Remnant II: The Awakened King – Review

O ano de 2023 tem sido um dos melhores para a indústria de jogos eletrônicos. Com tantos lançamentos chegando ao mesmo tempo, é normal que um ou outro jogo passe desapercebido para alguns jogadores. Dentre os títulos que possivelmente entraram para essa lista, um dos meu favoritos é Remnant II. O jogo de ação da Gunfire Games, ao qual muitos costumam se referir como um Soulslike com armas de fogo, sem dúvida está entre os maiores destaques do ano.

Após ter um lançamento muito bem avaliado, como é possível conferir em nossa análise publicada aqui no site, o jogo recebe agora sua primeira expansão paga do total de três planejadas, intitulada de The Awakened King, que chega prometendo acrescentar uma boa dose de conteúdo de história, um novo arquétipo, além de muitos itens para serem encontrados.

Remnant 2

The Awakened King coloca o viajante de volta ao mundo de Losomn, após o Rei Legítimo despertar de seu sono profundo e sair em busca por vingança contra aqueles que o traíram e usurparam seu trono. Apesar do conteúdo adicional não introduzir nenhum mundo novo ao universo de Remnant II, confesso que revisitar meu mundo favorito dentre os presentes no jogo original me deixou bastante curioso para conferir esse DLC.

Ao iniciar o jogo pela primeira vez após adquirir a expansão, o jogador terá a oportunidade de entrar em uma aventura única exclusivamente planejada para o conteúdo do DLC. Essa aventura cobrirá os eventos principais da expansão, incluindo novas áreas, NPCs, inimigos e um novo Chefe de Mundo. Após concluir todo o arco do Rei Legítimo pela primeira vez, o conteúdo do DLC somente poderá ser acessado ao ser gerado de forma aleatória como uma área do mundo de Losomn.

Remnant 2

A ambientação das novas áreas do DLC segue a mesma linha do mundo de Losomn, com aquele aspecto que, por diversos momentos, lembra muito Bloodborne. Mas além dos já conhecidos cenários de esgotos, vilas e castelos, parte dessa campanha também passará por uma cidade portuária. A maior novidade em termos de design dos mapas na expansão está na introdução de mais elementos de verticalidade, portanto será necessário explorar com bastante cautela para evitar mortes por queda e encontrar alguns segredos escondidos nos vários níveis presentes em algumas áreas. A maioria dessas áreas também contará com dungeons adjacentes, sendo que algumas delas apenas repetirão dungeons do mundo base de Losomn.

Um dos temas mais recorrentes nesse novo conteúdo é o de bruxaria, algo que combina perfeitamente com a temática de Losomn, então frequentemente nos depararemos com rituais sinistros e também com algumas surpresas ao longo da exploração. Isso também serve como pano para a introdução de novos inimigos e chefes, que continuam apresentando o ótimo nível de desafio característico da franquia.

Uma das novidades mais interessantes do DLC é a introdução de alguns NPCs. Esses personagens vão servir para fornecer informações adicionais ao jogador sobre a história do mundo de Losomn e do Rei Legítimo. Como de praxe em Remnant II, conversar com os personagens também poderá abrir novas linhas de missões. Algumas dessas missões serão resolvidas com personagens do jogo base, adicionando mais conteúdo para essas áreas. É o caso da missão do Leywise, por exemplo, que deverá ser concluída através de parte da missão do banquete do jogo base.

Remnant 2

Um dos maiores atrativos de Remnant II com certeza está na sua aleatoriedade na geração dos mundos e como isso influencia na disposição dos eventos e itens. Em The Awakened King as novas áreas não variam tanto em termos de layouts gerados dos mapas, mas possuem algumas boss fights e eventos opcionais que poderão aparecer cada vez que o mundo for novamente criado. Isso resulta em uma expansão com um bom fator replay, já que será necessário concluí-la algumas vezes para experimentar as diferentes conclusões e encontrar todos os itens. Dentre esses itens há boas armas, diversos anéis e amuletos, características, mutadores e muito mais.

No entanto, a melhor adição do DLC fica por conta do novo arquétipo. Chamada de Ritualista, essa classe é focada na construção de efeitos de status nos inimigos e como maximizar seu dano através disso. Quando combinado com os itens, armas e características adequadas, esse arquétipo se torna uma das melhores alternativas para aqueles que preferem jogar de maneira ofensiva. Os arquétipos de Desafiador, Alquimista, Médico e Engenheiro possuem boa sinergia com o Ritualista, aumentando ainda mais o leque de possibilidades de builds tanto para o modo solo como para o cooperativo. Além disso, o Ritualista possui uma defesa elevada contra dano elemental, o que em Remnant II é sempre algo muito bem-vindo.

Remnant 2

Apesar de The Awakened King não trazer nenhuma novidade impactante para Remnant II, ele amplia o arsenal de itens e builds, adiciona algumas áreas e conclui o arco da história do mundo de Losomn de forma satisfatória. Com isso, temos uma expansão bastante interessante para quem busca motivação para retornar ao jogo. E como estamos falando de Remnant II, isso se torna ainda mais divertido quando feito na companhia de amigos.

DLC analisado no PS5 com código fornecido pela Gearbox Publising.

Veredito

The Awakened King desenvolve a história do mundo de Losomn e adiciona um boa quantidade de itens e conteúdo para Remnant II. Isso é o suficiente para manter os jogadores entretidos por mais um tempo com o que já era um dos melhores jogos de ação do ano.

80

Remnant 2

Fabricante: Gunfire Games

Plataforma: PS5

Gênero: Tiro em Terceira Pessoa

Distribuidora: Gearbox Publishing

Lançamento: 25/07/2023

Dublado: Não

Legendado: Sim

Troféus: Sim (inclusive Platina)

Comprar na

Veredict

The Awakened King develops the story of the world of Losomn and adds a good amount of items and content to Remnant II. That’s enough to keep players entertained for a while longer with what was already one of the best action games of the year.