Story of Seasons: Friends of Mineral Town – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Story of Seasons: Friends of Mineral Town é um remake do jogo de Game Boy Advance lançado em 2003. O remake de Friends of Mineral Town, desenvolvido pela Marvelous Inc. e publicado pela XSEED Games, foi originalmente lançado para Nintendo Switch e um ano depois, foi lançado para outras plataformas, inclusive para o PlayStation 4.

Interessante começar a análise comentando sobre a troca de nomes da franquia que ocorreu há quase uma década. Originalmente, os jogos de simulação de fazenda desenvolvidos pela Marvelous Inc. e publicados pela Natsume no Ocidente eram lançados por aqui como jogos da série Harvest Moon, nome mundialmente conhecido na história dos jogos.

Após uma troca de publishers, em que a Marvelous Inc. decidiu que suas subsidiárias XSEED Games e Marvelous Europe iriam publicar os jogos no Ocidente, precisou passar a usar outro nome por aqui, já que a marca Harvest Moon pertencia à Natsume. Assim, passamos a contar com duas franquias de jogos de fazenda: os jogos originais, desenvolvidos pela empresa original, agora são chamados de Story of Seasons e a Natsume, dona da marca Harvest Moon, passou a desenvolver seus próprios jogos para aproveitar o reconhecimento da marca.

No geral, essa é uma franquia bastante atrelada aos consoles da Nintendo, sendo que poucos jogos na história foram lançados para PlayStation, sendo o último jogo Harvest Moon: Hero of Leaf Valley, lançado para o PlayStation Portable em 2010. Mais de dez anos depois, agora vemos Story of Seasons: Friends of Mineral Town sendo lançado para PlayStation 4, sinalizando uma possível ampliação de plataformas para o futuro da série.

Story of Seasons: Friends of Mineral Town começa com o protagonista (ou a protagonista, já que pode se selecionar o gênero, assim como o tom de pele, do personagem) recebendo uma carta do prefeito de uma cidade chamada Mineral. Chegando na cidade, você é apresentado pelo prefeito à fazenda que seu avô deixou para você cuidar após o seu falecimento.

Após algumas breves lembranças das férias que passou com seu avô nessa fazenda, o prefeito pergunta se você está disposto a cuidar da fazenda no lugar de seu avô. Se você disser que não, verá os créditos mais rápidos de qualquer jogo, encerrando a sua jornada. Caso você decida aceitar o desafio, dará um nome à sua nova fazenda e poderá descansar da sua longa viagem.

Logo após acordar, o jogo começa e te deixa no controle da fazenda, de suas amizades, romances, relações com a população da cidade, podendo fazer o que quiser. Inicialmente, consultar a estante de livros na sua nova casa é a melhor pedida, já que o jogo possui tutoriais muito breves conforme for jogando e a estante traz informações importantes sobre vários aspectos do jogo, indo de informações sobre a cidade a como cuidar do gado que poderá criar em sua fazenda.

Após os seus primeiros dias em que alguns eventos servem para minimamente guiar o jogador, fica a seu critério todas as ações que poderá fazer na sua estadia na cidade de Mineral. Não há, exatamente, uma ordem das ações que você deverá tomar no seu dia a dia, ou mesmo em cada mês do jogo, que corresponde à uma estação diferente (primavera, verão, outono e inverno).

Para quem nunca jogou algum jogo de simulação de fazenda como eu antes, o fato de que o jogo te entrega todas as possibilidades de uma vez e ficando a seu critério o que fazer pode parecer um pouco desafiador no começo, já que você pode cuidar da sua fazenda, acessar as minas para procurar minerais, conversar com toda população da cidade para aumentar seus laços, comprar animais novos, caçar por materiais na floresta, enfim, as possibilidades são bastante abertas.

Dito isso, é fácil entender que esse é o charme desses jogos, principalmente de Story of Seasons: Friends of Mineral Town. Criar a sua própria rotina acaba se tornando um prazer, como logo após de acordar, você sair para escovar seu cavalo, chamar as galinhas para fora, regar sua plantação, ir até à floresta colher flores para oferendas, oferecer itens para as fadas e moradores da cidade, conferir se há algum evento novo, e assim vai.

Apesar dos dias se tornarem repetitivos, com algumas mudanças a cada período conforme você vai habilitando novas ações ou conseguindo novos eventos com NPCs e mesmo com seus potenciais pares românticos, sempre há aquela vontade de jogar só mais um dia antes de parar a sessão de jogatina. É interessante como, aos poucos, novas coisas vão te prendendo e diversificando os seus dias na cidade de Mineral.

Outro foco do jogo são as opções de romance que você pode explorar conforme os dias passam. Independente do gênero atribuído no começo do jogo, o protagonista poderá engajar em relacionamentos com qualquer das opções de romances do jogo, homens ou mulheres, assim como o remake traz também não apenas novos personagens, como também opções secretas de romance, como o Kappa ou a Deusa da Colheita.

O visual do jogo pode ser chamado como “chibi”, personagens com a cabeça grande e corpos menores. É uma escolha artística, já que é originalmente um remake de um jogo de Game Boy Advance lançado para Nintendo Switch. Não tem como se esperar gráficos avançados, o que é compreensível, já que jogos assim são sempre focados primeiro na experiência do jogador e só depois com os gráficos. Os retratos dos personagens seguem o mesmo estilo, que também podem ou não agradar cada um.

Quanto à trilha sonora, pesquisando outros jogos da série, é algo bem familiar. Quem está acostumado com essa franquia já sabe o que esperar de sua trilha sonora, enquanto para quem está começando com esse remake, espere algo bem semelhante a outros jogos, principalmente RPGs, japoneses. Não é uma trilha sonora muito original, mas ajuda a criar o clima para o jogador passar horas a fio cuidando de sua fazenda.

Como introdução ao gênero, Story of Seasons: Friends of Mineral Town faz um bom trabalho em oferecer opções aos jogadores e também prendê-los após cada um se acostumar com a sua rotina no jogo. Não há nada surpreendente ou muito refinado nesse remake, mas acredito que nem é essa a premissa da franquia, que existe há décadas justamente oferecendo o que o público quer: paz e tranquilidade para cuidar de sua fazenda, começar a sua família e se perder no mundo do jogo.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela XSEED Games.

Veredito

Após mais de uma década, a franquia Story of Seasons está de volta para o universo PlayStation, oferecendo aos jogadores uma nova oportunidade para se perder em dias e dias cuidando de sua fazenda, explorando o romance e criando a sua própria rotina na cidade de Mineral.

75
Story of Seasons: Friends of Mineral Town
Fabricante: Marvelous Inc.
Plataforma: PS4
Gênero: Simulação
Distribuidora: XSEED Games
Lançamento: 26/10/2021
Dublado: Não
Legendado: Não
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

After over a decade, the Story of Seasons franchise is back to the PlayStation universe, offering players a new chance to spend their days taking care of their farm, engaging into romance and creating their own routine in the little Mineral Town.