Urban Myth Dissolution Center (ou Centro de Dissolução de Lendas Urbanas em português) é um jogo de aventura, desenvolvido pelo estúdio independente japonês Hakababunko (Makoto Wakaido’s Case Files) e publicado pela Shueisha Games para PC e consoles, incluindo PlayStation 5.
O jogo acompanha a história de Azami, uma jovem colegial que, após ser perturbada por anos com uma habilidade de ver figuras sobrenaturais, procura o Centro de Dissolução de Lendas Urbanas para conseguir ajuda e, quem sabe, descobrir a origem de suas habilidades e uma forma de acabar com essas visões.
Chegando ao Centro de Dissolução de Lendas Urbanas, a protagonista conhece Ayumu Meguriya, outro jovem adulto com poderes de clarividência, responsável pelo Centro, e a quem Azami pede ajuda. Acontece que Azami logo cai numa enrascada ao destruir uma valiosa relíquia amaldiçoada que pertencia ao Centro e Ayumu bota a jovem para trabalhar em nome do Centro para quitar sua nova dívida.
E assim começa a história de Urban Myth Dissolution Center, com a jovem Azami indo para a rua desvendar casos sobrenaturais que são trazidos ao Centro para investigação, usando seu poder de psicometria, juntamente de sua companheira freelance do Centro e motorista de plantão, Jasmine.
Cada capítulo do jogo acompanha um caso sobrenatural específico que é trazido ao Centro para investigação. Como já diz o nome, o Centro de Dissolução de Lendas Urbanas vai ir a fundo para tentar desvendar se existe alguma relação real com o sobrenatural, ou se será apenas mais uma lenda urbana a ser dissolvida e esclarecida.
A divisão do jogo em seis capítulos, com os cinco primeiros trazendo casos aparentemente isolados, e seu último capítulo um desfecho para todos os personagens que surgem na história, é bastante organizada e bem executada. Cada capítulo conta com uma divisão em partes específicas de jogabilidade.
Sempre começa com uma investigação nas redes sociais, para procurar mais sobre rumores e informações relacionadas ao caso específico. Apesar de achar interessante como o aspecto das buscas online é trazido para uma investigação nos dias de hoje, devo dizer que talvez seja a parte menos legal de se jogar. Pelo menos costumam ser curtas se souber quais termos buscar para prosseguir com a história.
Depois Azami entra em campo, visitando os locais envolvidos com o incidente, para explorar o cenário, interagir com os itens, conversar com as testemunhas e personagens envolvidos, além de usar seu misterioso poder de psicometria para enxergar vultos de figuras que estiveram no local no passado.
Com informações suficientes, começa a fase de identificação da lenda urbana envolvida, em que a protagonista responde uma série de questionamentos do diretor do Centro, até chegar à conclusão de que lenda se trata. Munida dessa informação, começam novas fases da investigação, envolvendo novamente pesquisas em redes sociais e exploração nos locais.
No fim (e normalmente depois de muitos apuros que Azami passa durante a investigação), o diretor Ayumu liga para, enfim, proceder com a dissolução da lenda urbana e tentar trazer ao mundo real e factível circunstâncias que até então pareciam completamente sobrenaturais.
Esse loop de jogabilidade não fica muito passado e entediante, já que o jogo não é tão longo e cada capítulo não tende a demorar tanto. Um ou outro elemento até é introduzido, mas no geral, é isso que o jogador deve esperar pelas quase vinte horas de jogo.
O ponto mais forte do jogo com certeza é a sua arte e seus gráficos. Se aproveitando de um estilo em sprites 2D muito bem desenhados, parece que o jogo pertence aos anos 90, ainda que os detalhes e definição só poderiam ser alcançados muitos anos depois dessa geração. As artes em tela cheia, quando cenas-chave estão passando, certamente são as mais bonitas.
A trilha sonora também tenta evocar essa geração de jogos, e consegue na maior parte, mas não chega a alcançar o nível dos gráficos. Admito que, com uma história tão dinâmica, fez falta uma dublagem, ainda que fosse apenas em japonês. Quem sabe com o sucesso atual, eles possam aprimorar novos jogos.
Um ponto extremamente relevante para brasileiros é como a localização em português do Brasil é sublime. Não sou fã de jogar em português, mas me proponho a conferir quando existe a opção, e fiquei muito feliz com a localização desse jogo. Não se trata apenas de uma tradução, mas sim a inclusão de termos locais, palavras como “bafafá”, que entram com naturalidade nos diálogos e ressaltam a experiência.
Pena que, no final de tudo, o desfecho do jogo decepcionou bastante. Ao tentar amarrar tudo com uma explicação, e com um “twist” que forçou muito a barra para impressionar o jogador, colocou muito a perder do que vinha construindo capítulo atrás de capítulo. Não vou dizer que todos irão odiar o final, mas para quem gosta de uma boa história com um final a altura, Urban Myth Dissolution Center deixou bastante a desejar.
Acredito que o jogo ainda tenha muitos méritos e mereça ser conferido por fãs de jogos de mistério, histórias sobrenaturais e exploração em 2D, mas o final deixou um gosto amargo que será complicado de esquecer, principalmente com um gancho que deixa em aberto uma sequência no futuro da série.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Shueisha Games.