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The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution – Review

Conforme a tecnologia da realidade virtual avança, mais intuitivo e realista os jogos vão ficando. The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution é um título que se enquadra facilmente nessa situação. Coisas como pegar a mochila nas costas e organizar o espaço nela, assim como recarregar a munição de um revólver lentamente, são apenas alguns dos exemplos minúsculos de tudo que o jogo oferece de forma realista.

Mas antes de falarmos sobre o gameplay e todo esse ponto que merece uma discussão própria, precisamos deixar claro um ponto: como o título revela, The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution é sequência direta de The Walking Dead: Saints & Sinners. Apesar de termos um resumo do que aconteceu no primeiro jogo, é quase que obrigatório aproveitar o antecessor para compreender a história e até mesmo se importar com os personagens. Por sorte, apesar do jogo original ter sido lançado no PS VR1, uma versão para PS VR2 também está disponível – e recomendamos que comece por lá, caso se interesse pelo game.

The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution

O primeiro jogo se passa em Nova Orleans após o surto. O jogador assume o papel do(a) Turista. Em uma fogueira, Henri conta ao jogador a lenda de The Reserve, um antigo bunker militar cheio de suprimentos e armas. Henri explica que há duas facções tentando assumir o controle de New Orleans, Reivindicados e Torre. Na sequência, três meses após os eventos do primeiro jogo, Turista ajuda um grupo de sobreviventes a obter as plantas do Hotel E’Claire. O Turista fica inconsciente durante a missão e acorda em um quarto com o Padre Carter, a quem o Turista dá as plantas. A história continua a partir desse ponto.

Como dito, há uma introdução que tenta resumir o que ocorre no primeiro jogo, mas sinceramente, serve mais para refrescar a memória daqueles que jogaram do que realmente explicar para os que caíram de paraquedas na sequência.

The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution

The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution segue uma lógica bastante simples. Depois de você passar pela introdução explicada acima no Hotel, há um hub central (livre de ameaças) onde você também acessa o cemitério – local onde está a sua base de operações. É ali que há uma infinidade de mecânicas, pois você pode construir inúmeros tipos de itens com diferentes materiais coletados. São tantas opções logo de cara que chega a ser até confuso tudo que pode ser feito, mas é possível focar no que importa.

Há muitas mecânicas de jogos de sobrevivência aqui – algo esperado. Suas armas gastam, as munições são escassas e assim por diante. Sempre é preciso se equipar da forma adequada antes de encarar qualquer desafio saindo do hub central citado.

The Walking Dead: Saints & Sinners - Chapter 2: Retribution

Já o gameplay é sensacional. A imersão que o jogo oferece é surreal. O combate é divertido e você sente, por exemplo, o impacto de um facão no cérebro de um morto-vivo. As armas de fogo também são muito satisfatórias de serem usadas, possuindo mecânicas de recarregamento bem realistas. E aí que entra um problema do título.

Ser realista demais em um videogame tem suas desvantagens. Pegar a mochila nas costas vira e mexe é algo que “enche o saco”, sendo que organizá-la também pode ser um desafio de paciência. Recarregar as armas no meio de vários inimigos ao seu redor também não é algo simples. Mas talvez a mecânica de criação de itens é que a mais exigirá paciência para aqueles que querem cair direto na ação: The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution é um jogo principalmente focado em manusear recursos.

No fim, The Walking Dead: Saints & Sinners – Chapter 2: Retribution é uma ótima opção para o PS VR2, mas com algumas ressalvas. Como dito, aproveitar o jogo anterior é crucial para a experiência e tenha em mente que as mecânicas de sobrevivência e gerenciamento de recursos são as coisas que farão você gastar mais tempo em seu gameplay do que atirando em inimigos e fazendo os objetivos.

Jogo analisado no PS VR2 (PS5) com código fornecido pela Skydance Interactive.

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