Salt &Sanctuary é um novo RPG de ação 2D que usa a série Souls como grande fonte de inspiração, utilizando várias de suas mecânicas e filosofias. O resultado é um ótimo jogo de ação, mas, ironicamente, se assemelha mais a um Castlevania da era PS1/GBA do que um verdadeiro “Souls 2D” e, infelizmente, nunca chega à qualidade de ambas às séries.
S&S traz um ótimo combate com características típicas de jogos de ação 2D, como variedade de ataques e magias, em conjunto com mecânicas como rolamento e stamina, elementos presentes da série Souls. O maior problema de S&S é que ao copiar as mecânicas, as mesmas não se adaptam idealmente ao plano 2D, criando uma série de problemas desnecessários.
O rolamento num plano 2D é extremamente limitado e muitas vezes é impossível de se escapar de uma sequência de golpes devido à pequena janela de invencibilidade ou a auto-correção de trajetória dos ataques dos inimigos. O sistema de stamina também é um infortúnio devido ao ritmo do jogo ser mais veloz que os Souls, resultando em inimigos que podem atacar com pouco ou nenhum intervalo entre golpes. Isso vai de encontro à filosofia dos jogos Souls, já que os inimigos são feitos para que o jogador procure seus pontos fracos e abuse dos mesmos da maneira mais precisa possível.
Alguns chefes inclusive ganham golpes novos que “tapam” esses momentos de fraqueza após retirar uma quantidade considerável de vida.Esses fatores acabam por criar um combate, de fato, desafiador, mas que também é pouco recompensador ou frustrante, dificilmente chegando no ponto ideal de “Difícil, mas justo”. O exagero na busca do desafio também pode ser encontrado em armadilhas escondidas pela baixa iluminação dos cenários ou em inimigos que se escondem para pegar o jogador desprevinido. São momentos que causam mais frustração do que um legítimo aviso para o jogador agir de maneira cautelosa.
Ao se iniciar o jogo, pode-se escolher o visual de seu personagem, sua classe e sua afiliação, sendo possível trocar classe e afiliação durante a aventura. O desenvolvimento das habilidades do personagem é de livre escolha do jogador, sendo realizado por meio de uma árvore de habilidades. Ao contrário dos Souls, é necessário desbloquear o uso de certos equipamentos antes de utilizá-los, fazendo com que seja necessário escolher sua especialização o mais cedo possível. Felizmente, há bastante variedade nas opções de armas, como espadas, lanças, arcos, magia, etc., o que deve agradar qualquer jogador.
Ironicamente, os melhores momentos de S&S são quando ele não está copiando a série Souls. Após avançar na aventura, você irá receber marcas que dão poderes especiais, podendo utilizar monumentos anti-gravidade, pulos na parede, etc. Isso permite que você possa explorar novas áreas e os desenvolvedores criaram vários desafios no aspecto plataforma que tornam esses poderes ainda mais impressionantes. Falando em áreas, S&S se beneficiaria drasticamente de um mapa, pois as regiões e corredores não são únicos e marcantes o suficiente para facilitar a memorização de todos os caminhos, sendo bastante fácil se perder em um de seus inúmeros caminhos e atalhos.
Veredito
S&S pode não ser o Souls 2D que esperava, mas é um bom título de ação que acaba se tornando uma boa adição ao gênero Metroidvania. Infelizmente, seu exagero ao utilizar de sua fonte de inspiração acaba por evitar que chegue ao mesmo nível de qualidade da série Souls ou de um Castlevania, mesmo que existam alguns momentos de genuína genialidade durante o jogo.
Jogo analisado com código fornecido pela Ska Studios
Veredito
Veredict
S&S might not be the 2D Souls that everyone expected, but it is a good action title that ends up being a good addition to the Metroidvania genre. Unfortunately, its exaggeration in using its inspiration prevents it from reaching the same quality as the Souls or the Castlevania series, even though there are moments of true genius during the game.