[PSN] MouseCraft

Seja você fã de jogos indies ou não, uma coisa é certa: eles estão conquistando cada vez mais espaço no mercado, inclusive nos consoles. Isso não é à toa, já que temos visto muitos títulos indies de boa qualidade sendo lançados. A ótima notícia é que Mousecraft é um dos que se encaixam nessa categoria.

Em Mousecraft acompanhamos a saga de Schrödinger, um gato cientista que faz experimentos com ratinhos para conquistar cristais chamados Anima Shards, que servirão para financiar novos experimentos.

A história está lá só para justificar a jogabilidade, que nas palavras dos criadores, é uma mistura de Tetris e Lemmings. Três ratinhos precisam chegar de um ponto A até o ponto B na fase, e cabe ao jogador a tarefa de guiá-los. Porém, você não controla os ratos, e sim o cenário: os bichinhos andam em linha reta em um único sentido (se encontrarem um obstáculo, voltarão e farão o caminho contrário) e você precisa colocar alguns Tetromino bricks (blocos em forma de peças de Tetris) no trajeto para ajudar os ratos a chegarem ao seu destino.

O conceito é simples, mas na prática o jogo se mostra bastante desafiador. Em cada estágio, você tem à sua disposição uma quantidade bem limitada de peças para utilizar e, para complicar, é preciso também coletar os Anima Shards espalhados pelo cenário. Assim, você terá que usar o raciocínio para encontrar um jeito de dispor as peças de forma que os ratos coletem os Shards e consigam chegar ao final da fase. Vale lembrar também que os ratinhos podem morrer de diversas formas, como ao caírem de uma altura elevada.

Outro fator que auxilia no aumento da dificuldade são os diferentes tipos de blocos que você habilita conforme progride no jogo. Existem os blocos que explodem partes do cenário, os que quebram após um certo período de tempo, entre outros. Eles são habilitados com certa frequência, o que torna a curva de dificuldade do jogo um pouco desbalanceada, já que muitas vezes não há tempo de você acostumar a usar apenas um tipo de bloco.

Apesar disso, essa dificuldade aliada aos inteligentes puzzles nos instigam a completar tudo o que as missões oferecem. Existem fases que podem durar cerca de meia hora ou mais, caso você queira completá-las com 100%. É claro que existe a possibilidade de terminá-las sem coletar todos os Anima Shards e com apenas um ratinho vivo; obviamente o jogo perderá metade da graça, mas é o ideal para aqueles que não têm muita paciência e não se interessam por maiores desafios.

Mousecraft possui uma grande quantidade de fases: são 80 no total. Apesar de isso parecer ser um fator positivo à primeira vista, é justamente o que torna o game bastante repetitivo após certo tempo. Você dificilmente completará Mousecraft de uma só vez, e a não ser que você seja muito fã de puzzles e de troféus na PSN, também não terá maiores incentivos para continuar jogando até o fim.

O jogo também tenta acrescentar algum fator replay, mas em vão. Existe um modo de criação de fases que, apesar de ser divertido e fácil de usar, não conta com um modo online para que os jogadores publiquem suas produções, o que é uma falha imperdoável. Afinal, por que alguém se daria ao trabalho de gastar horas criando uma fase que já sabe como terminar? Não faz muito sentido.

No quesito técnico, Mousecraft não decepciona, mas poderia ser melhor. Os gráficos em 2.5D são bonitos e agradáveis e a trilha sonora é boa para um jogo de puzzle. Por outro lado, existem alguns bugs que acontecem com certa frequência; algumas vezes, você colocará uma peça para bloquear a passagem do rato e mesmo assim ele atravessará o bloco e morrerá. Esses momentos são um pouco frustrantes, mas nada que impeça o andamento do jogo.
 

Veredito

Mousecraft é um ótimo jogo para entusiastas de puzzles. Apesar de possuir alguns problemas e sua curva de dificuldade não ser das melhores, é um game instigante, com desafios inteligentes e que vale a pena ser experimentado.

Jogo analisado com código fornecido pela Curve Studios.

Veredito

70

Fabricante:

Plataforma:

Gênero:

Distribuidora:

Lançamento:

Dublado:

Legendado:

Troféus:

Comprar na

Veredict