Como seguir em frente? Quando um ciclo se encerra, é sempre difícil pensar em como a vida segue. É da natureza humana querer se manter dentro do que era confortável, evitando ter que enfrentar o novo, com a constante vontade de tentar desacelerar a irrefreável marcha do tempo. Afinal, essa é a única batalha que a humanidade nunca conseguirá vencer.
Mas… E se fosse possível ficar preso no seu último momento de segurança? Se seu desejo de se manter dentro do que você conhece fosse tão forte que não fosse mais possível escapar? Essa é a pergunta proposta pela Atlus em Episode Aigis: The Answer, o epílogo de Persona 3 Reload que chega agora como DLC ao jogo e refazendo o epílogo adicionado ao jogo original no seu relançamento para PS2 na forma de Persona 3 FES.
Antes de falar mais sobre ele, cabe aqui um aviso: por se tratar de um epílogo, é impossível falar sobre Episode Aigis: The Answer sem falar sobre o final de Persona 3 Reload. Então, antes de ler o review, eu recomendo terminar o jogo. Caso não o tenha feito, fica aqui o resumo da opinião: se você gostar do jogo original, Episode Aigis: The Answer é um epílogo excelente que fecha o ciclo da S.E.E.S. perfeitamente, ainda que tenha suas falhas mecanicamente falando.
Bom, se você ainda está por aqui, vamos lá. Embora o final de Persona 3 Reload seja um tanto poético e ambíguo, o começo de Episode Aigis deixa bem claro que o protagonista gastou todas as suas energias na luta para salvar o mundo e não acordou mais após adormecer no colo da Aigis no telhado de Gekkoukan High. Em um jogo que é tanto sobre o que faz a vida ter sentido mesmo em um mundo progressivamente mais caótico e egoísta, sobre o valor de sacrificar para ajudar os outros sem esperar nada em troca, ele acaba fazendo o sacrifício definitivo para garantir um futuro para seus amigos.
Mas… Como aqueles que ficaram lidam com a perda daquele que era o elo mantendo o grupo unido? Como seguir em frente e abrir mão de seus amigos para mergulhar no desconhecido da vida adulta? Enquanto essas perguntas permeiam a mente de todos no último dia letivo e eles se preparam para devolver os seus Evocadores e deixarem o dormitório, algo muito estranho acontece. O dia começa a se repetir e eles se veem presos em looping temporal, com o mesmo dia se repetindo ad eternum.
As coisas ficam ainda mais misteriosas quando uma nova andróide chamada Metis desperta e ataca o grupo, supostamente para proteger Aigis e a chamando de irmã (por mais que, ao que tudo indicava, nenhum outro andróide daquele modelo sobreviveu a batalha 10 anos antes). Metis releva a eles a existência de uma misteriosa distorção temporal similar ao Tártaro chamada de Abismo do Tempo localizado no subsolo do dormitório e responsável por prendê-los naquele dia eternamente.
Tudo se torna mais misterioso quando Aigis não só consegue evocar Orpheus, mas recebe o poder da Carta Coringa, forjando o seu próprio contrato com Igor e a Sala de Veludo. Com o protagonista não mais por perto para liderar a equipe, cabe a nossa querida andróide assumir o papel de líder do grupo, guiando-os pelas diferentes portas e explorando não só o mistério por trás do que os prende àquele dia, mas as dores do passado de cada personagem que os dará forças para seguir em frente.
Embora relativamente curta (a DLC dura algo em torno de 20 a 30 horas dependendo do seu ritmo), o jogador se vê basicamente focado em explorar o Abismo do Tempo e tentar descobrir o que está por trás de cada porta, com todas elas funcionando como uma das sessões do Tártaro no jogo original, com direito a um chefe mais forte ao final. Ele é mais sobre o trabalho de superar cada obstáculo e encontrar alegrias e momentos de paz nas pequenas interações entre os personagens (razão pela qual não há novos Vínculos Sociais aqui).
Ao completar cada uma das portas, você terá acesso a novas memórias dos personagens, descobrindo mais sobre o passado de cada um deles, suas inseguranças e dúvidas. É uma estrutura que funciona muito bem, especialmente pelo jogo te dar a possibilidade de entrar e sair do Abismo do Tempo quando bem entender, podendo retomar a exploração do andar que você parou sem maiores dores de cabeça, com a única “punição” sendo a perda das suas cartas de Arcana Maior já acumuladas.
Mais importante do que tudo, Episode Aigis: The Answer é uma história sobre luto. Sobre o esforço de vencer cada nova etapa, cada novo momento sem a pessoa que lhe era querida. Sobre reencontrar as forças para se levantar e lutar para seguir em frente, forjando um novo futuro sem a pessoa amada, mas sem esquecer o legado e o impacto deixado por ela em nossas vidas. É uma jornada que, embora propositalmente arrastada, vale muito à pena não só pelos mistérios que ela apresenta, mas pelo que essa jornada significa.
