Jogar um novo Bomberman em 2018 é uma verdadeira explosão de nostalgia. Uma das mais populares franquias multiplayer dos anos 80/90, a série parecia ter perdido o rumo, não tendo um jogo sequer lançado entre 2010 e 2017, hiato esse quebrado por Super Bomberman R, primeiro jogo da série publicado pela Konami e desenvolvido pela HexaDrive e que chega ao PlayStation 4 09 anos após a sua última aparição na família PlayStation.
Super Bomberman R dá ao jogador a opção de escolher entre dois tipos distintos de jogo, Padrão e Grand Prix. O padrão é a experiência clássica, com o modo batalha e um modo história, além de uma loja para comprar itens, personagens e arenas novas (não há microtransações e a moeda in-game é conquistada jogando), enquanto o modo Grand Prix funciona como um multiplayer um pouco diferente.
O principal foco de Super Bomberman R é claramente no multiplayer, já que, mesmo que a maior parte dos jogos anteriores tenham um modo história (e ele esteja presente aqui), as principais memórias dos jogadores e a parte mais divertida da experiência realmente é nos modos de batalha, dos quais temos dois: o tradicional Modo Batalha e o Modo Grand Prix.
O modo Batalha é conhecido de quem já teve outras experiências com a série Bomberman. Até quatro jogadores entram uma arena com um único objetivo: ser o último sobrevivente e vencer sets suficientes para sair vitorioso no final. É o jeito mais rápido e divertido de se jogar e que, por mais que tenha a opção de se jogar online (e esse modo aumente a quantidade de jogadores para oito), é mais voltado realmente para cooperativo local.
O modo Grand Prix funciona quase como uma fusão entre o modo história e o modo batalha. Focado mais nos combates entre equipe e contando uma história envolvendo Bombers interdimensionais, um torneio de trios entre eles e as equipes do vilão Bomber Drácula e do herói Vic Viper Bomber e muita, muita explosão. É um modo divertido de se jogar online ou com amigos, mas que é completamente injogável com a inteligência artificial.
Algo que precisa ser apontado é que, a não ser que os outros jogadores tenham uma conexão perfeita, o online do jogo é problemático, com sérios problemas de instabilidade, slowdowns e desconexão, problema que não é restrito nem ao modo grand prix nem ao modo batalha, assolando o jogo inteiro.
Um bônus divertido, se curto, é o modo história. Contando as aventuras dos oito irmãos Bombermen para salvar o universo do malvado Exército Buggler que tenta dominar todo o universo, ele oferece uma boa distração do modo multiplayer e que pode ser jogado com um outro jogador. O roteiro em si parece saído direto de um desenho animado daqueles que passavam na TV dos anos 90, bem simples e engraçado, com cada um dos heróis com uma personalidade definida (e clichê), sem se levar a sério em momento algum. As legendas em português são um extra que deve tornar o jogo bem acessível para crianças, que devem se divertir bastante.
As fases do modo história (e que estão disponíveis no modo batalha num total de 18 arenas) são bem diferentes, com cada um dos planetas sendo tematizado, com seu próprio Bomber do Mal como chefe final. Há uma variação pequena dos tipos de missões, variando entre matar todos os inimigos, ativar certos blocos, sobreviver por um certo tempo ou escoltar certos personagens, mas, mesmo na dificuldade normal, o jogo é até bem desafiante.
Por fim, os controles são exatamente o que se espera de um jogo da série. Além da mecânica normal de colocar bombas para explodir blocos e inimigos, é possível coletar upgrades para o poder das bombas e a quantidade delas que o jogador pode colocar simultâneamente ou itens que te permitem chutar, socar ou arremessar as bombas e cada um dos personagens especiais possui uma habilidade especial. O único problema com os controles é que a movimentação é um pouco escorregadia, mas é fácil de se acostumar com o tempo.
Ao todo, Super Bomberman R é um jogo bem divertido. As opções são limitadas, o modo história é curto e, salvo por obter pontuação melhor ou grindar moedas para destravar mais coisas (que é bem chato, já que a recompensa de moedas é bem baixa), acaba sendo um jogo para quando se tem amigos por perto mesmo, já que o multiplayer não funciona muito bem online, brilhando mesmo quando se tem outras pessoas ao seu redor.
Veredito
Super Bomberman R proporciona ao jogador várias horas de diversão… no multiplayer. O modo história é divertido e os controles são simples de aprender e dominar, o que só contribui para o seu sucesso como um ótimo multiplayer local, mas não muito além disso.
Jogo analisado com cópia digital fornecida pela Konami.
Veredito
Veredict
Super Bomberman R gives the player many hours of fun… in the multiplayer. The story mode is fun and the controls are simple and easy to learn and dominate, which only adds to its success as a local multiplayer game, even if it doesn’t do much more than that.