Out of Space: Couch Edition – Review

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp

Arrumar uma casa por si só já tende a ser algo trabalhoso de se fazer, principalmente se estivermos falando de uma casa que na verdade é uma nave espacial. Agora imagine  colocar no meio desse momento de faxina e arrumação uma infestação de alienígenas que além de te atacar também fazem uma baita bagunça e sujeira por todos os seus cômodos. Essa é a proposta de Out of Space: Couch Edition: arrumar sua casa em meio a um caos espacial.

Lançado em fevereiro de 2020 para PCs pela desenvolvedora brasileira Behold Studios, conhecida por jogos da série Pen and Paper, Out of Space possuía a premissa de um jogo de multiplayer caótico, também com a opção online. Já agora nos consoles ficamos sem o cooperativo online, somente com o modo local, o famoso co-op do sofá, e por isso foi dado o nome de Out of Space: Couch Edition. É possível jogar sozinho ou com até um total de 4 pessoas. O título também possui localização em português brasileiro.

Out of Space: Couch Edition
O título possui um tutorial que ensina as funções básicas do jogo e também um “glossário” que lista as principais missões a serem realizadas em partida. Fonte: PS5 Create.

Ao contrário de muitos outros jogos similares do gênero, Out of Space: Couch Edition possui uma jogabilidade simples. Muito simples. E enquanto em muitos títulos isso pode soar como um problema ou transformar o jogo em algo mais fácil, aqui a coisa não é exatamente assim. A praticidade ao utilizar poucos comandos torna a curva de aprendizado do usuário curta no quesito de entender o que é preciso ser feito. Quanto a dificuldade? Bem, não recomendo ficar muito tranquilo não. A qualquer momento uma casa limpa e organizada pode virar um caos.

Como disse anteriormente, a premissa principal de Out of Space: Couch Edition é limpar sua casa espacial e acabar com toda e qualquer infestação alienígena. Os níveis são gerados aleatoriamente e cada um deles possui um número específico de cômodos. Você precisa limpá-los jogando um balde de água em portas e objetos e também usando uma vassoura para varrer chão. Em toda sala existe um pequeno gerador de eletricidade em que você precisa acrescentar uma bateria. O jogo é finalizado ao ligar todos os geradores de sua nave-casa.

Out of Space: Couch Edition
O quanto antes limpar a primeira sala mais rápido você poderá aproveitar do poder do cachorro de atordoar os inimigos. Fonte: PS5 Create.

Simples, não? Teoricamente. As duas primeiras salas tendem a ser simples de se limpar e alguns itens básicos já estarão disponíveis para serem construídos, como a cama de cachorro, uma aboboreira e o reciclador. Já nas outras os objetos que poderão aparecer em caixas são aleatórios, como um tapete, uma TV, um chuveiro, pia de cozinha, etc. Nenhum outro móvel é obrigatório para se completar um cenário, porém eles podem ser úteis no ganho de tempo. Por exemplo, inicialmente existe apenas uma torneira do lado de fora da casa e um balde, sendo um longo caminho para se retornar quando se está em um cômodo mais afastado na nave. Um chuveiro ou uma pia serão extremamente úteis para se ganhar segundos que podem fazer a diferença na hora de prevenir a proliferação de aliens.

Os extraterrestres não te atacam inicialmente (ao menos não os mais básicos) e estarão nas salas para sujá-las e depositar ovos, reproduzindo a espécie de maneira acelerada. A sujeira no chão pode ser limpa com a vassoura, porém os ovos são eliminados apenas com água. Já os aliens simples são atordoados de ambas as formas e alguns mais complexos possuem certos tipos de resistência e algumas vantagens. O importante é assim que atordoar um inimigo levá-lo para o reciclador para realizar sua destruição total e de quebra ainda descolar uma graninha. Existem diversos tipos de alienígenas, que vão sendo liberados conforme você completa pequenos desafios em Out of Space: Couch Edition.

Out of Space: Couch Edition
Alguns dos objetos só podem ser colocados em algumas das saídas de energia próximas ao gerador. Fonte: PS5 Create.

O dinheiro no jogo é essencial. Apenas com ele que é possível comprar mais baterias para os geradores ou então algum item na loja que não tenha aparecido em caixas pela casa. A principal forma de se lucrar é destruindo coisas no reciclador, como aliens, comida ou pequenos objetos sem utilidade. Outro modo de se faturar um pouco é utilizando uma bicicleta elétrica e pedalar para receber mais um pouco de dinheiro. Apenas cuidado ao fazer muitos exercícios, pois seu personagem se cansará muito rápido e precisará descansar e, caso não chegue em uma cama ou sofá a tempo, o chão será seu dormitório.

Apesar de ser um pouco chato precisar descansar o tempo todo, ficar exausto não é algo que poderá gerar um fim de jogo. É muito mais importante ficar de olho de na sua fome e comer abóboras (ou até mesmo pedir uma pizza) sempre que necessário. Caso você pise em muita gosma de aliens seu personagem também começará a ficar sujo e precisará de um banho urgente! Continuar se sujando pode em algum momento provocar o tão temido game over.

Out of Space: Couch Edition
A dificuldade das partidas pode ser alterada de acordo com o tamanho de nave escolhido e também ao ativar ou não os desafios semanais. Fonte: PS5 Create.

Mesmo limpando todo um cômodo é imprescindível verificar se existe algum “ponto de respawn” de aliens no ambiente, como por exemplo uma tubulação que mesmo limpa pode voltar a pingar gosma com o tempo. Quando menos se espera, uma sala perfeita torna-se um ninho dos mais diversos tipos de extraterrestres que poderão comer a bateria de seu gerador e começar a invadir as outras salas, já que mesmo com portas fechadas é possível que surja um ovo no lado oposto e assim continuar a reprodução da espécie.

Os gráficos de Out of Space: Couch Edition são simples e nada muito ousado para o PlayStation 5, porém bonitos e com jogabilidade boa, sem qualquer bug encontrado em minhas jogados. O design dos personagens é divertido e variado, sem que ao jogar com quatro pessoas haja a confusão entre quem está usando quem. A trilha sonora também é consegue ser leve e caótica ao mesmo tempo, exatamente o que precisamos para este gênero. Não é um título longo no quesito do que você vai liberando e também não possui troféu de platina, porém seu efeito replay é imenso, principalmente ao se jogar com amigos, possuindo um excelente custo-benefício.

Jogo analisado no PS5 com código fornecido pela Behold Studios.

Veredito

Out of Space: Couch Edition aposta na simplicidade e acerta em entregar um bom multiplayer local regado de gosma alienígena e muito caos.

80
Out of Space: Couch Edition
Fabricante: Behold Studios
Plataforma: PS4 / PS5
Gênero: Cooperativo / Party / Estratégia / Casual
Distribuidora: Plug In Digital
Lançamento: 26/05/2021
Dublado: Não
Legendado: Sim
Troféus: Sim (sem Platina)
Comprar na

Out of Space: Couch Edition goes for something simple and succeeds in delivering a great couch co-op game filled with alien goo and a lot of chaos.

Eric Oliveira

Eric Oliveira

Tiro na água!