Lançado em 2011, Payday: The Heist foi um jogo de boas idéias, mas realização não tão competente assim. Partindo da ideia de roubos coletivos e cooperativos, o jogo propunha que quatro jogadores trabalhassem juntos para realizar “roubos perfeitos”, sem chamar a atenção da polícia e saindo sem despertar qualquer suspeita. Infelizmente, mesmo com ótimas ideias, o original tinha falhas graves. E algumas dessas falhas voltam em Payday 2, sequência lançada em 2013 pela 505 Games e desenvolvida pela Overkill Software para Playstation 3.
Claramente influenciado pela franquia Left 4 Dead e pelos modos horda cada vez mais comuns entre os diversos FPS que inundam o mercado, Payday 2 leva o gênero para um caminho que só agora parece chamar a atenção de outras developers (especialmente com Battlefield: Hardline), colocando os jogadores na pele de ladrões, devendo planejar assaltos a diversas locações, decidindo rotas de fuga e o melhor curso de ação a ser tomado em cada caso.
As semelhanças com os “Heists” de Grand Theft Auto V acabam por aí. Payday 2 apresenta um rico sistema de missões, que vão desde os já citados assaltos (de lojas, bancos ou galerias de arte) até missões cujo objetivo é causar uma determinada quantidade de dano. Se os mapas das missões acabam não sendo muito variados, eles se mantêm novos pela geração aleatória de elementos chaves da missão, evitando assim que os jogadores possam se sentir confortáveis demais com os mapas e percam a concentração.
Mesmo com a premissa sendo de tentar ser, na maior parte das missões, o mais discreto e cuidadoso possível, eventualmente, tudo acaba virando um grande tiroteio, especialmente em momentos em que o jogador precisa realizar uma ação específica (por exemplo, abrir um cofre) e ondas e mais ondas de policiais lhe atacam, o que aumenta muito o desafio, pois o jogo, propositalmente, não é muito generoso na quantidade de munição disponível.
São esses inimigos que representam o principal ponto fraco do jogo: a Inteligência Artificial. Tanto inimigos quanto aliados frequentemente ficam presos em animações estranhas ou podem ser vistos parados no meio da linha de fogo, sendo completamente ignorados pelo resto. Até completar missões simples do modo single-player acaba sendo complicado pela incapacidade da IA em auxiliar o jogador em alguns momentos cruciais das missões. Por sorte, o modo Online é muito recompensador e divertido, permitindo que o jogador ignore a campanha single-player.
Outro ponto fraco do jogo acaba sendo o visual. Algumas texturas são estranhas e não é raro experimentar quedas bruscas de framerate. As animações também são, muitas vezes, estranhas e os ambientes parecem completamente desprovidos de qualquer sinal de vida. Não chegam a ser problemas graves, mas incomodam o jogador mais apegado aos aspectos visuais do jogo.
Se peca na IA e no visual, Payday 2 é um prato cheio para os fãs de customização. O jogador agora pode escolher entre 4 árvores de skills diferentes: Mastermind, especialista em controlar multidões, Enforcers, os tanks do jogo, Technicians, especialistas em abrir cofres, plantar minas e turrets e Ghosts, os melhores em evitar despertar suspeitas antes do começo do roubo. O ganho de XP é vasto e mudar de uma árvore de habilidades pra outra não pune o jogador, permitindo testar todas as quatro como vier na cabeça.
É possível ainda personalizar cada detalhe da sua arma, com peças que o jogador ganha ao final de cada trabalho, bem como é dado um grande destaque à personalização das máscaras utilizadas pelos jogadores ao longo dos assaltos. É possível customizar cor, textura e estilo de cada máscara, tornando cada jogador o mais diferente possível dos outros.
As missões do jogo são distribuídas através da Crime.net, seja online ou offline, disponibilizando diversas variações dos mesmos Jobs no mapa. Esses trabalhos são classificados por estrelas representando sua dificuldade e pagamento. Cada missão só fica disponível por alguns dias ou, em alguns casos, ocupam vários dias no tempo do jogo.
Payday 2 é um jogo longe da perfeição, mas o desenho das missões e o ritmo delas é o mais perto disso que o jogo chega. O jogo premia os jogadores que trabalham juntos para alcançar os objetivos das missões, sendo necessário dedicar muita atenção dado ao planejamento e à execução necessários para alcançar o objetivo das missões.
Veredito
Payday 2 é um jogo muito divertido. Mesmo com seus problemas, principalmente na IA, é um dos melhores jogos cooperativos no mercado hoje e supera várias dificuldades técnicas para premiar os jogadores com horas e horas de conteúdo, melhorando o que já era muito bom no primeiro jogo e abrindo caminho para um sucesso ainda maior da franquia.