Ser fã de animes e, em especial, fã de jogos de anime pode ser uma proposição um pouco complicada. A qualidade dos jogos é algo muito variante e é sempre difícil saber se um jogo é bom por você ser fã do material original ou se ele realmente é bom por seus próprios méritos e qualidades enquanto produto interativo.
Esse tipo de complicação para existir em dobro no que se refere a série Gundam. Sendo uma franquia tão longa e tão histórica, contando com mais de 40 anos de estrada e com um legado de fazer inveja a quase todas as obras já criadas na história da humanidade, estando em um patamar tão restrito e tão icônico que é de se esperar que cada acerto tenha erros quase tão grandes quanto.
E é inegável que para cada jogo incrível como SD Gundam G Generation Cross Rays nós temos um New Gundam Breaker, em que seus problemas conseguem tirar toda e qualquer diversão que até os fãs mais apaixonados pela franquia possam ter. Assim, quando Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON foi anunciado, aqueles que não estão tão familiarizados com a subsérie poderiam ficar mais reticentes.
É claro, sabendo que se trata de um port para PlayStation 4 de um jogo que já vinha sendo melhorado e refinado há anos nos arcades japoneses já seria suficiente para acalmar os corações mais preocupados que não conheciam a série Gundam Extreme Vs., e saber então que mais conteúdo seria adicionado ao jogo, principalmente conteúdo single-player, foi o principal ponto para vender o jogo aos fãs.
Se você é um daqueles que vivem em fóruns ou comunidades de discussão de jogos, talvez se lembre do furor em torno da decisão da Bandai Namco de lançar Gundam Versus há alguns anos ao invés de simplesmente portar a versão já existe de Gundam Extreme Vs. na época, visto que ele sempre foi visto como o ápice dos jogos de luta com robôs gigantes da série e, ver o jogo finalmente sair por aqui, traz uma certa curiosidade de se saber se ele é tão bom quanto prometido.
Acontece que ele é. Muito, muito bom. Algo que pode ser ainda mais surpreendente quando se pensa que o jogo atual é, no seu cerne, apenas um melhoramento da versão original do jogo que já existia nos arcades japoneses desde 2010 e que, mesmo recebendo várias iterações ao longo dos anos, mantém a mesma estrutura básica desde então, com Maxiboost ON sendo a sua versão definitiva (uma sequência, inclusive, já está disponível nos arcades japoneses).
O que temos aqui talvez seja uma das mais completas e absurdas celebrações do legado da franquia, com mais de 180 Mobile Suits de praticamente todas as séries lançadas nesses 41 anos de Gundam (com as ausências mais notórias sendo Gundam Narrative e Gundam Build Divers, mas ambas as séries saíram após Maxiboost ON chegar aos arcades japoneses em 2018).
Com tantos personagens, não é de se surpreender que um total de 36 diferentes obras/séries estão representadas aqui (e quase a mesma quantidade também estando presente na considerável seleção de cenários), com menos de 10% dos personagens presentes sendo clones e, quando existem, sendo versões diferentes com skillsets e custos distintos, fazendo com que quase todos os personagens sejam bastante únicos em si mesmos e capturem bem o design e estilo de combate que as Mobile Suits tem em suas aparições originais em mangás/animes.
Em sua essência Mobile Suit Gundam Extreme Vs. Maxiboost ON é um jogo de luta 2v2 em que cada um dos personagens possui um custo designado e ambos os lutadores possuindo uma barra de energia conjunta. Quanto melhor e mais eficiente a Mobile Suit, maior o seu custo (cada unidade varia de 1.500 a 3.000 pontos de valor) e maior o dano que a sua morte vai causar na barra de energia conjunta que é de 6.000 pontos.
Isso significa que definir os papéis de cada um dos dois lutadores é parte importante da estratégia nas lutas já que você pode, por exemplo, montar uma dupla com o Wing Zero e Strike Freedom, mas, dado o alto custo de ambas as Mobile Suits, cada unidade poderá morrer apenas uma vez mas, caso o jogador saiba como controlá-las, a probabilidade dele destruir os inimigos antes disso acontecer é maior.
