Sam & Max Save the World Remastered – Review

Sam & Max Save the World é um jogo point-and-click originalmente desenvolvido pela Telltale Games, responsável pelos jogos da série The Walking Dead, agora remasterizado para as plataformas atuais pela Skunkape Games. É o primeiro jogo de uma trilogia da série que saiu entre 2006 e 2010.

Algumas pessoas devem se lembrar de Sam & Max, o desenho animado baseado nos quadrinhos, que foi exibido no final da década de 90 no Brasil por canais da TV aberta e TV a cabo, mas que logo saiu da sua grade e nunca mais foi reprisado na televisão brasileira.

Sam & Max conta a história de Sam, um cachorro, e Max, um coelho, ambos policiais freelance, que agem juntos na cidade de Nova Iorque, solucionando os mais absurdos e lúdicos crimes possíveis. Os quadrinhos, a animação e os jogos se ambientam lá pelos anos 90 também.

A história de Sam & Max Save the World especificamente começa com um mistério pequeno sobre as travessuras que uma equipe de ex-astros infantis na cidade de Nova Iorque, escalando até uma possível destruição global, no melhor estilo absurdo da série.

Originalmente, o jogo foi dividido em seis capítulos, mas o lançamento remasterizado traz os seis capítulos em um único pacote, permitindo que o jogador consiga acompanhar a história do começo ao fim, sem ter de esperar semanas ou meses para cada episódio.

A jogabilidade em si é muito familiar de qualquer jogador acostumado com jogos da Telltale. Você controla Sam, acompanhado por Max, em cenários pequenos, interagindo com objetos e pessoas, escolhendo opções de diálogo, para resolver puzzles para prosseguir a história.

Acho que o maior ponto dos jogos da série é o senso de humor. Levando em conta que os quadrinhos são da década de 90, o jogo foi desenvolvido em 2006 e sua remasterização está sendo lançada para o PlayStation 4 em 2022, tem uma diferença considerável de tempo entre seu público-alvo original e o mercado atual.

Mesmo sendo alguém que aproveitou a década de 90, jogar Sam & Max Save the World foi uma volta ao passado com um humor que pode ser considerado, até mesmo para quem estava vivo na época, de “cringe”. Nem na época esse senso de humor era unanimidade, mas agora então, realmente não é para todos.

Os gráficos do jogo, porém, não deixam tanto a desejar. Apesar de algumas limitações de cenário e câmera atrapalharem em pontos do jogo, não parece um jogo que foi originalmente lançado em 2006 para plataformas como o Nintendo Wii e PC. Parece, de fato, um jogo que remete ao estilo dos quadrinhos e faz jus ao material de origem.

A dublagem, toda em inglês, foi feita pelo elenco original da animação e de fato, um dos pontos altos do jogo. Todas as falas são dubladas, emulam bem as cenas que estão sendo interpretadas e a trilha sonora ajuda na ambientação geral do jogo na década dos anos 90.

A duração do jogo é compatível com cada capítulo, por volta de uma hora por capítulo para aqueles que estão jogando com guia, algo bem comum com jogos desse gênero, para duas a três horas de jogo por capítulo para aqueles que decidirem explorar todas as opções e todo o cenário.

Fico feliz que jogos antigos, principalmente de uma empresa que foi tão prolífica e acabou fechando como a Telltale Games, estão voltando para o mercado para as plataformas atuais, levando em consideração que a retrocompatibilidade de jogos daquela época não é comum.

Dito isso, Sam & Max Save the World é um dos jogos do catálogo da empresa que seja mais difícil de remasterizar e vender para o mercado atual. Levando em conta que temos tantos novos jogadores no mercado que nasceram nos anos 2000 e depois, Sam & Max Save the World parece um produto datado, quase uma reprise de “Vale a Pena Ver de Novo”.


Sam & Max: Beyond Time and Space

Aproveitando a análise, a Skunkape Games lançou, no mesmo dia, tanto a remasterização de Sam & Max Save the World, primeiro jogo da trilogia, como de Sam & Max: Beyond Time and Space, segundo jogo da trilogia, originalmente lançado em 2008.

Como a distância de lançamento entre os dois jogos, não há uma diferença notável entre eles quanto a gráficos, jogabilidade, dublagem etc. Dessa forma, sua remasterização também traz as mesmas melhorias citadas quanto a Sam & Max Save the World.

A história de Sam & Max: Beyond Time and Space é uma sequência direta do fim de Sam & Max Save the World, acompanhando a dupla de detetives, agora desvendando outros mistérios, que vão do Polo Norte com um Papai Noel possuído, para um ataque de zumbis.

Novamente, as críticas e elogios de Sam & Max Save the World se aplicam inteiramente à Sam & Max: Beyond Time and Space. Para fãs da série, nostálgicos dos anos 90 e saudosistas da Telltale Games, os dois jogos podem ser boas pedidas, mas para os demais, acredito que valha a pena pesquisar mais para garantir que não tenham frustrações.


Jogo (versão de PS4) analisado no PS5 com código fornecido pela Skunkape Games.

Veredito

Um produto do seu tempo, Sam & Max Save the World é uma remasterização dedicada para fãs da animação e jogos do gênero, mas no mercado atual, seu público talvez não passe muito disso.

65

Sam & Max Save the World

Fabricante: Telltale Games

Plataforma: PS4

Gênero: Aventura

Distribuidora: Skunkape Games

Lançamento: 29/09/2022

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

A product of its time, Sam & Max Save the World is a remaster dedicated to fans of the series and point and click games, but in the current market, the audience might not be much bigger than that.