VISCO Collection – Review

A cada ano, inúmeros jogos são lançados e a sua preservação se torna cada vez mais complicada. Quando levamos em conta os títulos lançados há décadas, a situação fica bem difícil. Por esse ponto de vista, oferecer qualquer tipo de jogo antigo em plataforma atual é sempre algo válido – e é sob essa ótica que devemos olhar VISCO Collection.

A VISCO Corporation desenvolveu muitos jogos nos anos 80 e 90, sendo a maioria para Arcade e Neo Geo. Mas até o NES e Nintendo 64 receberam títulos da empresa. No entanto, a Visco atualmente opera produzindo máquinas de Casino para a região do sudeste da Ásia e não está mais envolvida com a produção de jogos.

Dito isso, VISCO Collection é uma coletânea desenvolvida pela QUByte Interactive e oferece um total de sete jogos da empresa: Andro Dunos, Bang Bead, Capitão Tomaday, FlipShot, Ganryu, Goal! Meta! Meta! e Neo DriftOut.

VISCO Collection

Não é fácil analisar esta coletânea porque, além do fator histórico envolvido que já explicamos, os jogos em si são de gêneros variados que vão de shoot’em up a futebol.

Do ponto de vista técnico, ou seja, do trabalho executado pela QUByte Interactive, temos algo satisfatório. É um pouco estranho os jogos apresentarem loading para serem iniciados (ainda mais no PS5), mas existem opções de jogar online (em títulos selecionados) e alguns filtros de tela.

Já quanto aos jogos em si, alguns são divertidos, enquanto que outros nem tanto – mesmo quando levamos em conta a época em que foram lançados.

VISCO Collection

Como dito, temos um total de sete jogos:

  1. Andro Dunos: é um shoot’em up horizontal clássico. Não aparenta apresentar nenhuma inovação no gênero, mas cumpre seu papel;
  2. Bang Bead: é um jogo 1×1 em que você deve rebater o disco do adversário e quebrar a parede atrás dele. Após quebrar tudo e atravessá-la, a vitória é concedida a quem fizer isso primeiro;
  3. Captain Tomaday: um shoot’em up vertical em que você controla uma espécie de tomate que utiliza seus braços para atacar os inimigos;
  4. FlipShot: proposta similar a Bang Bead, mas a ideia aqui é destruir todos os ícones do adversário;
  5. Ganryu: um jogo de ação side-scroll 2D em que você deve eliminar os ninjas e monstros que encontrar pelo caminho;
  6. Goal! Goal! Goal!: um jogo de futebol simples em que é possível escolher uma seleção e ganhar um campeonato;
  7. Neo DriftOut: um jogo de rally de alta velocidade com visão superior.

VISCO Collection

Sendo bastante franco, a coletânea se destaca por Bang Bead e FlipShot, os quais são bem divertidos e devem agradar a qualquer tipo de jogador. Por outro lado, Captain Tomaday é horrível. Usar seus braços para atacar os oponentes é extremamente cansativo dada a quantidade de inimigos na tela.

Neo DriftOut é bem simples e direto, mas também divertido. Ganryu é ao mesmo tempo simples nos comandos e desafiador. E Andro Dunos é bacana, mas cansativo (é preciso apertar o botão de tiro o tempo todo).

Goal! Goal! Goal!, por ser a paixão dos brasileiros, decepciona um pouco porque o juiz é praticamente inexistente. É possível fazer carrinho adoiado que raramente alguma falta é marcada.

VISCO Collection

Dito isso, VISCO Collection vale mais pelo fator histórico e se você tem a curiosidade de conferir esses títulos. Tirando esses pontos, são jogos básicos e que em alguns casos podem ser divertidos.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela QUByte Interactive.

Veredito

VISCO Collection é uma coletânea que ajuda a preservar a história de jogos da VISCO. Alguns títulos são bem divertidos (Bang Bead, FlipShot e Neo DriftOut), enquanto que outros são medianos (Goal! Goal! Goal!, Ganryu e Andro Dunos) ou péssimos (Captain Tomaday).

70

VISCO Collection

Fabricante: QUByte Interactive

Plataforma: PS4 / PS5

Gênero: Coletânea

Distribuidora: QUByte Interactive

Lançamento: 26/10/2023

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

VISCO Collection is a collection that helps preserve VISCO’s gaming history. Some titles are very fun (Bang Bead, FlipShot and Neo DriftOut), while others are average (Goal! Goal! Goal!, Ganryu and Andro Dunos) or terrible (Captain Tomaday).