A forma como essa divisão de pontos funciona traz um outro fator de estratégia as lutas que raramente estão presentes em jogos de luta e realmente torna cada combate online ainda mais tenso do que o normal, já que você precisa determinar qual inimigo ter como primeiro alvo e como derrotá-lo, ainda mais que as lutas costumam ser bem rápidas e intensas, como é tradição de qualquer coisa envolvendo Gundam e, consequentemente, saber o que você está fazendo e como está fazendo se torna muito importante.
O ponto chave aqui é “saber o que você está fazendo”. Jogar Maxiboost ON é bastante prazeroso, mas aprender a jogar é um desafio considerável. Aprender os comandos e como eles funcionam consegue ser um pouco mais complicado do que deveria já que o jogo não tem tutoriais muito explicativos (e é difícil considerar blocos de texto na tela como tutoriais de verdade) e você vai precisar aprender dando a cara a tapa e testando os comandos no calor da ação.
Isso é especialmente verdadeiro uma vez que apesar do layout de botões ser bem simples a primeira vista, sendo um jogo de luta com apenas quatro botões (um botão cada para melee, ataque à distância, boost e trocar o alvo), mas existem algumas complexidades mais interessantes no jogo que você dificilmente vai saber antes de ir testando tudo que o jogo te oferece, existindo uma vasta camada de profundidade por baixo dessa aparente simplicidade.
Isso vai desde “o que o botão de melee faz para Gundams que não tem ataques físicos” à o uso de sub-weapons, o fato de mexer levemente os analógicos em combinação com ataques trazer opções completamente distintas para o combate e abrindo combos que você não teria imaginado à primeira vista ou o fato do jogo não ter um botão dedicado para defesa, se apoiando em uma combinação um pouco estranha de movimentos no analógico para isso.
E isso ainda antes de se entrar em outras pequenas minúcias como golpes que usam munição e quais deles tem munição que recarrega só ao longo da luta ou que você só pode usar uma vez por vida (e, acredite, as primeiras vezes que isso acontece até você entender são de arrancar os cabelos), os sistemas de evasão do personagem, entender assists, o fato de algumas Mobile Suits poderem se transformar ou como cada um dos Bursts funcionam em combate.
É muito pra se aprender e se processar ao longo de lutas que são sempre bem intensas, mas é muito recompensador e palpável quando o jogador vai progredindo e aprendendo mais sobre o jogo, ainda que realmente seria algo muito positivo se o jogo realmente te explicasse mais sobre como ele funciona e suas mecânicas principais e o fato de existirem golpes que sequer são mencionados na lista de golpes é absurdo.
Felizmente, você terá várias opções para aprender mais sobre o jogo graças a considerável variedade de opções de modos que ele tem à disposição. Talvez a forma mais tradicional de se jogar seja o Free Battle, onde você pode enfrentar a CPU ou jogar contra seus amigos localmente ou até mesmo online (ou em LAN, caso você tenha mais três consoles com três cópias do jogo).
O maior foco do jogo está em seus modos online, todos focados no modo 2v2 (Free Battle te permite jogar 1v1, mas não funciona tão bem) e sendo a já esperada variação de modo Casual, lobbies para até 16 jogadores (mas as partidas são só para 4) e dois modos ranqueados diferentes, com a principal diferença entre eles sendo a possibilidade de se jogar com um amigo ou manter o seu parceiro de uma luta para outra.
Com esse foco no online, é um bom sinal ver que a Bandai Namco consegue entregar uma boa experiência em relação a conectividade. Enquanto encontrar jogadores com conexões fracas vai, irremediavelmente, levar a lag e travamentos nas lutas, os filtros de conexão funcionam bem e a experiência de batalha entre jogadores com boa conexão é bem tranquila.
