A franquia Need for Speed é tão importante quanto conhecida pelos fãs de jogos de corrida. Ao longo dos anos, e isso sendo algo que vem desde os primórdios do PlayStation, tivemos títulos expressivos, importantes, impactantes e também outros extremamente opostos. Com mais de 2 anos de existência, é comum termos jogos de alta e também de baixa qualidade.
Particularmente, sou fã incontestável de jogos como Need for Speed II, Need for Speed III: Hot Pursuit, Need for Speed: Most Wanted, Need for Speed: Hot Pursuit (2010) e Need for Speed: Most Wanted (2012). Vários te colocam exatamente na situação que você procura em um jogo de corrida arcade, que é se divertir sem nenhuma preocupação ou vínculo com a realidade.
Dentre esses, o Hot Pursuit de 2010 é talvez o melhor jogo da franquia para mim, tendo investido várias horas no PS3. Agora com uma versão remasterizada no PS4, com várias melhorias técnicas e que ainda poderá ser levado ao PS5, vale uma revisita ao título?
Esse tipo de pergunta nunca é fácil para uma remasterização. Considero que voltar em jogo já depende de um fator nostalgia imenso por parte do jogador, precisa ter tanto o motivo para isso e também as melhorias consideráveis de um remaster para garantir que essa sensação não se perca fácil, além do título precisar ter o impacto necessário na indústria para justificar seu retorno.
Need for Speed: Hot Pursuit Remastered traz de volta o jogo de 2010 e todas suas expansões, com várias melhorias técnicas para os dias de hoje. Resolução em 1080p (até 4K no PS4 Pro), 60 quadros por segundo (PS4 Pro), texturas melhoradas, mais objetos no mundo, melhores efeitos, filtros e até um photo mode. Com isso, 10 anos depois, temos um jogo atualizado tecnicamente e não sofrendo tanto com os hardwares limitados de antes.
Quanto ao conteúdo, temos o mesmo título de sempre. Jogabilidade afiada, desafio na medida certa, provas distintas, vários carros esportivos de sucesso, componente online e um novo sistema de desafios entre amigos chamado autolog. Entretanto, o que sempre teve destaque no jogo foi a disputa entre corredores e policiais, num embate entre lei e crime, guiando o jogador para ser tanto um piloto de ponta quanto um patrulheiro ávido para evitar isso.
Hot Pursuit não precisava de uma história para emplacar o jogador no título ou sequer qualquer tipo de narrativa. Seguia o modelo clássico da franquia, de provas e disputas que mudariam de acordo com a habilidade do jogador. Controlar carros clássicos e esportivos atuais em corridas ilegais já seria o suficiente para criar algum tipo de interesse. Ao invés de apenas ter a polícia no jogo, controlar carros tão poderosos quanto os que se persegue e fazer isso isso de forma intercalada com o outro lado da moeda é certamente o grande atrativo do título.
Corra em várias atividades como policial ou corredor e use vários dispositivos diferentes para incrementar essas disputas. Tapetes de pregos, pulso eletromagnético, barricada de policiais, turbo, bloqueadores de sinal e até helicóptero de perseguição. Em provas mais avançadas, o uso dos dispositivos em níveis maiores e também numa quantidade elevada cria momentos de tensão e tão cinematográficos quanto grande produções de Hollywood.
Impossível não se sentir enaltecido quando se conquista a medalha de ouro numa prova difícil do jogo. Da mesma forma como é frustrante saber que não conseguiu prender todos os suspeitos de uma corrida quando se tem vários dispositivos à disposição. Esse mix de sensações força o jogador a sempre tentar novamente, na buscar de bater as metas do jogo ou simplesmente superar o tempo de um amigo no autolog.
Need for Speed: Hot Pursuit fazia o tradicional para um jogo do tipo, mas executava isso com uma maestria impecável. O remaster consegue enaltecer os pontos fortes do jogo e mostrar a evolução visual de alguma forma. Entretanto, há uma sensação de que a atualização do título para os dias de hoje não tenha dado um salto tão grande assim. Talvez aqui conseguimos ver uma grande diferença entre os consoles no mercado, com o PS4 Pro sendo a melhor opção por trazer uma opção com 60fps para o jogo, enquanto os que possuem somente o PS4 normal ficam limitados aos mesmos 30fps do PS3.
Observando somente o visual, principalmente para os que jogaram apenas nos consoles o jogo original, há sim uma melhora considerável. Eventualmente será necessário buscar imagens da época para fazer uma comparação melhor, mas o trabalho feito para deixar o mundo mais vivo, com construções refeitas ou mais detalhadas, efeitos climáticos, iluminação mais realista e vários outros pontos é perceptível.
Quanto ao conteúdo que a versão remasterizada oferece, acompanha o jogo base já com material suficiente para dezenas de horas, todas as expansões lançadas, com mais carros e provas, e também o modo multiplayer online praticamente intocado (agora com a inclusão do cross-play entra todas as plataformas), se mantendo extremamente divertido como antes. Seja para completar 100% do jogo novamente, reviver um pouco da nostalgia apenas ou se aventurar pela primeira vez, há conteúdo de sobra para aproveitar.
Aos que esperavam um jogo que acabasse solucionando alguns problemas do original, esses talvez podem ficar desapontados. Além do retrabalho visual e técnico, praticamente nada mais foi tocado. Ainda temos o mesmo problema com a IA de elástico, que dificilmente deixará corridas 100% justas, e também uma falta de balanceamento no progresso, sempre liberando algumas atividades em que você não terá um veículo certo para conseguir a melhor pontuação e terá que voltar mais tarde para refazer essa prova.
Ainda assim, Need for Speed: Hot Pursuit Remastered é um trabalho competente e entrega na mesma qualidade o título original com alguns aprimoramentos nessa geração, mesmo que isso enfatiza a distância de poder entre os consoles disponíveis. Jogar no PS4 Pro, ou até mesmo no PS5 agora, é a melhor opção para aproveitar os 60fps e uma experiência muito mais digna para um dos melhores jogos de corrida já lançado.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Electronic Arts.
Veredito
Um já clássico da franquia retorna em ótima forma, continuando divertido e desafiador, mostrando os valores centrais que fizeram Need for Speed ser tão grande. Ainda com os mesmos defeitos de antes, mas num pacote muito mais completo e visualmente melhor, Hot Pursuit Remastered é a versão definitiva que deve agradar tanto aos que desejam retornar para a experiência de antes quanto para os que vão se aventurar pela primeira vez.
Veredict
A classic from the franchise returns in great shape, remaining fun and challenging, showing the core values that made Need for Speed so great. Still have the same issues as before, but in a much more complete and visually better package. Hot Pursuit Remastered is the definitive version that should please both those who wish to return to this experience and those who are going to venture out for the first time.