Sonic Colors chegou ao Wii em uma época em que o console mais vendido da Nintendo (desconsiderando os portáteis) estava quase no fim de sua vida. Essa informação é importante pois é um título que aproveita bem o console e traz gráficos muito bonitos até para os padrões atuais – mesmo tendo 10 anos de idade e ter sido lançado em um hardware que, apesar do seu sucesso absoluto, já nasceu inferior à concorrência (PS3 e 360). Em outras palavras, Sonic Colors envelheceu bem. É claro, oferecer o jogo em mais plataformas e sendo que há muita coisa que pode ser aprimorada, nos faz concluir que uma remasterização é mais do que bem-vinda.
Esse parágrafo inicial foi apenas para explicar que Sonic Colors: Ultimate é um remaster do jogo de Wii de mesmo nome de 2010. Sabemos que os jogos de Sonic são uma roleta russa em qualidade (principalmente para o público em geral). Dito isso, Sonic Colors é um bom game em qualquer situação.
Sonic Colors vai direto ao ponto e traz um foco inteiro em Sonic. Não há gameplay com os amigos do ouriço, com um Avatar (como em Forces) ou o “Werehog” (de Sonic Unleashed). É apenas Sonic do início ao fim. Também temos Tails, mas não o controlamos – neste remaster, ele pode salvar Sonic de uma queda fatal se você tiver coletado o seu ícone. Mas, é claro, há algumas diferenças no gameplay causadas pelos Wisps.
Na história de Sonic Colors, Dr. Eggman construiu um parque de diversões interestelar movido pela energia dos Wisps, alienígenas que o vilão capturou. Cabe a Sonic libertá-los. O enredo é bem simples e mais voltado para crianças (não espere algo sério), porém a dupla de robôs de Dr. Eggman (Orbot e Cubot) deve causar alguns risos em jogadores de qualquer idade. Infelizmente, não há legendas em português.
Os Wisps encontram-se espalhados pelas fases e, ao pegá-los, Sonic pode usar os seus poderes. Cada Wisp possui uma habilidade distinta e você sabe o que o aguarda por conta de sua cor. O Wisp branco oferece o boost (que nos outros jogos vem dos anéis coletados), enquanto que o amarelo possui a habilidade de Drill (broca), permitindo cavar determinadas partes do cenário. Há também o Rocket (foguete), Spikes (ande pelas paredes) e outros. Se você jogou a versão de Wii, a única novidade será Jade, um Wisp fantasma que atravessa paredes.
O gameplay de Sonic Colors é muito parecido com o de Unleashed e Generations (em ambos considerando o Sonic moderno). Além dos Wisps que citamos, há algumas coisas diferentes que incomodam. Uma é simples e só merece uma nota, já que é possível configurar os comandos: o Boost e o Stomp (Sonic vai direto para o chão ao apertar o botão no ar) ficam em posições trocadas do que normalmente são. Recomendo trocá-los.
O que realmente incomoda em Sonic Colors é o pulo duplo e o Homing Attack: ambos são no mesmo botão. Ou seja, se você apertar X duas vezes, Sonic realiza um pulo e depois um pulo duplo. Se um inimigo estiver à vista e a mira aparecer na tela, o Homing Attack é realizado se apertar X no ar. E é aí que está o problema: haverá um número considerável de vezes que você vai querer apenas realizar o pulo duplo e, sem perceber, Sonic estará mirando em um inimigo, o levando direto pra ele e saindo do local onde você queria estar em primeiro lugar. Isso seria facilmente consertado oferecendo um botão dedicado ao Homing Attack ou ao pulo duplo.
Sonic Colors possui seis mundos distintos com um número considerável de Atos em cada um. A duração do jogo em si, porém, não é muito longa (você deve terminar a campanha em cerca de 4 a 5 horas no máximo). O que tonra o jogo longo são seus colecionáveis: cada fase possui cinco anéis vermelhos para serem pegos, além de ser preciso rank S em todas elas. Coletar os anéis vermelhos abre outra novidade do remaster: o Rival Rush, uma corrida contra Metal Sonic.
Os anéis vermelhos também abrem fases no modo multiplayer do jogo (apenas offline e para 2 jogadores), no qual são fases que funcionam como uma espécie de “simulador de Sonic”. Essas fases podem ser jogadas sozinho e, ao completar tudo, oferecem as Esmeraldas do game. Você dificilmente vai aproveitar esse modo com algum amigo, mas caso o faça, é um rápido passatempo.
Ainda sobre colecionáveis, as fases possuem na remasterização umas moedas amarelas espalhadas que servem para comprar itens cosméticos na loja in-game. Esses itens permitem fazer coisas drásticas como trocar a cor dos sapatos e do boost de Sonic, ou algo simples como a imagem de exibição no perfil do jogador.
Como dito no início, Sonic Colors era um jogo bonito no Wii e o seu remaster com gráficos que podem chegar a 4K e 60 quadros por segundo só tornam as coisas ainda melhores. Há um filtro gráfico “mais claro” que você acaba ignorando conforme joga, mas se comparar com o de Wii, fica evidente.
Mas o mesmo não pode ser dito das cutscenes. Segundo a Digital Foundry, a Blind Squirrel Games (responsável pelo remaster) usou uma I.A. para fazer um upscale nelas. Ou seja, elas rodavam na própria engine no Wii, mas aqui são gravações das cutscenes de Wii e que sofreram um upscale. É algo que ficou muito estranho e você nota facilmente a sua qualidade bastante inferior quando parte para o gameplay em si. Foi uma decisão muito estranha e que não sabemos o motivo disso ter sido feito assim. Claro, a abertura ficou bonita, por exemplo, mas observe as cutscenes da história e isso se torna evidente.
Falando em abertura, a trilha sonora de Sonic Colors: Ultimate possui algumas trilhas remixadas e que você pode definir qual deseja escutar. São boas músicas de qualquer forma.
Sonic Colors: Ultimate não apresentou muitos problemas técnicos enquanto jogávamos. A versão de Switch viralizou com seus problemas (sejam eles reais ou não), porém a de PS4 está longe de apresentar qualquer situação similar.
No entanto, é preciso relatar algo que aconteceu: existe um modo chamado Egg Shuttle, que é basicamente todas as fases do jogo em sequência (inclusive os chefes) e que não é possível desistir ou pausar. O jogo travou quando estava quase no fim e foi algo bastante desanimador. Lendo relatos pela internet, não sou o único que sofreu travamentos.
Um patch de versão 1.04 foi lançado desde então e não arrisquei encarar o modo novamente, mas como o troféu do modo possui uma porcentagem de aquisição, não é algo impossível. Da mesma forma, há relatos de saves corrompidos, mas, novamente, não foi algo que sofremos em nossos testes.
Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela SEGA.
Veredito
Sonic Colors: Ultimate é um ótimo jogo do ouriço, focado na ação que realmente importa do personagem e com mecânicas interessantes. Há algumas falhas e cutscenes com gráficos estranhos, além de ser relativamente curto. Porém, há bastante conteúdo opcional que compensa esse lado.
Veredict
Sonic Colors: Ultimate is a great game, focused on the action that really matters for Sonic and with interesting gameplay mechanics. There are some bad things and cutscenes with weird graphics, in addition to being relatively short. However, there’s plenty of optional content that makes up for that.