É interessante mencionar que o jogo possui um sistema de banimento automático para jogadores que se desconectam das partidas (no geral de 10 minutos), algo bem-vindo para tentar coibir os infames “rage-quitters”, além da possibilidade de restringir a sua conexão para apenas jogadores no Brasil ou mundialmente, com o estranho fato de não ser possível restringir por continente, apenas por país.
Existem alguns modos single-player offline como o Branch Battle, um modo bem semelhante ao modo Arcade de outros jogos de luta, em você escolhe o ponto de início e precisa derrotar os inimigos (incluindo chefes) que vão aparecendo ao longo das oito lutas do modo, e o Maxi Boost Mission.
O Branch Battle, aliás, é bem divertido, direto e simples, além de contar com um considerável “fator replay”, já que o jogo te presenteia com opções diferentes a medida que você vai avançando e indo bem nas lutas, podendo escolher nódulos EX alternativos que te dão com mais bônus ao serem completados e podem te ajudar a alcançar a pontuação necessária de 600 mil pontos para destravar os chefes secretos na missão final e, caso você sinta dificuldade, pode até mesmo jogar com um amigo via co-op splitscreen ou online ou até mesmo chamar a ajuda de desconhecidos.
O outro (e mais interessante) modo é o Maxi Boost Mission. Aqui só é possível jogar sozinho, mas é de longe o modo single-player com mais profundidade. O jogador começa de um ponto à esquerda de um tabuleiro e precisa ir avançando por um grid em que cada batalha te apresentará com novos desafios e condições variantes até alcançar um chefe que fica ao final dele.
Assim como no Branch Battle, ao final de cada missão, você receberá um ranking e recompensas proporcionais a ele e é através disso que você irá ganhar novas peças, novos itens de customização e GP para gastar comprando itens visuais. É um modo bem divertido e de longe a melhor opção para o jogador que queira ir desenvolvendo suas habilidades antes de testá-las online (fora o Free Battle onde você pode colocar robôs mais fracos para servirem de saco de pancada dos seus testes).
Por fim, todas as recompensas que você for ganhando ao longo dos modos online e offline podem ser usadas para customizar os seus pilotos e navegadores com roupas alternativas, peças customizáveis para as suas Mobile Suits, além dos tradicionais títulos, placas e outros efeitos para o seu perfil de jogador, além da ótima possibilidade de customizar a interface que estará presente nas batalhas.
Todos os itens podem ser desbloqueados ou completando uma determinada condição específica ou comprando com os GPs que você vai ganhando ao longo das lutas e completando as missões dos modos single-player, fazendo com que até mesmo os jogadores totalmente dedicados ao online tenham motivos para testar esses modos.
No geral, Mobile Suit Gundam Extreme Vs. MaxiBoost ON é um jogo de luta incrível e faz valer toda a expectativa pelos fãs da série em torno do seu lançamento mundial. Com uma vasta quantidade de modos de jogo presente, um elenco de Mobile Suits rico e que não deixa de fora nenhum dos mais importantes personagens da franquia e um sistema online bem feito, ele merece estar no radar de qualquer um que queira derrotar seus amigos usando robôs gigantes.
Jogo analisado no PS4 padrão com código fornecido pela Bandai Namco Entertainment.
Veredito
Oferecendo boas opções online e offline para os jogadores, com um rico e complexo sistema de combates e um enorme elenco de personagens e mapas que refletem a riquíssima história da franquia, Mobile Suit Gundam Extreme Vs. MaxiBoost ON recompensa os jogadores pela longa espera pelo seu lançamento no Ocidente, entregando uma experiência primorosa para os fãs.
Veredict
Offering good online and offline options for players, with a rich and complex fighting system and a huge cast of characters and maps that reflect the franchise’s rich history, Mobile Suit Gundam Extreme Vs. MaxiBoost ON rewards players for the long wait for their launch in the west, delivering an exquisite experience for fans.