Novamente isso se dá graças a distinção e qualidade de cada um dos personagens do jogo, com cada um dos diferentes membros da S.E.E.S. tendo sua chance de brilhar e tendo seu passado muito bem trabalhado. Aigis se encaixa muito bem no papel de protagonista, tendo acesso aos recursos que ela já tinha no jogo-base, como a possibilidade de trocar de Persona em combate, o compêndio de Personas, fusão e tudo mais, agora enriquecidos com novas Teurgias à seu dispor, sendo algumas que o MC já tinha e novas específicas para Aigis aqui.
Metis também é uma personagem muito legal e traz uma dinâmica bem distinta, já que sua personalidade é um pouco como o polo oposto de todos os demais. Isso enriquece bastante a experiência, com a devoção dela à Aigis especialmente contrapondo bem a forma como a própria Aigis era devota do personagem principal. Como sempre, nem tudo é o que parece, com o mistério sendo revelado aos poucos (embora as coisas acelerem bastante no último terço da DLC).
Com isso, Episode Aigis: The Answer acaba sendo o verdadeiro e perfeito epílogo para Persona 3 Reload. É um excepcional lembrete do porquê eu sempre preferi Persona 3 FES à Persona 3 Portable (e, honestamente, sempre o tive como um dos meus jogos favoritos de todos os tempos), já que ele encerra o ciclo dos personagens de forma excepcionalmente satisfatória.
Principalmente se você já passou por um luto, é fácil se ver representado pelos personagens ali, com as dores, inseguranças e dificuldades aos poucos sendo suplantadas por uma esperança de dias melhores. É uma experiência que ao mesmo tempo em que trata com cuidado certas feridas, cura dores de uma forma que dialoga bem com quem passou ou está passando pelas dificuldades de um luto e outras dores equiparáveis.
Voltando à exploração, cabe apontar que basicamente tudo que já havia no jogo base retorna aqui, então se prepare para suas próprias Portas Mônadas (agora com a possibilidade de escolher entre uma e três portas, com a quantidade de inimigos crescendo com cada uma) e tudo que você tem direito. Há um foco muito maior na exploração e combate, sendo basicamente um Dungeon Crawler, mas o jogo te dá várias ferramentas para lidar com isso de forma mais fácil e acessível se você não for um jogador muito interessado no combate (incluindo níveis de dificuldade menores). A única reclamação é que o jogo te joga de volta pro nível 25, então você perde basicamente todo o progresso do jogo original, salvo pelo seu Compêndio de Persona (e as roupas destravadas), com Aigis podendo invocar qualquer uma desde que esteja no nível adequado e tenha dinheiro para tal.
De resto, espere todos os mesmos sistemas já existentes no jogo original, te permitindo assim ter uma familiaridade grande com os sistemas aqui e só precisando aproveitá-lo como o jogo merece. Visualmente o jogo segue sendo um show à parte, além da trilha sonora excepcional que já se espera da série a cada novo lançamento. Ainda assim, o foco principal é a exploração e o combate e, para fãs desse aspecto, se prepare para alguns desafios bem cabeludos nos chefes especiais desbloqueados ao fim da DLC.
Episode Aigis: The Answer é um ótimo DLC e o tipo de conteúdo extra que mais jogos deveriam trazer. A principal reclamação talvez fique por conta do preço mais salgado que ele tem, mas ainda é uma estratégia melhor do que o antigo hábito da Atlus de relançamentos de jogos com adições similares ao que se tem aqui. Se você aproveitou o jogo base (e o deveria, já que é um dos melhores jogos do ano), essa DLC entrega o epílogo perfeito e brilhante que os membros da S.E.E.S. merecem.
DLC analisado no PS5 com código fornecido pela Atlus.
Veredito
Persona 3 Reload – Episode Aigis: The Answer é o epílogo perfeito para um dos melhores jogos do ano. O DLC oferece uma excepcional narrativa sobre perda, luto e seguir em frente que encerra o ciclo dos personagens muito bem, além de trazer mais do combate e exploração que tornam o jogo tão especial.
Persona 3 Reload
Fabricante: Atlus
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: RPG
Distribuidora: SEGA
Lançamento: 02/02/2024
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (inclusive Platina)
Veredict
Persona 3 Reload – Episode Aigis: The Answer is the perfect epilogue to one of the best games of the year. The DLC offers an exceptional narrative about loss, grief, and moving on that brings the characters to a close, while also bringing more of the combat and exploration that make the game so special.