Ainda que o gênero de simuladores conhecidos como cozy games tenha se tornado um tanto popular nos últimos anos, é incrível como algumas desenvolvedoras ainda são capazes de produzir jogos que combinam diferentes ideias para se destacar dos demais. Potionomics: Masterwork Edition é um bom exemplo disso.
O game acompanha a história de Sylvia, uma jovem aprendiz de bruxa que herdou repentinamente a loja de poções de seu tio, Oswald, situada na ilha encantada de Rafta. A vila que concentra as maiores atividades comerciais da ilha é um lugar repleto de figuras carismáticas, que se apoiam no consumo de poções para facilitar suas vidas, mas que não se destacam por serem os clientes mais flexíveis.
Ao chegar no local para reividicar seu direito sobre a loja, Sylvia é surpreendida por Helene, uma agente de cobranças que possui uma confissão de dívida assinada por Oswald. Ela informa à bruxinha o valor e o prazo para que o compromisso seja honrado. Com medo de perder seu negócio, Sylvia agora deve se especializar no ofício de produção de poções para conseguir reerguer a loja.
Seu principal companheiro nessa aventura é a coruja Owl. Além de fornecer as instruções para Sylvia organizar todas as tarefas, ele revela a ela uma oportunidade para ganhar uma enorme soma em ouro através de um concurso de poções. E como o valor da premiação seria suficiente para quitar os débitos da loja, os dois partem para uma corrida contra o tempo para vencer as exigências das etapas eliminatórias e conseguir alcançar a grande final.
O mundo de Rafta é repleto de possibilidades. A jogabilidade inclui elementos de gestão econômica, customização de espaços, simulação de relacionamentos e até um sistema de construção de baralhos. Tudo funciona de maneira harmoniosa dentro da temática do jogo e a sensação inicial de explorar todas as mecânicas é relaxante. A direção de arte não se destaca por possuir os melhores gráficos, mas o visual cartunizado e as animações dos personagens contribuem para criar uma ambientação charmosa e bem-humorada.
Como não poderia ser diferente, o principal conceito da gameplay é a administração da loja. Para isso, Sylvia deve criar as poções e colocá-las à venda para os clientes durante os períodos disponíveis do dia. As poções possuem diferentes efeitos e níveis de qualidade, de acordo com os ingredientes e materiais empregados no processo de produção.
Cada elemento possui uma cor e uma letra correspondentes para facilitar a memorização, sendo que as possíveis combinações ficam disponíveis em um livro de receitas. Após inserir os materiais no caldeirão, cada poção leva um tempo predeterminado de cocção até que possa ser engarrafada e exposta na loja. É possível encurtar esse prazo adicionando combustível ao fogo.
Os métodos de produção não são complicados. Basicamente, um medidor deve ser preenchido com a proporção adequada de cada elemento para resultar na poção desejada. Caso o equilíbrio seja perfeito, um bônus de qualidade será concedido. As mercadorias podem ser expostas na vitrine, ou dispostas em prateleiras melhores, para ficarem mais valorizadas.
O tempo é um fator de suma importância. Além de exercer uma pressão de prazo para o cumprimento das exigências do concurso, todas atividades realizadas, sejam elas na loja ou fora dela, farão com que o dia avance até que chegue ao seu final. A cada alvorada, eventos aparecerão de forma aleatória para modificar o comportamento do mundo. Eles podem influenciar no custo dos ingredientes no mercado, na disposição dos clientes, afetar o preço de sua mercadoria e até o comportamento das regiões exploráveis.
Toda vez que as poções estiverem posicionadas nas prateleiras e a loja for aberta, entram em cena os elementos de construção de baralhos. Sempre que um cliente chegar no estabelecimento, Sylvia deverá usar sua capacidade de persuasão para convencê-lo sobre a necessidade de comprar o produto e até tentar fazer com que pague o melhor valor por ele.
