Primeiramente, é necessário esclarecer diversos pontos em relação ao quarto episódio da série The Wolf Among Us. Para quem achou o terceiro episódio muito curto, vai se decepcionar: esse é um pouco menor. Demorei pouco mais de uma hora para terminar e quando achei que a história fosse se desenvolver, o jogo acabou. Procuro manter as análises livres de spoiler para não atrapalhar a diversão de quem ainda vai jogar e nesse episódio nem é preciso muito esforço. Nada acontece.
É claro que ainda temos a narrativa incrível, a trilha sonora magnífica e a direção de arte única, mas a história fica estagnada. Relembrando a cena final – a mais que incrível cena final – do terceiro episódio, em que fomos apresentados aos verdadeiros vilões da trama, queremos ver o que acontece a seguir. A primeira parte de In Sheep’s Clothing procura mostrar os resultados das suas ações no episódio anterior e é bem sucedida. Há certo desenvolvimento de personagens e talvez seja realmente uma pausa necessária para que o nosso protagonista recupere-se depois dos eventos do episódio anterior. Não estou reclamando disso, estou reclamando de todo o restante até o final do episódio.
Acho que desde a primeira temporada de The Walking Dead, a Telltale Games, não fez um episódio em que as escolhas tivessem tão pouco impacto. Não me senti dono das minhas ações. Me senti dentro de um jogo convencionalmente linear. E não gostei disso. Existe a introdução de novos personagens e uma tentativa de desenvolver outros como Bluebeard, mas o episódio é tão curto que isso não é possível.
O problema é algo que pode parecer muito pessoal, mas eu quero poder explorar mais e conhecer melhor os personagens. Ter uma liberdade maior para fazer minhas ações e não ter que seguir um roteiro tão à risca. Lembro de explorar cada canto dos dois primeiros episódios e isso foi incrível.
Outra coisa que não tem como passar despercebido são aquelas conhecidas travadas durante os salvamentos e os loadings. Elas me atrapalharam muito nesse episódio. Tive que pausar o jogo três vezes para esperar a ação que estava sendo realizada se concretizar. Acho que a Telltale tem que trabalhar esses problemas antes de lançar um novo produto e pelo menos espero que as próximas franquias não apresentem esses mesmo erros novamente.
A cena final se destaca do restante do jogo. Ela vai tirar seu fôlego mais uma vez e prepara o terreno para a última parte. Isso é ao mesmo tempo bom e ruim. Não consigo ver o final da trama e o resultado de tudo em apenas mais um episódio de 90 minutos. Me faz acreditar que a Telltale vá fazer uma segunda temporada. O que me parece uma ótima ideia, mas eu gostaria muito que essa história terminasse aqui. Pode acontecer também de ficarem algumas pontas soltas e resolver parcialmente os mistérios.
Veredito
In Sheep’s Clothing é um episódio extremamente curto e que, tirando algumas poucas cenas, não entrega uma narrativa tão sólida como a dos episódios anteriores. Os problemas com travamento ainda atrapalham. E a falta de escolhas e exploração são uma pequena ressalva para esse episódio como um todo. Mas a cena final é uma mensagem de que a parte final será épica e imperdível.
Jogo analisado com código fornecido pela Telltale Games.