitor compatível.
Não existem também caminhos para upgrade caso o usuário possua a cópia antiga do jogo, Isso acaba sendo uma lástima pois cobrar entre 200 a 300 reais pela segunda vez em um título que recém completou 2 anos chega a ser grosseiro.
Um jogo que passou por uma situação semelhante mas teve uma execução melhor foi Nioh 2 (2020) e o lançamento de sua edição completa para a nova geração, cerca de um ano depois. Como sua versão anterior já tinha como alvo os tradicionais 1080p e 60fps, ligar o título no PS5 já demonstrava um upgrade imediato. Com isso, sua remasterização foi inteiramente gratuita para aqueles que já possuíam uma cópia, sem contar que ainda foi entregue um excelente suporte a modos 4K e 120 fps.
Tudo isso levanta a dúvida, para quem é feita a nova versão de Ys IX? Caso o jogador ainda não tenha se aventurado na jornada mais recente de Adol, o título é uma excelente pedida. Como dito anteriormente o jogo é repleto de qualidades que provam que mesmo 40 anos depois, o progenitor dos RPGs de ação ainda consegue agradar. Dito isso, para aqueles que já tiveram a chance de acompanhar essa história em seu lançamento original, talvez seja melhor aguardar pela recém anunciada décima entrada da série.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela NIS America.
Veredito
Embora sua versão de PS5 seja redundante, Ys IX: Monstrum Nox ainda é um jogo fantástico. A tarefa de precisar superar Lacrimosa of Dana já é árdua por si só, mas a Nihon Falcom consegue manter o legado da lendária série de RPG intacta através de um cast memorável e uma história cheia de reviravoltas, sendo extremamente recomendado para fãs da série e do gênero.
Veredict
Although its PS5 version is redundant, Ys IX: Monstrum Nox is still a fantastic game. Following on the footsteps of Lacrimosa of Dana is a daunting challenge on it’s own, but Nihon Falcom manages to keep the legacy of the legendary RPG series intact through a memorable cast and a story full of twists, being highly recommended for fans of the series and the genre.