É inegável a influência que Harry Potter conquistou na cultura pop. Por algum motivo a ideia de se tornar um bruxo e estudar numa escola de magia e bruxaria continua sendo atraente para as novas gerações. Seguindo essa onda temos Spells & Secrets, o mais novo game da Alchemist Interactive em parceria com a Rokaplay. Apesar de se vender como um cozy Hogwarts Legacy, o game apresenta uma premissa um pouco diferente, a começar pelo seu gênero: um rogue-like.
Spells & Secrets começa nos introduzindo a um sistema de criação de personagens bastante competente, apesar de limitado. Através dele é possível personalizar nosso personagem para que ele fique parecido conosco ou criar um boneco original do zero. Logo em seguida somos transportados para o universo do game e temos aqui o primeiro problema do título: sua história extremamente simples e rasa.
Na trama de Spells & Secrets somos apresentados à Academia de Greifenstien, uma escola de magia e bruxaria a qual, logo em nosso primeiro dia como estudante, sofre um misterioso ataque de bruxos mascarados que liberam criaturas mágicas e instauram o caos na escola. Para ajudar a desvendar quem está por trás de tais ações, teremos de explorar o castelo em busca de estudantes desaparecidos e professores. Contudo, como uma medida de segurança, a Academia está constantemente alterando a disposição de seus cômodos. Portanto, prepare-se para sofrer diversas derrotas e tentativas até conseguir chegar ao cerne desse mistério e impedir os invasores.
Durante nossas “runs” será possível resolver enigmas, encontrar upgrades permanentes e artefatos que melhoram a potência de nossos feitiços ou adicionam habilidades passivas. Para progredir entre os andares, será necessário derrotar todos os inimigos presentes no cenário e ao chegar ao final de uma das grandes áreas do castelo, dividas entre dormitórios, jardins e salas de aula, enfrentar o chefe.
Um dos grandes trunfos de Spells & Secrets está na maneira como podemos enfrentar os inimigos. O game apresenta uma grande variedade de magias e elas podem ser combinadas para criar diferentes formas de derrotá-los. É possível controlar a movimentação de uma criatura e empurrá-la em direção a outra que esteja pegando fogo, causando dano de queimadura; congelar um inimigo e explodi-lo ou se aproveitar de poças de veneno e usá-las para acabar com o HP de seu adversário. Esses são apenas alguns exemplos, ou seja, use sua criatividade.
Tudo isso fica ainda melhor no modo cooperativo local. Ao lado de um amigo é possível criar ainda mais estratégias, combinando feitiços ou só sair fazendo a limpa nos inimigos. Resolver os enigmas também fica mais divertido no co-op. Durante minhas jogatinas, eu e meu esposo decidimos fazer uma run e em um quebra-cabeça relacionado a xadrez, algo que não é meu ponto forte, só conseguimos encontrar uma solução graças a ele e assim liberar mais artefatos.
Entretanto, tivemos alguns problemas bem incômodos. Durante nossa run, o boneco do meu esposo acabou morrendo e mesmo tendo a opção de reviver, eu não conseguia executar o comando. Quando minha personagem também caiu, o jogo bugou a ponto de eu ter que fechar o game e, assim, perder uma parte do meu progresso.
Um outro detalhe que também pode incomodar é o mapeamento do botão R2. Ele funciona como o botão de interação, mas ao ser pressionando também executa a função de rotacionar os feitiços. Então a atenção acabava tendo que ser redobrada, pois se havia um feitiço selecionado, após realizar uma interação, o mesmo mudava. Vale mencionar que no momento em que essa review está sendo escrita, Spells & Secrets recebeu um patch que promete corrigir os problemas apontados, mas que infelizmente ainda não consegui conferir.
Ainda se inspirando em Harry Potter, o game conta com magias divididas por anos e um sistema de clubes os quais, para ser um membro, é necessário ter adquirido todas as magias de um determinados ano, entre outros requisitos. Além disso o game possui diversos NPCs espalhados pelo hub principal, mas que infelizmente não cativam e que caem na mesmice. Até mesmo os irmãos gêmeos claramente inspirados em Fred e Jorge só estão ali para vender alguns itens e nossas interações com eles não passam disso.
Mesmo contando com gráficos bonitos e que trazem a sensação de algo mais cozy junto de uma paleta de cores bem agradável, Spells & Secrets acaba pecando pela trilha sonora genérica e esquecível. Um outro ponto negativo é a falta de uma localização para nosso idioma.
Apesar dos problemas, Spells & Secrets é um game divertido e interessante, principalmente para os fãs de Harry Potter ou para aqueles que nunca tiveram contato com um roguelike, uma vez que é extremamente amigável e fácil de masterizar. A possibilidade de criar as mais diversas maneiras de enfrentar seus inimigos e seu modo cooperativo é onde o game realmente brilha e nos mostra seu verdadeiro potencial, não fosse por sua história fraca, um mundo desinteressante e alguns bugs bastante incômodos.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Merge Games.
Veredito
Spells & Secrets é um game com uma ótima ideia, co-op divertido e uma gameplay amigável e que estimula a criatividade. No entanto, sofre com uma história fraca e um universo bastante apático que não consegue cativar o jogador. Apesar disso, funciona como uma boa porta de entrada para jogadores que tenham curiosidade com o gênero roguelike.
Spells & Secrets
Fabricante: Alchemist Interactive / rokaplay
Plataforma: PS5
Gênero: Aventura / Roguelike
Distribuidora: Merge Games
Lançamento: 09/11/2023
Dublado: Não
Legendado: Não
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Veredict
Spells & Secrets is a game with a great idea, fun co-op and friendly gameplay that stimulates creativity. However, it suffers from a weak story and a rather apathetic universe that fails to captivate the player. Despite this, it works as a good gateway for players who are curious about the roguelike genre.