A Naugthy Dog é parceira da Sony em games há bastante tempo, desde o primeiro Crash Bandicoot, até os mais recentes jogos do personagem Jak. Estes são jogos claramente cartunescos, com personagens de certa forma até infantis. Mas a primeira incursão da Naugthy Dog em jogos com personagens mais realísticos e com enredos mais maduros (embora tenha parecido ser levemente despretensiosa, como se a própria empresa não acreditasse no potencial do que tinha em mãos) concluiu-se em um excelente resultado com o jogo Uncharted: Drake’s Fortune.
A Naughty Dog criou um jogo que mistura elementos de Tomb Raider e de Assassin’s Creed (escaladas, plataformas e estilo desbravador) com elementos de Gears of War e Resident Evil 4 (principalmente os combates). Certamente resultou em um novo modelo e patamar para jogos de ação/aventura/plataforma.
Graficamente Uncharted: Drake’s Fortune é um marco no poderio do PS3. A maior parte dos cenários tem foco em paisagens externas, e tudo é muito bem feito e detalhado. A água, as folhas das arvores se mexendo com o vento, as sombras e a iluminação, as roupas dos personagens quando ficam molhadas, tudo é excepcional, e merece uma televisão com resolução Full HD para ser apreciado em sua totalidade. As cenas internas em cavernas ou ruínas de construções antigas também são ótimas, principalmente a iluminação. Não vemos texturas borradas nem repetitivas.