When the Past Was Around – Review

When The Past Was Around é um jogo de aventura do gênero point-and-click para PlayStation 4, desenvolvido pela equipe indonésia Mojiken Studio e publicado pela Chorus Worldwide Games, que no começo de 2020 também lançou o jogo Coffee Talk para consoles, além de alguns jogos de outros gêneros ao longo do ano.

When The Past Was Around conta a história de Eda, uma jovem violinista que, no começo dos seus vinte anos, vivenciará o amor, a alegria, a música e o luto de se perder alguém amado tão cedo.

Controlando a protagonista Eda, o jogador irá interagir com o cenário e os itens corriqueiros do dia-a-dia, resolvendo puzzles e prosseguindo com a trajetória de romance e dor do luto. Uma boa parte das interações são puzzles que devem ser resolvidos, desde truques simples de memória a quebra-cabeças mais elaborados, com a dificuldade progredindo conforme o jogo avança.

O jogador controla o cursor na tela, praticamente como um mouse, para interagir com o cenário e resolver os puzzles. Da mesma forma, também faz parte do jogo arrecadar certos itens, combinar com certas partes do cenário, para então formar um novo item ou liberar o acesso, como a um cofre ou uma caixa de música. O jogo também possui a opção de idioma em português em suas opções.

A arte do jogo talvez seja o ponto mais distinto de todos. Há muito tempo que não via um estilo tão diferente numa mídia como games, com um traço muito próprio e também muito expressivo. Os detalhes do cenário, dos personagens, até mesmo das plantas e notas musicais são muito bem desenhados. Certamente, uma das grandes vantagens da diversidade encontrada em jogos indie.

Outro ponto bastante expressivo é a trilha sonora. Como a protagonista e seu par romântico são músicos, a temática do jogo também gira em torno da música. A trilha sonora varia do suave ao jovial, da alegria à tristeza com muita naturalidade. Interagir com o cenário e ouvir sons diferentes para cada interação também é um toque bastante atencioso dos desenvolvedores.

O tema de amor e luto já foi explorado várias vezes em jogos de todos os gêneros, mas a forma com que When The Past Was Around trata o tema, com uma simplicidade própria, fez com que o jogo deixasse um pouco de si depois de seu encerramento.

O jogo é bem breve, em uma hora é possível fazer tudo, inclusive pegar alguns troféus opcionais do jogo. Apesar de me lembrar bastante do jogo chamado Florence, When The Past Was Around consegue se diferenciar o suficiente para contar uma história nova e diferente, sem permanecer mais que o necessário para fazer o jogador sentir a alegria, a tristeza e a superação de luto da protagonista.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Chorus Worldwide Games.

cassino online Netbet

Veredito

Breve e belo, When the Past Was Around traz uma linda história de amor e luto de forma acessível e leve.

75

When The Past Was Around

Fabricante: Mojiken Studio

Plataforma: PS4

Gênero: Aventura

Distribuidora: Chorus Worldwide

Lançamento: 17/12/2020

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Short and beautiful, When the Past was Around tells a pretty story of love and grief in an accessible and light manner.