ONWIN365

Let’s Sing Queen – Review

Que atire a primeira pedra quem nunca cantarolou ou ao menos tentou entoar algum pequeno verso de Bohemian Rhapsody, uma das músicas que mais marcou não só a carreira da banda Queen, como também o cenário do rock e da música como um todo. Eu mesmo que nasci quase um ano após o falecimento de Freddie Mercury cresci ouvindo sucessos como We Are The Champions e We Will Rock You de maneira constante.

O sucesso de Queen é tão grande até hoje que já foram inúmeras músicas regravadas por outros artistas, além de relançamentos próprios, aplicações em diversas trilhas sonoras na indústria do entretenimento e até mesmo o filme inspirado na vida de Freddie, Bohemian Rhapsody, lançado em 2018. Let’s Sing Queen é então mais um lançamento destinado a todos que gostam das canções na banda, um karaokê apenas com músicas do Queen, exatamente como tivemos o SingStar Queen, que saiu para PlayStation 2 e PlayStation 3 em 2009.

Let's Sing Queen
O repertório de Let’s Sing Queen contém os mais diversos sucessos de toda a carreira da banda. Fonte: PS4 Share.

E se você já jogou algum dos títulos da franquia Let’s Sing vai se adaptar muito bem a Let’s Sing Queen. Não há muito mistério e nem diferenças absurdas de seus antecessores. Basta cantar seguindo as linhas que aparecem na tela para manter-se no ritmo da música. Há diversos modos disponíveis, como o clássico, onde você pode cantar com até quatro pessoas alguns dos grandes sucessos da banda enquanto o videoclipe passa no fundo; e também o feat, onde é possível performar um dueto seja com uma pessoa real em seu console como também com o computador, algo muito divertido de se fazer em Somebody To Love, por exemplo.

Enquanto isso, no modo Let’s Party é possível jogar com até 8 pessoas, que se dividem em grupos, duelando entre si pela vitória. E se você gosta de desafiar outras pessoas, também é pode participar do World Contest, onde é possível escolher uma música que algum oponente cantou e desafiá-lo online pela maior pontuação e também tentar garantir o maior recorde mundial possível na canção.

Por fim, não podemos deixar de citar as Mixtapes, onde você monta sua própria playlist e megamix de música de Queen e também a Jukebox, modo para poder desfrutar da videografia da banda sem precisar cantar. Para ir liberando as canções no Jukebox é preciso antes cantá-las uma vez em algum dos outros modos do jogo.

Let's Sing Queen
Você pode colocar oponentes controlados pela máquina para fechar um time completo, caso não possua quatro pessoas reais cantando. Fonte: PS4 Share.

Uma coisa bem legal que o Let’s Sing Queen possui, e também todo o restante da franquia, é a possibilidade de cantar utilizando o seu smartphone, sem a necessidade de um microfone USB. Você pode baixar um aplicativo gratuito para o telefone Android ou iOS e usá-lo para cantar as músicas. O Let’s Sing Mic funciona muito bem e possui compatibilidade com praticamente todos os telefones atuais destes sistemas operacionais. Particularmente ainda prefiro usar os microfones que já possuo de outros jogos musicais, principalmente para poder colocá-los em um pedestal e fazer a verdadeira performance do Rock’n’Roll, mas caso não possua, não se preocupe que não estará perdendo praticamente nada em questão de qualidade utilizando o celular.

Já algo que me incomodou muito foi a falta da escolha da dificuldade nas músicas. Não há como escolher se quer fácil, médio ou difícil. Cada canção possui uma quantidade de estrelas como dificuldade e é isso. Quer cantar algo muito difícil? Hora de se transformar em um novo Freddie. Acho muito ruim jogos de karaokê que não possuem essa opção de escolha, pois vejo que ninguém é obrigado a ter o dom da música, mas ainda assim podem querer se divertir um pouco. Cantar algo com a maior dificuldade possível e errando tudo pode tornar uma experiência divertida em algo bem desagradável. Existem momentos que apenas queremos cantar algo casualmente, sem um grande desafio.

Let's Sing Queen
Que honra poder fazer uma performance em dueto com Freddie Mercury! Até consegui acertar mais notas que ele! (RISOS) Fonte: PS4 Share.

Por ser um título de apenas uma banda, esperava um repertório um pouco maior e senti falta de algumas músicas. Não me entenda mal, Let’s Sing Queen traz todos os grandes sucessos que esperávamos, mas poderia trazer um pouco mais, principalmente pelo preço elevado para algo tão “exclusivo”. A maioria dos principais hits já são bem comuns em diversos outros jogos musicais, como Rock Band, SingStar e até mesmo outras edições de Let’s Sing. Sem falar que existem músicas disponíveis em packs no Rock Band 4, por exemplo, que não estão aqui, fazendo com que saia mais em conta apenas investir em DLCs do título da Harmonix caso você já o tenha.

Também não vejo muita longevidade neste título. Apesar de que a qualquer momento que você queira cantar algo poderá facilmente jogá-lo e por isso acaba sendo algo um pouco “atemporal”, como já disse anteriormente, grande parte do repertório já está em outros lugares, e provavelmente também estará em novos nos próximos anos. Além disso, também não há uma platina no jogo e a quantidade de troféus é bem pequena, fazendo com que não exista muita empolgação ou desafios para aqueles jogadores que gostam de explorar o game até seus 100%. Existem alguns avatares que você vai desbloqueando ao ir subindo de nível, mas nada tão empolgante ou que dê uma boa sensação de vitória.

Let's Sing Queen
Sem paciência para escolher uma música? Escolha um mixtape pronto e aproveite a playlist! Você também pode deixar pronto seu próprio mix personalizado para escutar a qualquer hora. Fonte: PS4 Share.

Apesar de ser fã de longa data de Queen e também adorar títulos musicais, acabo não vendo Let’s Sing Queen como um item essencial para os fãs. Sinto que se este jogo tivesse lançado em 2018 ou 2019, próximo do lançamento do filme Bohemian Rhapsody, talvez pudesse existir até um apelo maior, já que por um bom tempo Queen havia voltado com tudo na boca do povo. Hoje me parece que será esquecido em breve. É um jogo bom? Sim, mas vamos dizer que “seguro”, por não ousar em nada de muito diferente e apenas entregarem o gameplay padrão que a franquia sempre entregou, com o mesmo nível de qualidade que conhecemos e gostamos.

Jogo analisado no PS4 Pro com código fornecido pela Deep Silver.

Winz.io

Veredito

Let’s Sing Queen é um jogo de karaokê simples que entrega exatamente aquilo que promete: um repertório com as melhores músicas de uma das bandas mais importantes da história.

74

Let's Sing Queen

Fabricante: Ravenscourt / Voxler

Plataforma: PS4

Gênero: Música

Distribuidora: Deep Silver / Koch Media

Lançamento: 02/10/2020

Dublado: Não

Legendado: Não

Troféus: Sim (Sem Platina)

Comprar na

Veredict

Let’s Sing Queen is a simple karaoke game that delivers exactly what it promises: a tracklist of the best songs from one of the most important bands in history.