Severed Steel – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Severed Steel é um FPS indie com um foco impecável em sua jogabilidade que é simples, rápida e bastante estilosa e que resulta em uma experiência bastante divertida e absolutamente sem enrolação alguma. Há um mínimo de contexto fornecido por algumas ilustrações rápidas para servir de história, mas o jogo imediatamente irá colocar o jogador em algum de seus vários níveis para se divertir causando o caos contra seus inimigos.

Severed Steel

A principal mecânica de Severed Steel é sua movimentação, que permite que a personagem principal corra pelas paredes, deslize pelo chão ou se jogue em alguma direção como em um mergulho. Além dessas movimentações permitirem uma locomoção intensa pelo cenário, elas também tornam o jogador imune a qualquer dano. Portanto, a forma mais eficiente de se jogar Severed Steel é estar em constante movimento e realizando acrobacias o máximo possível. A transição entre os diferentes tipos de movimentação é excelente, sutil e bastante rápida, mas há poucos momentos que é difícil perceber em qual movimentação o jogador está. 

Respeitando o movimento intenso, não há um arsenal de armas para se escolher, sendo que a grande maioria das armas são adquiridas pelo cenário ou do corpo morto dos inimigos. Todas as armas têm uma quantidade pequena de munição, portanto, é necessário estar constantemente trocando de armas durante um confronto. Com esse intuito, o jogo traz uma série de pequenas e inteligentes decisões ao design para que o jogador nunca precise parar para procurar um novo armamento como, por exemplo, uma vez que uma arma se esgota, é possível jogar a arma em si como um último projétil antes de se conseguir uma outra arma.

Outra possibilidade interessante é poder roubar pistolas de inimigos e, também, que a personagem principal irá automaticamente coletar armas pelo cenário caso a arma em uso esteja sem balas. Se por qualquer razão o jogador ficou algum momento desarmado é por culpa própria e, com a quantidade de inimigos que aparecem, é bastante fácil roubar um equipamento e voltar a atirar. 

Severed Steel

Um dos poucos equipamentos permanentes é um canhão no braço esquerdo da personagem que depende de uma energia que pode ser obtida de alguns inimigos derrotados. O canhão é bastante poderoso, mas seu uso mais interessante é poder destruir qualquer parede no cenário. É bastante libertador considerar que caso você não encontre um caminho bom ao próximo objetivo, você pode simplesmente eliminar qualquer obstáculo em seu caminho com o canhão.

Um inimigo alvo está em um andar acima de você? Sem problema, destrua o chão que ele está em cima. A saída está do outro lado da fase? Destrua as paredes mais próximas e saia correndo em linha reta até a mesma. O canhão é uma mecânica que permite bastante experimentação e criatividade por parte do jogador.

Severed Steel

Naturalmente, com um ritmo tão rápido e várias opções de movimentação, é quase impossível mirar de maneira apropriada em seus inimigos. Para “resolver” essa situação, o título utiliza de maneira generosa a mecânica de bullet time que diminui a velocidade do jogo inteiro para que o jogador tenha mais tempo de realizar todas as ações que precisa, como mirar, atirar e se movimentar. 

Apesar da generosidade com a camêra lenta, essa também não é infinita a menos que o jogador esteja constantemente derrotando inimigos. Utilizar acrobacias permite utilizar o bullet time por um período curto, mas derrotar inimigos enche uma barra da mecânica e permite utilizá-la por períodos bem mais longos. 

Severed Steel

Com todas essas mecânicas, Severed Steel é um jogo difícil de entender inicialmente, extremamente divertido quando se tem algum domínio de suas mecânicas e bastante desafiador conforme os níveis avançam. Gradativamente, novos tipos de inimigos vão sendo introduzidos, os estágios crescem em tamanho e a quantidade de inimigos simultâneos atirando em você aumenta consideravelmente. Consequentemente, o jogador aprende a dominar as mecânicas de movimento que o tornam invencível, obter armas de maneira mais eficiente e a utilizar o bullet time e acrobacias para despachar hordas de inimigos.

É bastante satisfatório e divertido eliminar inimigos enquanto desvia de projéteis de outra dúzia de inimigos com as acrobacias. Um erro simples pode levar a uma morte rapidamente, portanto, é um jogo que o jogador certamente será derrotado várias vezes até dominar suas mecânicas e, felizmente, o jogo conta com checkpoints e retornos bastante rápidos para quando o jogador é morto. 

Severed Steel

O modo campanha conta com mais de 40 níveis de tamanhos bastante variados, mas que individualmente podem ser concluídos de maneira bastante rápida. Os níveis sempre têm objetivos simples como matar algum inimigo específico, chegar a algum ou múltiplos locais, destruir algo e, então, encontrar a saída. O maior problema de alguns níveis é que são bem difíceis de navegar por causa de sua construção estranha.

A campanha inteira deve ter tomado cerca de 3 a 4 horas para concluir, no entanto, esta é como se fosse um tutorial, pois há o modo tiroteio que desafia o jogador a sobreviver nesses mesmos níveis contra hordas de inimigos enquanto visa por uma pontuação alta. A pontuação é produto do desempenho do jogador, dos desafios de cada estágio e também de modificadores que alteram a jogabilidade consideravelmente. Por exemplo, um dos modificadores elimina completamente o bullet time, o que torna todo confronto consideravelmente mais difícil. Há muitas combinações possíveis e muitas fases disponíveis, portanto, esse modo pode facilmente render dezenas de horas.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Digerati.

Veredito

Severed Steel foi uma agradável surpresa por causa de sua jogabilidade que, além de ser extremamente divertida, também é muito bem construída. A campanha e o modo tiroteio completam esse pacote com uma quantidade considerável de conteúdo. Se você é um fã de FPS de ritmo rápido, Severed Steel é um título que precisa de sua atenção.

90
Severed Steel
Fabricante: Greylock Studio
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Tiro em Primeira Pessoa (FPS)
Distribuidora: Diregati Distribution
Lançamento: 20/07/2022
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Comprar na

Severed Steel was a pleasant surprise because of its gameplay which, in addition to being extremely fun, is also very well made. The campaign and and the challenges complete this package with a considerable amount of content. If you are a fast-paced FPS fan, Severed Steel is a title that needs your attention.