LEGO Marvel’s Avengers é o novo título da série que adapta sagas e filmes queridos pelo público em versões das pecinhas montáveis e colecionáveis. Trazendo todo o carisma e humor LEGO, o jogo transpõe agora o Universo Cinematográfico da Marvel, focando nas aventuras dos heróis mais poderosos da Terra, os Vingadores.
A história é centrada nos primeiros dois filmes da equipe de super-heróis, começando com a primeira cena do segundo filme A Era de Ultron, que serve como tutorial, e logo depois retornando aos eventos do primeiro filme. As cutscenes continuam bem humoradas e com “gags” visuais que já são marcas dos jogos da franquia. Algumas missões paralelas envolvem outros filmes, especialmente os da segunda fase do MCU, como Homem de Ferro 3 e Capitão América 2, pequenas se comparadas à experiência da campanha principal, mas bem vindas por trazerem diversidade.
O gameplay é basicamente o mesmo conhecido da franquia LEGO. Passando de fase em fase, o jogador terá que montar blocos, resolver pequenos problemas nas fases e cair na porrada com muitos bandidos e super-vilões, coletando o máximo de peças que encontrar pelo caminho para comprar novos personagens com poderes que permitem coletar blocos vermelhos e dourados, até salvar o onipresente Stan Lee. Os personagens diferem bastante um do outro, com uma gama de características que fazem até os menos poderosos da série, como o Agente Coulson ou a dupla Gavião Arqueiro e Viúva Negra, terem habilidades extremamente úteis. Você estará trocando de personagens constantemente para resolver os problemas nas fases.
Há também um pouco dessa diversidade no design das telas, que ocasionalmente variam do simples construir ferramentas e passar para a próxima fase para cenas de perseguição, lutas contra personagens que consistem em um básico QTE, e telas side-scrooling shooter que se assemelham a mecânicas de jogos como Resogun. O modo cooperativo local funciona como o usual, sendo que a estrutura de algumas fases possibilitam melhores experiências de multiplayer do que outras.
Uma das principais novidades na jogabilidade é a possibilidade de se fazer combos em duplas com os heróis. Unindo forças com qualquer personagem, o jogador poderá soltar socos e poderes nos inimigos combinando os dois, lembrando muito a dinâmica que a super equipe mostra em cena nos cinemas. Usando o Capitão América para refletir um poderoso raio do Thor, ou juntar os raios do Homem de Ferro e Visão, as animações são variadas e oferecem uma nova camada de diversão aos combates repetitivos do jogo.
Infelizmente a campanha, que dura aproximadamente 7 horas para ser completada, não tem a mesma qualidade e consistência que o último LEGO Marvel Super Heroes, que tinha uma trama completamente nova com todos os personagens da empresa. Aqui há apenas a mesma história apresentada nos filmes com a roupagem LEGO, e isso acaba limitando o jogo. Depois de terminado, o jogador passará dezenas de horas desbloqueando ao longo dos cenários personagens, veículos, itens para criar seu próprio herói e diversos cheats, que na maioria das vezes, são mais divertidos do que a campanha em si.
A estrutura das fases consiste em dois estilos: as da campanha principal e os mapas abertos. Divididos, esses mapas maiores oferecem uma espécie de mundo aberto para os jogadores passarem horas e mais horas fazendo missões secundárias e coletando itens secretos. O maior mapa, Manhattan, retorna exatamente como no primeiro jogo LEGO Marvel, com diferenças apenas na posição dos coletáveis e de seus NPC’s. O jogador poderá escolher entre as fases principais e os mapas abertos em um hub no estilo mapa-mundi.Há outras locações tiradas dos filmes como África do Sul e Sokovia, na Europa.
Como o jogo é especialmente voltado ao público infantil, há pouco ou nenhum desafio em seus puzzles e obstáculos que, além de fáceis, são repetidos incontáveis vezes, o que pode decepcionar o jogador mais experiente. Mesmo com tais características, é ainda um ótimo exemplo de como se criar um jogo infantil carismático e bem produzido, se afastando da ideia de que games licenciado são ruins.
O número de personagens impressiona, com mais de 150 à disposição (com a promessa de mais vindos em forma de DLC). Passando de heróis famosos da franquia cinematográfica, como Thor e as diversas versões do traje do Homem de Ferro, até personagens obscuros e que ainda não tiveram versão em filmes, como os infames M.O.D.O.C. e a Garota Esquilo, até versões alternativas dos quadrinhos recentes, como Ms. Marvel e a nova Thor, chegando ao nível de até Lou Ferrigno, o antigo Hulk da série dos anos 70, ter sua versão LEGO. Infelizmente, duas notáveis ausências são sentidas em relação ao host de personagens: a equipe dos Guardiões da Galáxia e o Homem-Aranha (com presença já confirmada no futuro Capitão América 3).
O visual continua extremamente carismático e colorido, unido à trilha sonora original icônica dos filmes. Misturando cenários mais realistas com os personagens em formato LEGO, é definitivamente o mais polido da franquia. Os maiores cenários, como Manhattan e Washington D.C., impressionam pela fidelidade e variedade. Porém, isso não impede de alguns bugs permearem a experiência, como problemas com a I.A. do segundo personagem ou fases que apresentam locais que matam infinitamente o jogador, obrigando-o a recomeçar a fase.
A grande falha vem com a adaptação nacional do título, que não inclui as vozes conhecidas da dublagem dos filmes, substituída por vozes genéricas e que muitas vezes chegam a confundir de tão similares e pouco inspiradas que são. Una-se a isso alguns erros de mixagem de sons, que hora aumenta ou diminui algumas vozes, e efeitos sonoros, e temos uma dublagem em PT-BR que fica devendo bastante à dublagem original.
Veredito
Decidir-se por qual LEGO jogar é basicamente uma escolha em saber se a franquia adaptada te agrada ou não. Com algumas melhorias visuais e em sua jogabilidade, o fanservice e o bom humor continuam sendo os destaques, apresentando dezenas de personagens dos filmes com easter eggs que qualquer fã do Universo Cinematográfico da Marvel aproveitará. Se você quer apenas mais da fórmula LEGO com os heróis de uma das maiores franquias atuais, o jogo servirá como um bom passatempo até o próximo filme Marvel chegar aos cinemas. .
Jogo analisado com o código fornecido pela desenvolvedora.