O jogador deve escolher as cartas em sua mão como num sistema por turnos. A cada nova rodada, cartas serão distribuídas de acordo com o deck preparado anteriormente com base na coleção adquirida ao longo do jogo. Para complicar um pouco as coisas, cartas de estresse surgirão de vez em quando em sua mão como uma punição pela demora em fechar o negócio. Elas não podem ser jogadas ou descartadas, e serão contabilizadas no medidor de estresse de Sylvia ao final do turno. Caso esse medidor atinja seu máximo, ela ficará incapacitada de concluir a venda.
A duração dos turnos depende do número de cartas em sua mão, mas você também pode optar por encerrá-los antecipadamente por meio de um comando se quiser esperar melhores oportunidades de cativar o cliente. Sempre que uma carta for jogada ou a rodada for concluída, a contagem do medidor de paciência do cliente diminuirá. Caso o marcador chegue a zero, a negociação é encerrada.
Saber utilizar o baralho para jogar com a paciência do cliente é fundamental para realizar as melhores vendas. Isso tem um papel importante no jogo, já que a economia é bem equilibrada para que a prosperidade seja diretamente proporcional ao valor investido em seu negócio. As moedas de ouro conseguidas através das vendas podem ser usadas para adquirir e melhorar os equipamentos da loja, ampliar o espaço, comprar ingredientes de diferentes níveis, ativar bônus de venda e até enviar exploradores para buscar itens em lugares remotos da ilha.
Uma maneira eficiente de aumentar as chances de fechar vendas por maiores valores é adicionar novas cartas ao baralho. Elas são conseguidas através do desenvolvimento de relacionamentos com os muitos personagens que fazem parte do mundo de Potionomics: Masterwork Edition. Sempre que um evento for realizado com sucesso, o ranking de admiração daquele personagem subirá até que novas recompensas sejam conseguidas.
Para facilitar nisso, é possível distribuir presentes aos personagens. Cada um deles possui interesse em um tipo diferente de ingrediente, e cabe a você entender a personalidade deles para descobrir o que mais os agrada. Além disso, interações de diálogo também oferecem oportunidades para elevar a afinidade, dependendo da resposta escolhida. Uma outra função permite que você passe um tempo com o personagem em alguma atividade para conhecê-lo melhor e subir o ranking do relacionamento. Essa também é uma maneira para aliviar o estresse de Sylvia, já que o medidor acumulado não é sempre reduzido com o passar do tempo.
A cada nível alcançado de afinidade, você receberá novas cartas e até cupons de desconto para as lojas. O elenco de personagens é excelente. Cada um deles possui sua própria história e suas necessidades. Uma adição elogiável da versão Masterwork é que a maior parte dos diálogos foi dublada em inglês. Por sinal, eu que esperava um trabalho superficial neste quesito fui surpreendido com um bom nível de atuação. Uma pena o jogo não contar com legendas em português brasileiro, mas, ao menos, a linguagem e a interface não são das mais complicadas.
O comportamento dos personagens é refletido nas cartas que eles entregam a Sylvia. Um exemplo disso é Luna, uma mariposa adolescente que vende oportunidades de marketing e é viciada em café. Suas cartas aumentam de forma rápida o interesse dos clientes nas poções, mas causam mais estresse em contrapartida. Outro bom exemplo é Baptiste, um jovem metrossexual que anseia provar suas habilidades de batalha, e cujas cartas utilizam o charme para melhorar o humor dos clientes.
Essa relação com os personagens também funciona como uma espécie de passatempo enquanto aguarda as poções serem preparadas nos caldeirões. Todos os personagens podem se tornar um par romântico de Sylvia, e o jogo usa uma linguagem leve para abordar importantes questões sociais. Além disso, compreender as oportunidades que cada um deles oferece é fundamental para avançar pela competição conforme o nível de exigência por melhores poções for aumentando.
