Leia a mini-análise da versão de PS4 clicando aqui e a de PS3 aqui.
Cel Damage HD é uma versão remasterizada de um título lançado na geração do PlayStation 2. É um jogo bastante simples e com apenas três modos.
O gênero de Cel Damage HD é difícil de descrever com poucas palavras, pois cada modo é distinto um do outro. Mas pense em uma mistura de corrida e o modo "Battle" de Mario Kart com uma pitada de Twisted Metal.
Cel Damage HD conta com uma variedade de personagens bem carismáticos e únicos. Temos desde um pequeno diabo até um pato mafioso. E isso sem contar que cada um possui seu próprio carro. Há também personagens destraváveis que são abertos conforme você ganha as corridas.
Já as "corridas" (se é que podemos chamar assim, pois apenas um modo é, de fato, corrida) são divididas em três modos: Smack Attack, Flag Rally e Gate Relay. O Smack Attack é um modo que os personagens atacam uns aos outros em busca de pontos. Os pontos são dados conforme você atinge ou destrói os adversários com itens pegos nas arenas ou se matá-los com sua arma padrão. Se você fizer um ataque enquanto realiza uma manobra (com o analógico da direita, o qual permite um salto para frente, para os lados ou para trás), os pontos são duplicados.
Já o outro modo, o Flag Rally, consiste em pegar bandeiras espalhadas pelo cenário e trazê-las para um ponto específico. Obviamente, os oponentes possuem o mesmo objetivo e quanto mais bandeiras você trouxer de forma simultânea, maior será sua pontuação.
Por fim, o modo Gate Relay é a corrida normal, com no mínimo 8 voltas a serem completadas. Você deve seguir uma série de portões amarelos – se não passar por um, é obrigado a retornar e fazer isso.
De forma geral, Cel Damage HD é divertido, porém, relativamente limitado. Além disso, a versão de Vita não possui multiplayer, o que elimina muito da proposta do jogo. Porém, considerando o single, ele é mais funcional no Vita do que no PS3 ou PS4 – você normalmente vai querer fazer uma ou duas corridas quando tem um pouco de tempo para jogar. Nos consoles enjoa rápido "sentar e jogar" diversas corridas. Isso sem contar que o jogo não é difícil.
Por fim, em relação aos aspectos técnicos, Cel Damage HD roda a provavelmente 30 quadros por segundo no Vita, enquanto que no PS4, por exemplo, é claramente a 60. Mas os gráficos são semelhantes nas plataformas.
Veredito
Cel Damage HD no PS Vita é um jogo bom, mas limitado e sem multiplayer – algo que é o coração do título. Porém, a experiência portátil é válida aqui.
Jogo analisado com código fornecido pela Finish Line Games.