Tin & Kuna – Review

Jogos de plataforma no PS4, como já citei em análises anteriores, estão se tornando mais comuns atualmente na biblioteca do console da Sony. Desta vez, temos Tin & Kuna, que mescla não só plataforma, mas também puzzle.

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Black River Studios, Tin & Kuna vai direto ao ponto em sua proposta: fases com diferentes puzzles que são solucionados com a sua habilidade de plataforma (e um pouco de física).

Tin and Kuna

O enredo de Tin & Kuna é bastante simples. A Esfera Primordial mantém o Caos e a Ordem em equilíbrio. No entanto, Tin e Kuna acabam mexendo com ela e o Caos toma conta do mundo – principalmente de Tin. Cabe agora ao medroso Kuna salvar seu amigo.

O gameplay de Kuna é basicamente rolar e empurrar objetos importantes pelo caminho. O objetivo de cada fase em Tin & Kuna, a rigor, é levar um objeto específico (como uma pedra ou uma bola metálica) a uma espécie de totem. A maioria das fases possui apenas um deles, mas há outras que exigem que cada um dos totens tenham seu item neles.

Ou seja, apesar de ser um jogo de plataforma, Tin & Kuna também é muito focado no puzzle e principalmente na física dos objetos sendo empurrados. Não vou mentir: o jogo seria bem mais divertido sem esse empurra-empurra de objeto pelas fases, mas para quem busca mais puzzle do que plataforma, ficará contente com o conteúdo.

Tin and Kuna

Há também três cristais escondidos em cada fase que são opcionais, mas que basicamente devem ser pegos se você deseja alcançar os 100%. Se fizer isso, conseguirá uma das três medalhas que são pedidas em cada nível. As outras exigem que você termine sem tomar dano e também terminar em um tempo pré-determinado (não é necessário fazer isso tudo de uma vez).

Conforme as fases vão avançando, mais mecânicas de gameplay vão surgindo. Por exemplo, logo no início do segundo mundo, você aprenderá uma mecânica que eletrifica Kuna e permite levar as bolas metálicas como se fosse um ímã.

Tin and Kuna

Tin & Kuna não é um jogo muito longo. Possui quatro mundos com nove fases em cada um, além dos chefes. O que aumenta a sua longevidade são justamente os colecionáveis mencionados anteriormente e principalmente os tempos que as fases precisam ser concluídas.

Os controles de Tin & Kuna são bastante simples. O L3 controla o personagem, enquanto que R3 você pode mexer a câmera. X pula, sendo que há a opção de um pulo duplo. Quadrado realiza uma espécie de boost para frente, que serve como uma forma de atacar ou até destruir determinados tipos de blocos. Da mesma forma, R2 quando está no ar vai para baixo com tudo, também destruindo blocos. Se segurar R2 no chão, você ganha um pequeno boost de velocidade (que é distinto do boost com quadrado – pense no Spin Dash de Sonic). Também é possível pular mais alto se você segurar R2 e apertar X.

No fim, Tin & Kuna é um jogo divertido e prazeroso, porém o seu foco nos puzzles, principalmente por conta da física e o fato de ficar empurrando objetos por boa parte do tempo, pode irritar os menos pacientes. Não espere um jogo simples de plataforma – considere o elemento puzzle tão presente quanto.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Aksys Games.

cassino online Netbet

Veredito

Tin & Kuna é um bom jogo de plataforma e puzzle. Possui uma variedade de desafios e o gameplay é satisfatório. No entanto, é um título relativamente curto e, apesar da variedade, é monótono ficar empurrando e levando objetos pelas fases.

70

Tin & Kuna

Fabricante: Black River Studios

Plataforma: PS4

Gênero: Ação / Plataforma

Distribuidora: Aksys Games

Lançamento: 10/09/2020

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

Tin & Kuna is a good platform and puzzle game. It has a variety of challenges and the gameplay is satisfactory. However, it is a relatively short title and, despite the variety, it is monotonous to keep pushing and taking objects throughout the stages.