Potionomics: Masterwork Edition possui uma economia ferrenha e você terá que entender todas as mecânicas para superar os desafios apresentados. Não que o jogo seja dos mais difíceis, mas em estágios mais avançados da competição, conseguir os ingredientes necessários se torna uma atividade árdua e que envolve um pouco de sorte também. Alguns clientes farão pedidos por poções específicas. Essas produções são ainda mais complicadas por exigirem resultados com características direcionadas, como aroma e paladar agradáveis.
A maneira mais útil de encontrar materiais avançados é enviar exploradores para regiões remotas da ilha. A cada aventura, uma quantidade em ouro deve ser investida e um estoque de poções ofertado, para que eles tenham chance de sucesso. Explorar as áreas mais difíceis muitas vezes requer poções de cura e de mana de níveis elevados. Além disso, outros preparos que aumentam a energia dos exploradores e a possibilidade de descobrirem itens melhores também podem ser adicionados.
Tão logo tenha recebido um novo ingrediente, uma amostra entregue ao mercado faz com que o vendedor amplie o inventário. Uma outra forma de melhorar seu estoque de materiais é um jardim em que eles podem ser alimentados a algumas criaturas para que sejam replicados e convertidos.
Assim, o jogo está sempre neste ciclo de conseguir materiais para criar mais poções e entregá-las aos exploradores para que possam encontrar ingredientes mais raros. Isso somado à necessidade constante de produzir mercadoria para abastecer a loja e adquirir melhores ferramentas para criar as poções exigidas para a competição, gera um sentimento de pressão desnecessário para esse gênero de jogo.
Felizmente, outra das boas adições da versão Masterwork Edition é o modo Cozy, que proporciona uma experiência de jogo mais tranquila caso seja de seu agrado. Já os que anseiam por maiores desafios, os modos Capitalism e Endless são opções bem intressantes.
Ao final de cada período de dez dias, a competição acontecerá como em uma batalha contra chefes. Esses duelos são dispostos em três rounds, nos quais as poções são apresentadas para avaliação de acordo com as características exigidas. A cada round, o jogador pode editar seu deck para que se adapte às condições da competição, com o intuito de superar o preço atribuído à mercadoria de seu adversário.
Por mais que as mecânicas de duelo contra os chefes não sejam difíceis, chegar ao prazo final sem as poções exigidas resultará em derrota e a consequente mensagem de game over. Ainda que seja possível retornar aos saves antigos para refazer os preparos, essa mecânica pode causar frustração caso você não possua tempo hábil para encontrar os ingredientes faltantes.
No geral, Potionomics: Masterwork Edition é um jogo repleto de qualidades. O sistema de criação de poções não é dos mais complexos, mas pode se tornar cansativo nos níveis finais da história. O elenco de personagens e as interações com eles são excelentes, assim como a economia, que exige uma boa organização para dominar todas as mecânicas envolvidas. Isso tudo aliado ao sistema de construção de baralhos resulta em um jogo de simulação imperdível para os fãs do gênero.
Jogo analisado no PS5 com código enviado pela XSEED Games.
Veredito
Potionomics: Masterwork Edition é a versão definitiva de um ótimo simulador. A adição de dublagem para os excelentes personagens e de diferentes níveis de dificuldade, além das ótimas mecânicas de gestão econômica, de criação de poções e de construção de baralhos, confirmam que este é um jogo que não pode ser deixado de lado pelos fãs do gênero.
Potionomics: Masterwork Edition
Fabricante: Voracious Games
Plataforma: PS5
Gênero: Simulador / Aventura / Cozy Game
Distribuidora: XSEED Games
Lançamento: 22/10/2024
Dublado: Não
Legendado: Não
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Veredict
Potionomics: Masterwork Edition is the definitive version of a great simulator. The addition of voice acting for the excellent characters and different difficulty levels, in addition to the great mechanics of economic management, potion creation and deck building mechanics, confirm that this is a game that cannot be left aside by fans of the genre.